Afinal, o que será que falta à Alfa?

Com dinheiro resolve-se sem duvida todos os problemas em todas as áreas.
Conseguir lançar projectos para o ir buscar é que ja é mais complicado.

Last edited:
A pergunta do topico devia ser feita directamente a este senhor [:D]

5396a-ferdinand_piech_a_70_ans.jpg

Last edited:
Tens alguma tara com carros germanicos?

O que é feito da Saab e da Volvo? Não conheço ninguém que tenha preferido um alfa a um carro premium (isto claro, se o premium realmente esteve na lista da escolha). É que nem nos preços a marca é boa. Pratica preços ao nível dos premiuns e toda a gente sabe o valor da retoma dos alfas. Dou-te um exemplo, o valor pelo qual vendi o meu ibiza dava para comprar um Alfa 159 1.9JTD 150cv quase full extras apenas 6 meses mais velho que o meu ibiza e com os mesmos 40k km... Se achas que isso é ter "imagem de marca" então temos conceitos diferentes.

A partir de hoje deixaste de poder dizer isso. Passas a conhecer aqui um, ainda que ciberneticamente.
Na lista de eventuais compras estava, além do mais, um BMW e um Mercedes...
E digo-te que o Mercedes ficou em último lugar, com um Peugeot (sacrilégio!) e um Audi pelo meio.
O BMW, confesso, ainda foi o único que se aguentou até ao fim... Mas não teve pedalada para o ALFA...

O que falta á alfa é alguma imagem no que toca á fiabilidade da marca.
Durante os anos 80 os modelos apresentaram graves problemas de corrosão, sistemas mecanicos complicados e delicados, muitos davam problemas de afinação nomeadamente ao nivel dos carburadores. Depois já nos anos 90 a parte electrica deu problemas em muitos modelos, e os problemas continuaram.... isto fez a alfa perder prestigio, no entanto actualmente não imagino como a marca esteja a nivel de fiabilidade, pois nao tenho nenhum alfa moderno mas acredito que melhor que os modelos antigos o que tambem não será dificil.
Seja como for acho que falta á alfa romeo a imagem de fiabilidade de por exemplo uma toyota.

Ja fui bastante descritivo, mas se precisam de novo de vos lembrar...

A "mentalidade curta de certas pessoas" é para justificar o que considero que falta à marca:
- Prestigo (o que se faz com os anos e com prestigio de modelos passados (algo que a ALFA nao tem em nenhum modelo dos ultimos 20 anos e lembrei 2 dos modelos mais mal falados em qq forum e em qq oficina)

- Qualidade de construcao : Melhor , mas ainda em atraso em relacao a concorrencia

- Credibilidade: apos aperceberem-se que os testes da Euro NCAP vendiam é que se preocuparam com a segurança (de facto filosofia de marca PRIME) no seu melhor. Só por isso nunca compraria um.

- Design sempre excessivamente da moda .

- A clientela "ferrenha" da Alfa é Fanaticamente cega. Ter sempre a mania por algum motivo (que ninguem entende) que o seu alfa (nem que seja um modelo pessimamente falado por qq mecanico e cliente) sao sempre os melhores e comparam-se sempre aos PRIME em comparacoes absurdas. Mostramos algo e vêm logo com um test de um Audi nem q seja de 1970 e dizem que é pior (mesmo que se veja que nao é verdade).

- Muitos clientes que compraram Alfa e disseram "nunca mais"

O prestigio é algo que se cria com os anos, mas se isso nao é chamado à conversa pq nao interessa... Entao nao falemos neles... Ter uma memoria curta no que nos nao agrada e ter fortes memorias do que vos agrada é ser-se hipocrita.

A "Má Lingua " existe pq tem muita gente que os comprou e disse nunca mais.

Sao actualmente seguros, nao os mais seguros...
Se hoje compraria algum ? Nao. Obrigado.

A boca dos fanáticos já está mais que gasta e continuam a cair sempre na mesma esparrela.
É lamentável.

Mais lamentável é neste teu post mostrares o teu fanatismo anti-alfa pois nem sequer reportas o meu post para falar da questão da segurança do 156, ao qual claramente não tens resposta pois sabes perfeitamente que o teu comentário foi absurdo.

A má lingua existe precisamente por post como os teus.
Já disseram e bem que o tópico poderia seguir um bom rumo, com opiniões construtivas, mas quando se vai para o truque fácil de chamar fanáticos aos outros mostra apenas e só a falta de argumentos, e conhecimentos também sobre a matéria.

Nao e preciso lei nenhuma considero grande maioria dos alfas feios

Feios ou não, são marcantes !

Ou seja são carros que tendem a destacar-se um bocadinho pela estética.

Eu acho o AR 75 tão feio que se torna interessante.

O 75 é o oposto de carros como o MiTo, Giulietta, 159 ou Brera.

É feio, mal construído, caro de manter e provavelmente pouco fiável. Mas o "miolo" do carro é puro Alfa Romeo, é um verdadeiro driver's car feito de raiz com dinâmica e performance em mente: RWD, motor longitudinal e caixa atrás para distribuição de pesos perfeita e menor inércia, travões nos veios de transmissão (!) para minimizar massa não suspendida etc., coisas que se voltasse a ter seriam únicas nos segmentos mais comuns e com as quais não seria difícil ser a referência dinâmica do segmento.

A Alfa tinha carros "maus" mas incríveis. Agora tem carros "bons" mas cinzentões. A única coisa que precisa de fazer é combinar o melhor dos dois no mesmo carro.

Especialmente deste este angulo

alfa_75klein_1_enl.jpg

E de este...

alfa_75klein_2.jpg

Por acaso a estéctica das suas linhas sempre foram o ponto forte da alfa romeo, por norma são carros bonitos e agressivos.
Pena a fiabilidade da marca não acompanhado o nivel da estectica nas 3 ultimas decadas.

Curioso, eu acho a linha do 75 fabulosa, mas não é a primeira vez que ouço dizer que é feio.
Mas eu como adoro linhas angulosas...
alfa-romeo-75-20i-twin-spark-motivemag-001.jpg

Alguns Alfas são como o Mick Jagger, são tão feios que se tornam atraentes e especiais.

P.S.: Atenção que a parte da apreciação ao Mick Jagger é do sector feminino, não é minha [:cool:]

P.S.2: Quem não gosta desse 75 3.0 ? [br:)]

Não percebo porque perdem tanto tempo com estas discussões. Nos últimos 12 anos tenho conduzido Alfas (156, 156 SW, actualmente Brera). Antes de me ter virado para os Alfas tinha tido Audi e BMW 320.
A minha conclusão é que todos são carros bons, todos têm os seus pontos fortes e os pontos fracos. Uns aspectos são mais valorizados por uns e outros serão por outros.
Não tenho qualquer problema em voltar para a BMW (talvez um Z4). Tanto o Brera como o Z4 são bons, aliás são óptimos. Provavelmente quando trocar futuramente de carro será mesmo para o Z4. A não ser que saia um Duetto Tanta ou um 4c (logo se vê). Opte pelo que optar ficarei sempre bem servido.
Agora que quando chego ao destino chego sempre com um sorriso ao conduzir o Brera, isso é verdade. A vaidade que sinto quando passo na rua ou estou parado num semáforo e toda a gente pára ao olhar para o carro, isso também é verdade. Sim, sou vaidoso, qual o problema ? Gosto também de ter um carro pouco vulgar daí o Brera (mas poderia ser o Z4).
Ou um TT ou até um Scirocco.
Mas uma coisa é certa o Brera é o melhor carro que conduzi até hoje, é simplesmente fenomenal. E aquele look é espectacular. E o meu ego anda cá por cima desde que o tenho . O Z4 talvez não fizesse exactamente o mesmo.

O que falta á alfa é alguma imagem no que toca á fiabilidade da marca.
Durante os anos 80 os modelos apresentaram graves problemas de corrosão, sistemas mecanicos complicados e delicados, muitos davam problemas de afinação nomeadamente ao nivel dos carburadores. Depois já nos anos 90 a parte electrica deu problemas em muitos modelos, e os problemas continuaram.... isto fez a alfa perder prestigio, no entanto actualmente não imagino como a marca esteja a nivel de fiabilidade, pois nao tenho nenhum alfa moderno mas acredito que melhor que os modelos antigos o que tambem não será dificil.
Seja como for acho que falta á alfa romeo a imagem de fiabilidade de por exemplo uma toyota.

Essa da fiabilidade é o verdadeiro estigma da ALFA, mas na realidade e contando com a minha experiencia, tenho que dizer precisamente o contrario.

O ALFA 75 1.8 ie do meu pai que andou conosco durante 11 anos na altura, só teve uma avaria de facilima e baratissima solução remetendo esta para um mau contacto de um fio electrico que foi substituido por uns miseros trócos, de resto népia, 11 anos a rodar que foram uma maravilha.

Na 156 SW que comprei em 2000 e mantive durante 4 anos + de 80.000 kms, a unica avaria que teve veio de um componente de marca alemã, ou seja, uma centarlina BOSCH que geria o bloqueador anti-furto e que de vez em quando não deixava pegar o carro à 1ª. ( e eu a pensar que era a MAGNETI MARELLI a fazer das suas [:D] ), tirando isso andou fino o tempo todo e apertei com ele forte e feio.

Agora com o MiTo, ainda é cedo ja que só o tenho há ano e meio e 20 e tal mil kms, só tenho um leve chocalho nos travões quando passo sobre empedrado e que previsivelmente terá a ver com as pastilhas, mas nada sério visto não influir no funcionamento da travagem.

Em fim ja tive directamente ou em partilha : VW, RENAULT, SMART, FIAT, MERC, FORD e todos tiveram os seus quês, uns mais, outros menos mas tudo dentro de o normal, nunca tive avaria grave em nenhum.

Last edited:
A questão da fiabilidade é uma das grandes falácias quando se fala em Alfa Romeo.

Gostei de alguns modelos que conheci quem os teve e que deram problemas, como o sprint veloce era um carro lindissimo, mas os problemas de chapa e de carburador sempre o perseguiram, o 33 aconteceu tambem um pouco isso em alguns modelos, e o 164 que na altura que saiu era um carro caro e acabou sendo um fiásco.
Julgo que foram estes 3 modelos que mais contribuiram para a má fama da alfa ficou. No entanto espero que a marca limpe a sua imagem.

Gostei de alguns modelos que conheci quem os teve e que deram problemas, como o sprint veloce era um carro lindissimo, mas os problemas de chapa e de carburador sempre o perseguiram, o 33 aconteceu tambem um pouco isso em alguns modelos, e o 164 que na altura que saiu era um carro caro e acabou sendo um fiásco.
Julgo que foram estes 3 modelos que mais contribuiram para a má fama da alfa ficou. No entanto espero que a marca limpe a sua imagem.

Problemas de carburadores?:confused:
O que deitou por terra o nome da Alfa Romeo não foi nenhum desses.
Chamava-se AlfaSud.

Back