Afinal para que serve o centro de emprego?

Nosferato

New member
Boa tarde

Ontem desloquei me ao centro de emprego por vontade própria a fim de saber melhor sobre uma proposta que me foi comunicada através de um colega que está a frequentar comigo o curso nocturno do 12 ano.

Fiquei interessando com o que ela me disse, pelos vistos vai abrir um hiper por estas zonas e como no verão fui reforço num hiper ela pensou que me podia dar bem.

Mas continuando, fui ao centro de emprego deparei me imediatamente com o segurança pediu me para explicar o que pretendia, disse que gostava de falar com um profissional sobre as possíveis ofertas de emprego actuais. Respondeu me logo para que eu fosse ver as ofertas na Internet e as que la estavam era as que haviam...Eu muito calmamente disse que gostava de ter um atendimento personalizado porque já era utente do centro de emprego e achava que merecia o atendimento até porque queria tirar umas duvidas.

Ele la me deu a senha e mandou me espera, curiosamente o centro estava cheio de gente mas, o numero de pessoas em espera para "ofertas de emprego" era 0.

Fiquei bastante admirado com a situação e passados 15 mins fui chamado.

Entrei dentro da sala dei "Bom dia" e das 3 funcionarias que la estavam só uma respondeu e pelos vistos forçado. Sentei me perante a assitente. Expliquei lhe a situaçao que ouvi uma colega que me tinha dito que ia abrir um novo hiper na zona e que o centro de emprego ia chamar pessoas para la trabalharem.

Qual nao foi o meu espanto virou se para mim muito arrogante tem disponibilidade total??? Eu disse que sim, estava a estudar a noite mas se os horarios fossem normais dava para conciliar, até porque o curso já falta pouco para terminar.

Novamente arrogante disse me que " a empresa vai estar cá e nao estou para receber depois queixa de que existiu pessoas que depois desistiram de trabalhar la por desculpas esfarrapadas".

Perante aquela resposta fiquei abismado e simplesmente desmotivado de tentar para aquela oferta.

De notar que me encontro oficialmente desempregado desde 06/2009 arranjei um emprego temporário em 06/2010 por livre vontade que terminou em 09/2010, e até agora nunca recebi uma oferta de emprego por parte do proprio centro de emprego.

Qual a verdadeira missão do centro de emprego??? Arranjar emprego/soluções? OU simplesmente chamar para verificar os "carimbos" ou provas de procuras de emprego?

Last edited:
Boa tarde

Ontem desloquei me ao centro de emprego por vontade própria a fim de saber melhor sobre uma proposta que me foi comunicada através de um colega que está a frequentar comigo o curso nocturno do 12 ano.

Fiquei interessando com o que ela me disse, pelos vistos vai abrir um hiper por estas zonas e como no verão fui reforço num hiper ela pensou que me podia dar bem.

Mas continuando, fui ao centro de emprego deparei me imediatamente com o segurança pediu me para explicar o que pretendia, disse que gostava de falar com um profissional sobre as possíveis ofertas de emprego actuais. Respondeu me logo para que eu fosse ver as ofertas na Internet e as que la estavam era as que haviam...Eu muito calmamente disse que gostava de ter um atendimento personalizado porque já era utente do centro de emprego e achava que merecia o atendimento até porque queria tirar umas duvidas.

Ele la me deu a senha e mandou me espera, curiosamente o centro estava cheio de gente mas, o numero de pessoas em espera para "ofertas de emprego" era 0.

Fiquei bastante admirado com a situação e passados 15 mins fui chamado.

Entrei dentro da sala dei "Bom dia" e das 3 funcionarias que la estavam só uma respondeu e pelos vistos forçado. Sentei me perante a assitente. Expliquei lhe a situaçao que ouvi uma colega que me tinha dito que ia abrir um novo hiper na zona e que o centro de emprego ia chamar pessoas para la trabalharem.

Qual nao foi o meu espanto virou se para mim muito arrogante tem disponibilidade total??? Eu disse que sim, estava a estudar a noite mas se os horarios fossem normais dava para conciliar, até porque o curso já falta pouco para terminar.

Novamente arrogante disse me que " a empresa vai estar cá e nao estou para receber depois queixa de que existiu pessoas que depois desistiram de trabalhar la por desculpas esfarrapadas".

Perante aquela resposta fiquei abismado e simplesmente desmotivado de tentar para aquela oferta.

De notar que me encontro oficialmente desempregado desde 06/2009 arranjei um emprego temporário em 06/2010 por livre vontade que terminou em 09/2010, e até agora nunca recebi uma oferta de emprego por parte do proprio centro de emprego.

Qual a verdadeira missão do centro de emprego??? Arranjar emprego/soluções? OU simplesmente chamar para verificar os "carimbos" ou provas de procuras de emprego?

Encara isso como uma entrevista de emprego... há primeira contrariedade, ficaste logo desmotivado e abismado... é mal sinal! [;)]

É um local onde se encontram os desempregados que, caso contrário, poderiam andar à procura de emprego![:D]

Ultimamente parece que o centro de emprego serve de desculpa para aqueles que não fazem nenhum e não procuram activamente trabalho.

Quantas vezes já ouvi, ah e tal, estou à espera aos meses e o centro de emprego não arranja nada.
Quem realmente quer trabalhar não fica à espera do centro de emprego. Envia candidaturas espontâneas, responde a anúncios, etc....
Até porque a maioria das empresas que recruta no centro de emprego, só procura uma coisa, pagar o menos possível, aproveitando-se daqueles que já não podem recusar mais ofertas.... Depois admiram-se... pay peanuts.... get monkeys....
Atenção que não me estou a referir a ti concretamente, mas a muitos casos de "conhecidos".....

Last edited:

Acho que serve para isso mesmo, carimbar os papeis para provar que aqueles qu reçebem o RSI ou subsideos de desemprego estão presentes porque estes são obrigados a la ir mesmo sem ter vontade porque se não forem la cortam-lhes os apoios que reçebem.

Quanto ao centro de emprego, de "emprego" so tem o nome mesmo..
Eu proprio ja estou registado a anos e ata agora nada..
Apenas reçebo cartas para secções de formação das Novas Oportunidades e outras tretas da parte deles, uma vez ate ja reçebi uma carta em que fui la e mandaram-me embora por se tratar de um engano ou erro da parte deles. :sh)

Uma vez fui la pedir trabalho e a gaja ficou a olhar para mim sem saber o que dizer, poz-se a olhar para o PC e depois disse "para depois voltar la" a mesma resposta de sempre...

Os funçionarios nada fazem e é o segurança é que trata de tudo mesmo telefonemas e atendimento é sempre o ze segurança para "despachar"...

Basicamente eles tão se a lixar para quem la vai..

Last edited:
Ultimamente parece que o centro de emprego serve de desculpa para aqueles que não fazerem nenhum e não procuram activamente trabalho.

Quantas vezes já ouvi, ah e tal, estou à espera aos meses e o centro de emprego não arranja nada.
Quem realmente quer trabalhar não fica à espera do centro de emprego. Envia candidaturas espontâneas, responde a anúncios, etc....
Até porque a maioria das empresas que recruta no centro de emprego, só procura uma coisa, pagar o menos possível, aproveitando-se daqueles que já não podem recusar mais ofertas.... Depois admiram-se... pay peanuts.... get monkeys....
Atenção que não me estou a referir a ti concretamente, mas a muitos casos de "conhecidos".....

Não é o meu caso nao :)

Felizmente fiz me a vida e tenho me feito durante este tempo todo.
Tal como disse no meu grande post tive a trabalhar como reforço de verao num hiper infelizmente não deu para continuar mas eu queria, apesar de nao estar a gostar era dinheiro extra que vinha sempre!
Estar desempregado actualmente é uma luta constante tanto fisicamente como psicologicamente!

Ultimamente parece que o centro de emprego serve de desculpa para aqueles que não fazerem nenhum e não procuram activamente trabalho.

Há de tudo...[;)]

Efectivamente não devem colocar todos no mesmo saco, no entanto, estas frases dizem muito:

Qual nao foi o meu espanto virou se para mim muito arrogante tem disponibilidade total??? E

Devem haver poucos a recusar e a dizer que sim e depois não aparecer, se o fazem em agências de trabalho temporário...

Há de tudo...[;)]

Acredito que sim, as generalizações são sempre perigosas, eu estou-me a referir a casos que conheço quer do lado da procura quer da oferta.
Essa expressão do estou inscrito ao tempo e não me arranjam nada, estou farto de ouvir de pessoas que não procuram activamente trabalho (nem querem trabalhar). Nem uma resposta a ofertas de emprego de jornais/net fazem depois queixam-se que o centro de emprego não arranja nada?

Por outro lado já acompanhei processos de admissão onde chamámos algumas pessoas via centro de emprego. A grande maioria, ou foi clara e admitiu que não queria trabalhar, só o carimbo no papel para não perder os subsídios, ou fizeram de tudo para não serem contratados, desde mostrar desinteresse/falta de educação a encontrar impedimentos vários (alguns que nem lembram ao menino jesus) para não serem contratados.

Serve para te inscreveres e contares para a estatística só.
com o numero de agência de emprego que existem hoje, e que fazem um trabalho melhor porque...enfim acho que é óbvio, não vale a pena ir para o centro de emprego.

Acho que serve para isso mesmo, carimbar os papeis para provar que aqueles qu reçebem o RSI ou subsideos de desemprego estão presentes porque estes são obrigados a la ir mesmo sem ter vontade porque se não forem la cortam-lhes os apoios que reçebem.

Quanto ao centro de emprego, de "emprego" so tem o nome mesmo..
Eu proprio ja estou registado a anos e ata agora nada..
Apenas reçebo cartas para secções de formação das Novas Oportunidades e outras tretas da parte deles, uma vez ate ja reçebi uma carta em que fui la e mandaram-me embora por se tratar de um engano ou erro da parte deles. :sh)

Uma vez fui la pedir trabalho e a gaja ficou a olhar para mim sem saber o que dizer, poz-se a olhar para o PC e depois disse "para depois voltar la" a mesma resposta de sempre...

Os funçionarios nada fazem e é o segurança é que trata de tudo mesmo telefonemas e atendimento é sempre o ze segurança para "despachar"...

Basicamente eles tão se a lixar para quem la vai..

A escrever assim, boa sorte nessa procura!

o Iefp neste momento basicamente funciona como centro de inspecção (para os beneficiários do subsidio de desemprego). segundo sei serve para inspeccionar e fazer prova dos comprovativos de procura activa de emprego (umas 10 ou 20 respostas mensais de entidades patronais consoante a escolaridade que o desempregado tenha).
eles neste momento e as ordens que lhes são dadas são essas, estão mais preocupados em colocar os que recebem algum apoio do estado em alguma oferta que lá tenham. esses na prática são os que têm prioridade na resposta às ofertas. quanto às ofertas são a m* do costume. salários a rondar os 500€ a seco por vezes com horas extra e fins-de-semana à borla.

Para se ter direito a isençao de taxas moderadoras é necessario estar inscrito no centro de emprego?

Acho que depende. Como a isenção é calculada com base em rendimentos anteriores, em anos anteriores podias estar a trabalhar, logo não estás isento. Mas no momento podes estar desempregado, e por isso tens direito à isenção, e por isso tenho quase a certeza que tens que estar inscrito no centro de (des) emprego para poderes usufruir desse beneficio.

Quanto ao centro de emprego, basicamente para mim e do pouco que conheço é mais um centro de desemprego onde se trata de todas as burocracias relacionadas com o desemprego. Quem tem emprego não vai lá, por isso nem sei porque se chama centro de emprego! Mesmo quem precisa de emprego não é lá que encontra certamente as melhores soluções. Será mais fácil qualquer empresa de trabalho temporário ter um emprego disponivel que qualquer centro de emprego, isto salvo raras excepções como a referida no inicio do tópico quando abre uma grande superfície e que pedem ao centro de emprego da zona pessoas.

O centro de emprego, é um local aonde mantém empregados alguns sujeitos que podiam estar desempregados caso o centro não existisse.

Serve para dar emprego a quem não sabe fazer mais nada. Basta verificar a inteligência dos funcionários que lá trabalham.

Aliás na nossa função pública proliferam pessoas que no privado eram despedidas na 1ª semana.

Back