O que falta á alfa é alguma imagem no que toca á fiabilidade da marca.
Durante os anos 80 os modelos apresentaram graves problemas de corrosão, sistemas mecanicos complicados e delicados, muitos davam problemas de afinação nomeadamente ao nivel dos carburadores. Depois já nos anos 90 a parte electrica deu problemas em muitos modelos, e os problemas continuaram.... isto fez a alfa perder prestigio, no entanto actualmente não imagino como a marca esteja a nivel de fiabilidade, pois nao tenho nenhum alfa moderno mas acredito que melhor que os modelos antigos o que tambem não será dificil.
Seja como for acho que falta á alfa romeo a imagem de fiabilidade de por exemplo uma toyota.
Essa da fiabilidade é o verdadeiro estigma da ALFA, mas na realidade e contando com a minha experiencia, tenho que dizer precisamente o contrario.
O ALFA 75 1.8 ie do meu pai que andou conosco durante 11 anos na altura, só teve uma avaria de facilima e baratissima solução remetendo esta para um mau contacto de um fio electrico que foi substituido por uns miseros trócos, de resto népia, 11 anos a rodar que foram uma maravilha.
Na 156 SW que comprei em 2000 e mantive durante 4 anos + de 80.000 kms, a unica avaria que teve veio de um componente de marca alemã, ou seja, uma centarlina BOSCH que geria o bloqueador anti-furto e que de vez em quando não deixava pegar o carro à 1ª. ( e eu a pensar que era a MAGNETI MARELLI a fazer das suas [

] ), tirando isso andou fino o tempo todo e apertei com ele forte e feio.
Agora com o MiTo, ainda é cedo ja que só o tenho há ano e meio e 20 e tal mil kms, só tenho um leve chocalho nos travões quando passo sobre empedrado e que previsivelmente terá a ver com as pastilhas, mas nada sério visto não influir no funcionamento da travagem.
Em fim ja tive directamente ou em partilha : VW, RENAULT, SMART, FIAT, MERC, FORD e todos tiveram os seus quês, uns mais, outros menos mas tudo dentro de o normal, nunca tive avaria grave em nenhum.