Air Fryer

Comprei uma air fryer ontem.
As batatas fritas ficam aceitáveis. Não ficam tão boas como fritas em óleo, mas compensa pela porcaria que se evita. 1/2 kilo em 18 minutos.

• Like
Reactions: nto
Tenho uma, não uso para batatas fritas, mas faço carne assada, frango assado, umas alheiras, e peixe tambem, basicamente uso como forno.

A minha dá para ativar por wi fi que é uma grande vantagem porque venho almoçar algumas vezes a casa e deixo pronto de manha lá dentro, ativo quando ainda estou no trabalho e chego a casa com comida pronta.

Tenho uma, não uso para batatas fritas, mas faço carne assada, frango assado, umas alheiras, e peixe tambem, basicamente uso como forno.

A minha dá para ativar por wi fi que é uma grande vantagem porque venho almoçar algumas vezes a casa e deixo pronto de manha lá dentro, ativo quando ainda estou no trabalho e chego a casa com comida pronta.

A ideia de aquisição e como referi, até será mesmo usar a dita em 99% dos casos como forno.

Ja a estreamos ontem. Saiu muito bem logo a primeira. Ja nao faziamos batatas fritas aqui em casa ha bem mais de um ano. Agora so falta experimentar com outros alimentos.
Na caixa vinha uma etiqueta grande com um codigo QR que instalou uma App com centenas de receitas.

Ja a estreamos ontem. Saiu muito bem logo a primeira. Ja nao faziamos batatas fritas aqui em casa ha bem mais de um ano. Agora so falta experimentar com outros alimentos.
Na caixa vinha uma etiqueta grande com um codigo QR que instalou uma App com centenas de receitas.

Qual foi a aquisição?

Ainda ando a sondar online/amazon e a ler comentários.

Mais um aqui a ter a mesma intenção de compra, mas que não sabe qual modelo comprar.

Eu comprei uma Cosori, parece-me uma boa marca do que pude pesquisar.

Até agora, muito satisfeito e conheço mais malta que e também está, e não me refiro à marca, não apenas, mas ao produto em si.

Qual foi a aquisição?

Ainda ando a sondar online/amazon e a ler comentários.

Uma Phillips Air Fryer Essencial, em versão preta (há branca também) Custou cerca de 140€. Melhor compra do ano.
Até agora usámos para batata frita em palitos e croquetes de bacalhau. Em ambos os casos com nota 10/10.
Este fds temos umas batatinhas pré-fritas (noisettes) para experimentar.

A minha sogra já anda a fazer contas para comprar uma também :)

Last edited:
O que dizem deste croissant com chocolate quentinho acabado de fazer? [:D]

1000007097.jpg

Sim, agora já é possível fazê-los em casa, até mesmo numa air fryer.

Eu vou explicar o que fiz. Comprei os croissants com chocolate congelados do Lidl, a três euros por seis unidades.

A minha máquina air fryer é de cesto duplo, uma Ambiano GT-DAF-02.

Pré-aqueci um cesto a 170 ºC durante 3 minutos, depois coloquei uma forma de papel vegetal na base do cesto para a não sujar, talvez também dê utilizar uma de silicone. Mais 10 minutos a 170º C no programa de bolos (acredito que não faça grande diferença se for programado manualmente). por fim virei-o para dar cor na base durante mais 2 minutos à mesma temperatura.

Resumindo:

1. Pré-aquecer o cesto a 170 ºC durante 3 minutos.

2. Revestir a base. Cozer a 170 ºC durante 10 minutos, sem descongelar.

3. Virar o croissant e deixar cozer mais 2 minutos à mesma temperatura.

E pronto, o resultado está à vista.

Fica aqui uma imagem de referência dos croissants congelados, estes são os simples porque não encontrei os com chocolate, que acredito serem a iteração mais recente.

1000.webp

Panados em Air Fryer.... ficam bons?

E bifes? Dá pra grelhar um bom bife (de vaca) numa maquina dessas??

Sim, os panados de frango feitos em casa ficam bons. Apenas é necessário pincelar a cuba com óleo. Os pré-congelados (nuggets, douradinhos, etc.) também, mas não são tão saudáveis.

Bifes nunca fiz, apenas espetadas. Ficam boas mas o topo da fritadeira onde está a ventoinha e a resistência fica tudo sujo. Não aconselho.

Panados de frango ficam bons… normalmente o que faço é pincelar os panados com azeite antes de irem à Air Fryer
bife de vaca… será sempre um crime se não for numa boa frigideira 😅

Mudem o título do tópico por favor.

Uma air fryer é tudo menos uma fritadeira, apesar do nome. Nada mais é do que um forno de convecção, em versão miniatura. Se é eficaz em alguns casos? Sim, é... mas apenas por causa do formato, porque a tecnologia não tem absolutamente nada de nova.

Não é por acaso que muitos posts deste tópico dizem a mesma coisa, ou seja, "não uso como fritadeira, mas sim como forno"....

Pois, porque na verdade isto é precisamente..... um forno :sh)

Foi este aspecto me iluminou o bestunto recentemente - "Espera, os vendedores de castanhas usam ar quente ..."

Fazem-se castanhas assadas muito razoáveis. Disseram-me que mergulhar préviamente em água quente uns minutos ajuda a descascar fácilmente, parece ser verdade.

Foi este aspecto me iluminou o bestunto recentemente - "Espera, os vendedores de castanhas usam ar quente ..."

Fazem-se castanhas assadas muito razoáveis. Disseram-me que mergulhar préviamente em água quente uns minutos ajuda a descascar fácilmente, parece ser verdade.

Já fiz isso de as mergulhar previamente e sim, resulta/ajuda.

Mudem o título do tópico por favor.

Uma air fryer é tudo menos uma fritadeira, apesar do nome. Nada mais é do que um forno de convecção, em versão miniatura. Se é eficaz em alguns casos? Sim, é... mas apenas por causa do formato, porque a tecnologia não tem absolutamente nada de nova.

Não é por acaso que muitos posts deste tópico dizem a mesma coisa, ou seja, "não uso como fritadeira, mas sim como forno"....

Sem sombra de dúvidas. 😉

Pelo o que vejo, a autêntica airfryer é a primeira da Tefal que fritava os alimentos com vapor de óleo.

Back