Afinação válvulas Citroen Saxo 1.5D TUD5

FullThrottle

Well-known member
É necessário fazer afinação das válvulas no Saxo 1.5D TUD5?

Se sim, de quantos em quantos kms?

É feito com um apalpa-folgas normal ou é com algum método/ferramenta diferente?

o motor faz mais barulho q o normal ? bate ?
( para isso é preciso conhecer o barulho original )

mas podes controlar sim , não vai fazer mal nenhum , pelo contràrio

podes controlar com isto

5359250000000_1.jpg

para tirar/por as pastilhas existe um aparelho
leve-soupape-compresseur-pour-les-moteurs-dohc-16045.jpg

, tb podes fazer algo q fàça alavanca mas não é fàçil

a vantagem neste motor é q não precisas de desmontar as arvores ( se é assim q se chama em pt )

Last edited:
o motor faz mais barulho q o normal ? bate ?
( para isso é preciso conhecer o barulho original )

mas podes controlar sim , não vai fazer mal nenhum , pelo contràrio

podes controlar com isto

5359250000000_1.jpg

para tirar/por as pastilhas existe um aparelho
leve-soupape-compresseur-pour-les-moteurs-dohc-16045.jpg

, tb podes fazer algo q fàça alavanca mas não é fàçil

a vantagem neste motor é q não precisas de desmontar as arvores ( se é assim q se chama em pt )

Com o motor quente:

Ao relantim o barulho parece normal

Acelerando até 3000/4000 rpm parece que o barulho não é normal e que há esse "bater"

Como é isso das pastilhas? Já procurei videos no youtube e não me aparece nada. Consegues encontrar algum video ou desenhos/esquemas com isso?

Leva pastilhas. Cada pastilha original ronda os 10~12€ e algumas medidas estão fora de fabrico. Da concorrência ronda os 3€ a pastilha.

s-l225.jpg

Leva pastilhas. Cada pastilha original ronda os 10~12€ e algumas medidas estão fora de fabrico. Da concorrência ronda os 3€ a pastilha.

s-l225.jpg

Não tou a conseguir perceber. O ANTONIO850 falou nas pastilhas mas também no apalpa-folgas.

Mete-se pastilhas novas e tá feito? Tem também que se ajustar com o apalpa-folgas?

Tem que se ter o aparelho para tirar as pastilhas fora?

Há vídeos e fotos/esquemas de como se faz isso?

Não tou a conseguir perceber. O ANTONIO850 falou nas pastilhas mas também no apalpa-folgas.

Mete-se pastilhas novas e tá feito? Tem também que se ajustar com o apalpa-folgas?

Tem que se ter o aparelho para tirar as pastilhas fora?

Há vídeos e fotos/esquemas de como se faz isso?

1º medir a folga existente
2º fazer contas e ver se precisa de pastilhas da medida superior
3º encomendar pastilhas
4º substituir pastilhas

para substituir há ferramentas próprias mas também podes fazer uma alavanca para comprimir a mola e sacar a pastilha velha. Isto para não retirar a árvore de cames e com isso a distribuição..

1º medir a folga existente
2º fazer contas e ver se precisa de pastilhas da medida superior
3º encomendar pastilhas
4º substituir pastilhas

para substituir há ferramentas próprias mas também podes fazer uma alavanca para comprimir a mola e sacar a pastilha velha. Isto para não retirar a árvore de cames e com isso a distribuição..

Tira-se a tampa das válvulas e apenas com o apalpa folgas mede-se a folga?

Encontrei os seguintes valores:

admissão: 0,07-0,23 ou (noutra fonte) 0,15+-0,08mm

escape: 0,22-0,38 ou 0,30+-0,08mm

0,15-0,08=0,07 e se for 0,15+0,08=0,23 (os resultados são os valores da outra fonte)

Quando for verificar a actual folga, a partir de que valor é que deixa de estar normal?

E se for afinar para ficar "como novo" qual a folga que deve ser colocada?

Neste caso há afinação manual ou se tiver folga a mais só lá vai com pastilha nova?

encontrei o seguinte :

admissão : 0,15 +/- 0,075

escape : 0,30 +/- 0,075

donan_1137680566_moteur_jeu_soup21.JPG

vermelho :admissão
amarelo : escape

na foto , foi colocado papel para tapar furos pq quando cai uma pastilha , é engraçado [:D]

se conheceres alguem q trabalhe numa sucata podes recuperar as pastilhas antes de fazer o trabalho , podes ter sorte , senão vais ter q encomendar/comprar

encontrei o seguinte :

admissão : 0,15 +/- 0,075

escape : 0,30 +/- 0,075

vermelho :admissão
amarelo : escape

na foto , foi colocado papel para tapar furos pq quando cai uma pastilha , é engraçado [:D]

se conheceres alguem q trabalhe numa sucata podes recuperar as pastilhas antes de fazer o trabalho , podes ter sorte , senão vais ter q encomendar/comprar

Como é o processo passo por passo?

Tira-se a tampa das válvulas e depois? Primeiro vai-se com o apalpa folgas medir as folgas?

Ou mexe-se logo nas pastilhas?

Ir à sucata fazer o quê? Buscar umas pastilhas usadas dum motor igual? Se forem usadas podem não estar boas.

Cada válvula leva uma pastilha?

Quando a folga está fora dos valores normais então a única solução é uma pastilha nova? Não há afinação "manual"?

Tira-se a tampa das válvulas e depois? Primeiro vai-se com o apalpa folgas medir as folgas?

Ir à sucata fazer o quê? Buscar umas pastilhas usadas dum motor igual? Se forem usadas podem não estar boas.

Quando a folga está fora dos valores normais então a única solução é uma pastilha nova? Não há afinação "manual"?

Quem faz a afinação é a nova pastilha, mediante cálculos efetuados.
Tens de ter os valores de origem/base de comparação.
Sim cada válvula leva uma pastilha.

Quem faz a afinação é a nova pastilha, mediante cálculos efetuados.
Tens de ter os valores de origem/base de comparação.
Sim cada válvula leva uma pastilha.

Estando na dúvida se a folga das válvulas está correcta ou não, posso fazer alguma verificação?

Por exemplo, tiro a tampa das válvulas e posso fazer alguma verificação com apalpa-folgas?

Tiro a pastilha fora e a olho nu consegue-se ver alguma coisa? Tem que se usar um paquímetro e medir a espessura das pastilhas?

Ou qual é o procedimento correcto?

engatas a 4° , levantas o carro do lado direito
andas com a roda ( à mão ) , para fazer andar o motor ( podes tirar as velas para eliminar a compressão mas é mais um trabalho )
medes a folga de todas as valvulas e anotas

se arranjares pastilhas de outro motor , não hà problema , é aço especial , se là meteres uma carica da sagres , vai durar menos tempo

podes fazer afinação manual se conseguires retirar espessura da pastilha e q ficarà do lado oposto à came ,
hà quem o fàça , mas como disse eblase encontrão-se por 3 euros , so' q em Portugal , eu não sei , pergunta a ele

se podes imobilizar o carro , tudo bem

se não podes imobilizar o carro > primeiro passo : medir as folgas > andas com o carro até arranjares as pastilhas

Estando na dúvida se a folga das válvulas está correcta ou não, posso fazer alguma verificação?

Podes verificar as folgas e aponta-las, apontas folgas da admissão e escape e verifica a tolerância.

Por exemplo, tiro a tampa das válvulas e posso fazer alguma verificação com apalpa-folgas?

Sim com o apalpa folgas medes as folgas e verificas se está dentro da tolerância.

engatas a 4° , levantas o carro do lado direito
andas com a roda ( à mão ) , para fazer andar o motor ( podes tirar as velas para eliminar a compressão mas é mais um trabalho )
medes a folga de todas as valvulas e anotas

se arranjares pastilhas de outro motor , não hà problema , é aço especial , se là meteres uma carica da sagres , vai durar menos tempo

podes fazer afinação manual se conseguires retirar espessura da pastilha e q ficarà do lado oposto à came ,
hà quem o fàça , mas como disse eblase encontrão-se por 3 euros , so' q em Portugal , eu não sei , pergunta a ele

se podes imobilizar o carro , tudo bem

se não podes imobilizar o carro > primeiro passo : medir as folgas > andas com o carro até arranjares as pastilhas

Pelo que já percebi (posso estar errado) a folga é apenas ajustada à custa da espessura da pastilha.

Falas que pode-se fazer afinação manual retirando espessura à pastilha.

Então sempre que é preciso corrigir vai ter que se colocar uma pastilha mais fina?

No caso por exemplo da admissão onde os valores são 0,07-0,23 (ou então 0,15 +- 0,08mm)

Se medir a folga e tiver com 0,07 ou 0,23 ou qualquer valor no meio desses dois então está bom?

Caso esteja fora desse intervalo, então o que se deve fazer? Ver qual a espessura da actual pastilha e fazer umas contas para ver qual a espessura necessária da nova pastilha?

E qual o valor ideal que se deve obter com a nova pastilha? 0,07? 0,23? Ou o valor intermédio 0,15?

Tiro a pastilha fora e a olho nu consegue-se ver alguma coisa? Tem que se usar um paquímetro e medir a espessura das pastilhas?

Ou qual é o procedimento correcto?

O procedimento correto é depois de saberes as folgas que tens na admissão e escape, aparecer alguém que te dê as medidas do motor do teu carro no que às pastilhas diz respeito e assim já tens base de comparação para aferires as tolerâncias. [;)]

Back