Afinal existem advogados pro bono?

Patriciaz

New member
Boa noite...afinal existem advogados pro bono que sejam mesmo de borla??? ou não?! Preciso de um , em Lisboa! mas todos cobram...afinal não entendo...é que nao tenho possibilidades para pagar. se alguem puder ajudar, agradecia. é uma situacao de legalizacao..

Boa noite...afinal existem advogados pro bono que sejam mesmo de borla??? ou não?! Preciso de um , em Lisboa! mas todos cobram...afinal não entendo...é que nao tenho possibilidades para pagar. se alguem puder ajudar, agradecia. é uma situacao de legalizacao..

Penso que será pedindo apoio judiciário,demonstrando que não tem rendimentos.

Existem pagos pelo estado, dependendo das posses do requerente. Mas não sei se será para tudo. Informa-te num tribunal.

Última edição:
Mas queres um advogado pro bono porquê?

Não tens capacidade de pagar?

Se de facto estiveres nessa condição, pedes apoio judiciário.

Se não, és mais um à espera de borlas do trabalho dos outros!

Afinal existem advogados pro bono?

Esses que trabalham de borla, não esperes ficar com o problema resolvido, certamente vais te enterrar à conta dessa gente que não está para se ralar muito.

Nada como pagar a alguem competente.

A minha pesquisa demorou mais 2 min.[:D]

Mas a minha foi melhor. Até indico como se calcula o "valor relevante"! Looser! [:D]
tumblr_lh5no5bIXR1qfjej5o1_400.gif

Ninguem trabalha de borla como deves imaginar, há advogados que o fazem em circunstâncias particulares, se o caso for mediático e tiver exposição nos órgãos de comunicação social por exemplo.

Há juntas de freguesia que também disponibilizam apoio jurídico para moradores da freguesia que não têm recursos para pagar a um advogado ou podes ainda requerer apoio como já explicaram.

A lei obriga que haja advogados a prestar este tipo de apoio a quem não tem recursos, mas não deves esperar grande empenho dos mesmos, simplesmente porque o são obrigados a fazer.

Ninguem trabalha de borla como deves imaginar, há advogados que o fazem em circunstâncias particulares, se o caso for mediático e tiver exposição nos órgãos de comunicação social por exemplo.

Há juntas de freguesia que também disponibilizam apoio jurídico para moradores da freguesia que não têm recursos para pagar a um advogado ou podes ainda requerer apoio como já explicaram.

A lei obriga que haja advogados a prestar este tipo de apoio a quem não tem recursos, mas não deves esperar grande empenho dos mesmos, simplesmente porque o são obrigados a fazer.

Para casos simples como divórcios, paternidades, prestações familiares, etc, não são precisas grandes espingardas.

Há duas coisas distintas, apoio judiciário pago pelo Estado (SS, JF, etc) e trabalho pro bono.
No primeiro o advogado é pago e trabalha por obrigação, tal como qualquer outro. Para prestar esse tipo de serviço, o advogado inscreve-se e espera que lhe sejam encaminhados os casos. É muito comum serem iniciantes com pouca experiência, a iniciarem um escritório, mas nem por isso significa que irão trabalhar com pouca vontade.

O pro bono como já disseram acontece em circunstâncias particulares e para dar outros exemplos mais abonadores, há escritórios que reservam um número de horas por mês para dedicarem a instituições, associações, familiares ou casos de carência reconhecida. Não são apenas pelo marketing.

Como já disseram, podes pedir apoio jurídico na Segurança Social ou Junta de Freguesia.

http://www.economias.pt/como-obter-uma-consulta-juridica-gratuita/

Voltar
Superior