Ai o sacana do Renault!!

TheUndertaker

Well-known member
Olá pessoa!!
Em Janeiro comprei um Twingo 1.2 16 de 2001 (motor D4F702).
Só andei 400 e tal kms e já gastei quase 400€ em peças e acho que vai continuar.[:D]

Último problema.
Há duas semanas o cilindro 3 falhou. Na altura da compra, tinha comprado velas novas. Andei a experimentar e o cabo dessa vela não dava sinal de vida.
Mandei vir umas bobines e cabos novos e voilá...o carro começou a trabalhar normalmente. Zero problemas. Só que demorou uma semana.

Agora ligo o carro. Vou dar uma volta com ele e quando o volto a ligar, dou à chave e nicles.
Tenho de ir ao ELM e ao Torque apagar o erro P0350, que se refere às bobines e depois de apagado, desligo e ligo e ele volta à vida.

Ontem ia ficando assim num parque de uma grande superfície comercial. Safei-me graças ao chinês do ELM.
Eu já tive um Clio II 1.5 DCi, com sintoma parecido. Mas à segunda ele ligava e era o sensor da árvore de cames.
Pode ser também um problema de injecção, não faço ideia.

Quero ver se descubro algum electricista de jeito para ver o que se passa.
Entretanto este tipo de problema é daqueles conhecidos?

Não sejas assim, desgraçado do carrito![:D] por acaso e pelo pouco que guiei, é muito engraçado de se conduzir. Posição de camionista e muito simples!

Se tem velas correctas novas, devidamente montadas, bem como bobines e cabos, fica difícil. Algum cabo danificado a fazer curto circuito? Já viste fusíveis? A bateria está ok? Voltaste a verificar as velas, se alguma se soltou entretanto?

Coragem comprar um renault velho sem ser mecânico ou amigo/filho/primo de alguém com uma oficina [:D]

O problema das bobines é tipico dos Clio, Twingo 16v. Qual a marca do material que foi aplicado?

Bateria parece OK ( tem um ano) e fusíveis idem.
Faltam-me ver duas coisas. Testar o sensor da posição da árvore de cames e o da cambota.
Só que o carro tem um alarme antigo montado...e não sei porque razão durante a carga da bateria há umas semanas, houve qualquer coisa que me lixou o carregador.

A marca do conjunto bobines e cabos que pus foi da Bougicord. A anterior já não era a de origem.
As velas que pus foram iguais às que lá estavam, pelo que vi no Autodata, seriam as originais. Ou pelo menos, referência e marcas iguais às de origem. Eram umas Champion.

Se já mudaste as velas e as bobines, provavelmente é o sensor do ponto morto superior, problema muito comum nos motores Renault dessa altura.

Tenho andado a ver os anúncios para comprar um mas quando leio estes relatos, fico logo de pé atrás.

Não tenham medo pessoal, o carro ainda é vivo!![:D]

É que a chave que eu estava a usar era a suplente. Fui fazê-la numa casa de chaves. E já me disseram que como aqueles imobilizadores novos da chave é tudo chinoca por vezes faz mau contacto! Pus a chave original e voilá!!!

Não vou vender o carro. Mudei eu sozinho a distribuição a semana passada.
O carro é um lutador! Bomba de água de origem, 2001!!! Correia toda a partir. Talvez fosse a de origem!

A bomba de água os mócanicos nunca devem ter mudado porque tive de tirar AC, alternador, suporte do AC e ainda parte do suporte do alternador!
Correia do alternador de origem!!!

Por 63€ de material e mão de obra minha, montei a distribuição e bomba de água. A próxima só deve avariar a junta da cabeça, porque a bomba de água original mete medo!! Mas ainda funcionava (não bebe água!) Logo posso postar umas fotos.
Ah e meti por agora um anticongelante do continente(se meto um bom acabo com tudo lool ), um verdinho florescente para ver se tem fugas, porque aqui o "estiquelápisse" nunca tinha montado uma bomba de água. Até agora não verte.

Próximo passo será embraiagem. Vai ser também a primeira vez. Desgraçado há-de morrer nas minhas mãos[:D] Eu já queria mandá-lo para abate por 120€...o meu pai diz "arranja lá o carro que compro-to por esse preço".[:D]​

Last edited:
O valor real é aquele pelo qual se compra/vende.

Pelo que tenho visto, e aquando da compra em Janeiro, está a valorizar. Não tinha noção disso. E há uma comunidade muito grande de aficcionados por este modelo, coisa que também desconhecia.

Ainda não puxei por ele, mas de livrete diz que pesa 920 kgs, com este 1.2 de 75 cv, e pneus 155/65 R14, pelo menos em recta deve andar bem...pior são as curvas![:)]Em cidade pura e no dia-a-dia é muito engraçado.

Epá, desculpa, eu tenho lido / acompanhado este tópico e só de imaginar alguém com o nick TheUndertaker, a descobrir apetências mecânicas à conta do carro, e esse carro é um twingo com 20 e tal anos, o carro deve viver em pânico constante [:D][:D] (ainda assim, parabéns, fazes aí coisas que eu nunca me atreveria).

Saudades dessa geração de Twingos.

Nunca conduzi nenhum, mas o meu pai andou muitos anos em serviço com um mk1 de 93 e era máquina.

Não foi poupado a nada e infelizmente foi parar ao abate depois de ser tão esmifrado por várias mãos.

Só tinha o rádio como equipamento.

Era bem espaçoso, comparado com o mk3 que mal entrei ao volante num e vi o pilar B do pendura perto de mim senti uma espécie de claustrobofia.

Back