Ainda Há Condutores Simpáticos...

Dentro das localidades têm prioridade, está no código. [;)]

Está no código ? Bolas, vou ter que reler o código então, porque se bem me lembro, a manobra equipara-se a sair de um estacionamento, perdendo a prioridade portanto.

Ontopic:
De moto tenho o hábito de agradecer sempre que me facilitam.
Por outro lado, sempre que facilito, diria que 99% das vezes me agradecem. Claro que há sempre o mais bronco que acha que eu só fiz a minha obrigação ... :P

P.S. - Sabem quais são as viaturas que normalmente mais facilitam a vida aos motociclistas ? Pesados de mercadorias. Pois. São normalmente grandes e pesados, mas são os primeiros a facilitar a ultrapassagem... :)

"V"

Está no código ? Bolas, vou ter que reler o código então, porque se bem me lembro, a manobra equipara-se a sair de um estacionamento, perdendo a prioridade portanto.

É uma excepção à regra e está prevista no código, sim. [;)]

Custumo facilitar e agradecem-me por norma , e vice-versa , quando nao da ligo os piscas mais a frente um segundo ou dois [;)]

Apanho muitas e muitas e muitas vezes pessoas a agradecerem-me com os 4 piscas depois de os ter deixado passar, e depois de ter visto pela 1ª vez, normalmente quando se adequa tb o faço. Das outras vezes é sempre com o típico gesto da mão.

Tb devo ter azar, mas apanho mais mulheres antipaticas do que homens, claro que isso nao quer dizer nada, mas que acontece, acontece!

Eu agradeço sempre que me cedem passagem.
Mas não sei porquê últimamente tenho apanhado alguns "parvos" que não agradeçem... mas já vi que esses têm algumas semelhanças entre si (ar de broncos), por isso cada vez que vejo um com cara de bronco não deixo passar! Remédio santo... [:D]

Comigo, é exactamente igual
Mas a maioria agradece.
Eu normalmente agradeço com a mão, ou se a manobra tem de ser mt rapida, a seguir ligo o 4 piscas

Last edited:
Sempre que me facilitam a passagem faço sempre questão de dar 4 piscas.
Em termos de cedência, sou sempre o primeiro a faze-lo. Eu gosto de ver o trânsito fluir. Gosto de passar/entrar numa determinada faixa/estrada sem ter de estar ali especado, minutos a fio. Por esse mesmo motivo, faço o mesmo aos que se encontram em lugar contrário [:cool:]

Há uns tempos atrás dei passagem a uma Srª. A forma dela agradecer foi curiosa: deu um kiss na mão e soprou [:D] .

Mas... vocês só deixam as pessoas passar para elas vos agradecerem?? Têm o vosso ego assim tão em baixo? epa, estou-me perfeitamente nas tintas se elas agradecem ou não, quero é q nao estorvem muito! Claro que se agradecem até sabe bem mas se não agradecem nao é por isso que vou ficar chateado!

Não quero estar a gerar confusão, mas tenho ideia que isso já não é assim.
Já foi! Agora não têm prioridade, nem nas localidades

Bem... estive a reler o C.E. e de facto não encontro essa excepção à regra.

ClioII, podes indicar qual o artigo que consagra essa excepção ? Pode-me ter escapado...

"V"

Regra geral, agradeço sempre a quem me facilita a passagem quando estou com o autocarro. Embora tenha prioridade a sair de uma box da paragem [/B.../...!

Deve ser por essa mentalidade e outras, é que se começou a pintar o sinal STOP , para os Srs condutores dos TP não se esquecerem [;)]

Ainda hoje parei numa estrada principal para deixar entrar um senhor (com minuscula) que vinha de uma estrada secundaria no seu Mercedes (de notar que uns 100mts à frente o transito estava parado e como tal parar ali ou uns metros à frente era indeferente).

O senhor entra na estrada e segue o caminho como se nada fosse. No gozo ainda fui eu que lhe agradeci. [8b] E ainda olhou para mim com um olhar de desprezo quando eu lhe estava a agradecer. [8b]

Viva,

A cordialidade é umas das melhores "ferramentas". Agradecer sempre e ceder passagem a quem necessita é uma atitude que se todos seguissemos seria bem mais confortável conduzir.

Marco

No ano passado por altura do natal aconteceu-me isso no noerteshopping. Para quem nao saiba, o parque do Norteshopping por alturas do natal é impossivel, estive 50min para sair do parque... houve um rapaz que fez questao de nao me deixar passar (porque toda a gente deixava passar pelo menos um carro, era carro sim, carro nao) e eu quando ele o fez agradeci-lhe. Ficou tao surpreendido que tb me agradeceu, so se aprecebendo uns segundo depois do que tinha feito, e ficou danado... [:)]

Não é por nada, e desculpem os donos dos mercedes... mas para mim neste assunto são os piores... principalmente os mais idosos! Parecem os donos da estrada com o seu carro de luxo...

Ps: Há sempre excepções e não estou a generalizar. Mas uns 90% dos que vejo são assim.

Não é por nada, e desculpem os donos dos mercedes... mas para mim neste assunto são os piores... principalmente os mais idosos! Parecem os donos da estrada com o seu carro de luxo...

Ps: Há sempre excepções e não estou a generalizar. Mas uns 90% dos que vejo são assim.
Entäo tens azar[:D] [:D]

Por acaso isso de agradecerem não sei e eu não gosto de generalizar mas já por três vezes em cruzamentos onde eles não tinham prioridade pararam com a dianteira dentro do cruzamento que é para o pessoal mudar de faixa e eles ficarem à mesma à espera. E só me lembro de Mercedes neste caso e não tenho nenhuma aversão a mercedes.

Bem... estive a reler o C.E. e de facto não encontro essa excepção à regra.

ClioII, podes indicar qual o artigo que consagra essa excepção ? Pode-me ter escapado...

"V"

Do trânsito de veículos e animais 2
TÍTULO II - Do trânsito de veículos e animais
CAPÍTULO I
Disposições comuns
SECÇÃO I
Regras gerais

Artigo 20.º

(Veículos de transporte colectivo de passageiros)

1. Dentro das localidades, o condutor deve reduzir a velocidade ou parar para facilitar aos veículos de transporte colectivo de passageiros retomar a marcha à saída das paragens sinalizadas.

O meu instrutor dava-me nas orelhas quando eu por vezes, já na via ao lado e só ligeiramente atrás do autocarro, não reparava no pisca, já que já estava tão em cima que nessas alturas acontecia-me olhar em frente e esquecer... e então refilava comigo por não ter cedido a passagem... mas só acontecia quando já estava mesmo em cima do acontecimento... porque quando via a tempo abrandava logo e cedia a passagem... agora é obrigatório... mas são raros os que o fazem... antes de tirar a carta não notava, nem sequer me dava ao trabalho de reparar... nem sabia que era obrigatório ceder a passagem... mas agora é que noto como muitos condutores não só não cedem a passagem como, tal como vi noutro dia, vêem o autocarro com o pisca e ao invés de reduzirem aceleram para passá-lo e ainda buzinam ao motorista, como noutro dia, quando o motorista já estava em movimento a retomar a marcha e a sr.ª d. esperta que teve tempo de abrandar, não só não abrandou como acelerou para passar o autocarro e ainda buzinou como se ela é que fosse a dona da estrada... como se o autocarro só tinha era de esperar pela dita sr.ª... vê-se muita falta de respeito e civismo nas estradas portuguesas... e é uma tristeza... especialmente porque não é assim que são ensinados quando tiram a carta... o meu instrutor sempre mostrou o que era civismo... mesmo quando tivemos peripécias com "campeões" da estrada... sempre agradeceu e eu sempre que dava também agradecia... por sinal de luzes nunca o fiz... mas sempre fazia um aceno, não custa nada e sabe bem... Mas nem todos sabem o que é boa educação... [8b]

Last edited:

Bem... não vou para mercedes, bmw, audi, volvo, etc... mas que acho que há uma "mania" por parte de Sr.s mais idosos com carros de luxo... ai isso também acho que há... já presenciei isso dos dois lados... dentro e fora dum carro... O fazerem manobras sem olharem para os lados... muito menos para quem está atrás... e depois ainda ficarem indignados como se lhes devessemos alguma coisa... como se eles tivessem todo o direito de fazer aquelas asneiras... Também já me aconteceu estar várias vezes a atravessar passadeiras e normalmente quando acontece haver distraídos que não param... depois ao passarem por mim acenam com cara de culpa como que para pedir desculpa... mas esses Sr.s nem querem saber... ainda ficam indignados, como me aconteceu uma vez, por ele ter sido obrigado a travar por eu já ir a meio da passadeira... e mesmo assim já parou em cima da mesma e quem se teve de desviar fui eu... num cruzamento onde o sinal está verde para os peões e para os carros que vêm da avenida perpendicular aquela... é que para além do sinal verde, da passadeira, ainda têm uma parte do código que diz que ao mudar de direcção mesmo não havendo passadeira é obrigatório abrandar ou até mesmo parar para ceder a passagem a um peão que já tenha começado a atravessar a faixa de rodagem... mas pronto... como ele estava no seu carrito de luxo... e como já tinha uma certa idade, nem deve saber que o código muda... nem deve querer saber que tem de se actualizar... ele está no seu carrito e os outros, peões e carros menores só têm é de abrir alas para o Sr. passar... isto já não é a primeira vez que me acontece com Sr.s mais idosos e com carros deste género... é mais raro o mesmo acontecer com outros... pois quem tem carros mais fracos, mesmo idosos, têm mais cuidado porque se estragarem muito depois pode não haver dinheiro para o arranjo ou para um novo... enquanto que esses sr.s têm sempre dinheiro para pelo menos arranjá-lo... querem lá saber dos outros... os outros condutores é que têm de estar atentos às manobras doidas deles... Não percebo como não é feita uma reciclagem... deveria ser obrigatória! há tantos aí a conduzirem que já nem deveriam ter a carta de condução... mas pronto... :sh)

Back