Air France: avião com 228 pessoas despenha-se. Maio 2011: 2.ª caixa negra localizada

E ainda por cima àquela hora...

Já estou à espera do pior:(:(

é tudo muito estranho, só vejo duas hipoteses para o acontecimento:

1- Explosão a bordo
2- a estrutura do avião colapsar por algum motivo

"Weather around the area of FEN is currently:
METAR SBFN 011100Z 04010KT 9999 SCT017 FEW020TCU 28/23 Q1013"

Pelos vistos na ultima comunicação o piloto referiu bastante turbulência.

Cumps

de onde retiraste essa informação???

Mesmo que fosse sequestrado, desaparecia dos radares?

Em principio não, teriam de desligar transponders de identificação e localização.

Contudo mesmo que voassem abaixo de um determinado padrão da aviação comercial, os radares militares teriam capacidade de o localizar.

Pelo que estou a ler um Ministro Francês já admitiu que mesmo que estivesse no ar já não teria combustível... :(

As hipóteses são poucas, mas quem sabe no meio do que parece ser uma tragédia não aconteça algo inesperado.

:sh)

Costumo apreciar os teus comentários, contudo este saiu muito ao lado:sh):sh)

Espero que nunca tenhas ninguém próximo numa situação destas!

Cumps

:sh):sh) eu sei... foi muito mau, admito :sh):sh)

Mas toda a situação é estranha. Despenha-se e nem tempo tem de um SOS?

EDIT: A 1º coisa que pensei foi erro humano do tipo do radar...

Last edited:
Epá, de muito mau gosto esses dois primeiros posts de resposta ao tópico. Esperemos que do meio daquilo que parece ser uma tragédia anunciada, haja alguém que se safe.
E a minha fobia a aviões a aumentar cada vez mais[s)]

Infelizmente acho que estamos perante uma tragédia. Mesmo não se sabendo o que aconteceu...não acredito muito que o avião tenha aterrado ou amarado algures.

Pelo que acabo de ler no airliners.net, parece que estava a 330/350 quilómetros da costa brasileira (norte de Natal, com 3,5 h de voo). Ao que parece e segundo o que refere um user do site acima citado, ("[FONT=ARIAL,]According France 2, at 3.30 AM (French time), the pilot was in conversation with their company and was reporting hard turbulance and the conversation was cut off"). Não me recordo, nos últimos anos, de um avião se despenhar (numa altitude de cruzeiro) devido a turbulência, pelo que o mistério se adensa.

Como num avião moderno como este os sistemas são redundantes, não acredito numa falha massiva dos sistemas de comunicação. E mesmo que isso se desse, o avião continuaria a ser "apanhado" pelos radares.

Neste momento, e com as poucas informações que há, parece-me que algo de repentino terá acontecido, pois a tripulação nem lançou nenhum distress call. Talvez uma falha estrutural (causada por um factor mecânico ou metereológico ou até mesmo terrorista).

Recorde-se que este modelo de avião é dos mais fiáveis que estão em uso. A confirmar-se o acidente é o primeiro que envolve um A330-200 em serviço. Houve um mas ainda na fase de teste de voo, em 1994.

Esperemos pelo melhor embora o cenário pareça muito cinzento...
[/FONT]

A verdade é que há pormenores estranhos como o da falta de SOS e normalmente as más noticias correm depressa. A noticia é: "Avião desaparece dos radares" e não "Avião despenha-se ao largo de....."

Mas também ainda pouco ou nada se sabe.

O avião chegou a enviar uma mensagem às 2:14 (GMT) a dizer que tinham tido um curto-circuito, 15 minutos depois da turbulência... o resto já é previsível :(

O TWA 800 desencadeou a mais cara investigação da industria aeronautica.

As conclusões apresentaram sempre enormes duvidas.

E estava a poucas milhas da costa.

In airliners.net (referido por um user):
"[FONT=ARIAL,]Air France itself has just declared that the plane sent an automated message around 4am Paris time mentionning total electric shut down (according to French TV BFM TV)".[/FONT]

Uma pergunta estupida mas estes aviões não podiam ter um dispositivo ligado via-gps na caixa negra para tornar possivel a localização do aparelho (local do acidente etc..) ou não é possivel?

In airliners.net (referido por um user):
"[FONT=ARIAL,]Air France itself has just declared that the plane sent an automated message around 4am Paris time mentionning total electric shut down (according to French TV BFM TV)".[/FONT]

Total electric shutdown? Para isso acontecer é porque algo correu muito mal.

Só resta esperar que tenha conseguido amarar correctamente e que os passageiros que tenham sobrevivido consigam resistir ao oceano.

A esperança é a última a morrer.

Uma pergunta estupida mas estes aviões não podiam ter um dispositivo ligado via-gps na caixa negra para tornar possivel a localização do aparelho (local do acidente etc..) ou não é possivel?

Acho que sim... mas julgo que serve só para a black box

Total electric shutdown? Para isso acontecer é porque algo correu muito mal.

Só resta esperar que tenha conseguido amarar correctamente e que os passageiros que tenham sobrevivido consigam resistir ao oceano.

A esperança é a última a morrer.
Ainda para mais sendo um avião com glass cockipt e fly-by-wire, e mesmo sendo estes sistemas equipados com mecanismos de redundância...começa-me a parecer que algo de catastrófico terá acontecido. [s)]

Acho que sim... mas julgo que serve só para a black box
Sim, as caixas negras têm um mecanismo que emite, após um acidente, um sinal que permite que sejam encontradas. Esse sinal mantém-se activo por cerca de 30 dias (corrijam-me se estiver enganado).

Back