Afinal já se pode circular cá com matrícula espanhola?

• Thread starter Thread starter AR
  • Start date Start date

AR

New member
Aprovada alteração ao Código do Imposto sobre Veículos:
www.tvnet.pt/noticias/detalhes.php?id=22904

Espanhóis deixam de ser multados com alteração ao Código:
http://diarioeconomico.com/edicion/diarioeconomico/nacional/sociedade/pt/desarrollo/1100496.html

Não consigo encontrar o tal decreto lei que foi aprovado, mas já alguem sabe se quem tem uma casa de ferias em Espanha e trabalha em Portugal pode circular cá sem problemas com um carro de matrícula espanhola?
Não, tens de descontar em espanha e ter a morada fiscal de lá. E teoricamente tens de estar mais de 6 meses em espanha!

Obrigado. Eu pensei que essas condições eram as da lei em vigor anteriormente e que agora iriam facilitar isso.

É que há por exemplo enfermeiros espanhóis que trabalham exclusivamente por cá, portanto devem descontar e pagar impostos unicamente ao estado portugues. E esta lei supostamente apareceu por causa desse pessoal.

Alguem qual é a legislação que regulamenta este procedimento p/ cidadãos espanhois, Lei ou Dec.Lei ?
Obrigado

Não, tens de descontar em espanha e ter a morada fiscal de lá. E teoricamente tens de estar mais de 6 meses em espanha!

Mas acho que a partir de agora, os estrangeiros que trabalhem em Portugal poderão usar o seu carro, sem ter de mudar a matricula

Obrigado. Eu pensei que essas condições eram as da lei em vigor anteriormente e que agora iriam facilitar isso.

É que há por exemplo enfermeiros espanhóis que trabalham exclusivamente por cá, portanto devem descontar e pagar impostos unicamente ao estado portugues. E esta lei supostamente apareceu por causa desse pessoal.

Mas essa lei nao foi aprovado no parlamento, ou seja, fica tudo na mesma....ainda deu uma noticia na rtp1, há poucos dias, a relatar a multa dum medico espanhol que teve de pagar (174 euros) e se nao pagasse ficava o carro apreendido e duma enfermeira que ficou com os documentos apreendidos.

Mas essa lei nao foi aprovado no parlamento, ou seja, fica tudo na mesma....ainda deu uma noticia na rtp1, há poucos dias, a relatar a multa dum medico espanhol que teve de pagar (174 euros) e se nao pagasse ficava o carro apreendido e duma enfermeira que ficou com os documentos apreendidos.
Então não há Dec.Lei ! Talvez não tenha passado de Projecto Lei ?
Ou será que falta a publicação ? Uma lei só pode ser cumprida depois de publicada em DR

Ninguem sabe qual a legislação ?

As importações de veículos no território nacinal estão regulamentadas desde 1993, portanto esta situação dos espanhois não é nova . A lei geral sobre as importações está regulamentada no Dec-Lei 40/93 e a importação de veículos po emigrantes da C.E. está regulamentada pelo Dec-lei 264/93. Como estão estabelecidos em território nacinal com actividade profissional à mais de 180 dias estão em infracção a este último dec- lei, se querem cá conduzir têem que legalizar a viatura com matricula portuguesa e pagar os impostos devidos. Até sair nova legislação eles e outros cidadãos estrangeiros têem de cumprir esta lei.

rucsantos:
Está tudo muito certo mas... não me diga que não ouviu o Socrates na cimeira Luso-Espanhola em Janeiro, a dizer que o problema dos veiculos dos espanhois a trabalhar em Portugal ia ser resolvido.
É disso que estamos a falar
Eu só queria saber qual a legislação para esse efeito (para a analisar...)

Enquanto a lei existente não for alterada e publicada em Diario da República é por esta lei que se rege a circulação de viaturas estrangeiras com os donos a trabalharem em portugal. Off topic, isto é igual à lei das películas em que o dec-lei saíu em Dezembro de 2007 e a legalidade para aplicar as películas só saiu a 26 de março de 2008 com a publicação do certificado de homolgação das mesmas.

Então concluo que a resposta à pergunta deste tópico:
Afinal já se pode circular cá com matrícula espanhola?
A resposta é : Não!

Back