[Acidente] Ajuda acidente

canibaxxx

New member
Boas pessoal tudo bem ??
Peço desculpa senão estou a postar no sítio correcto mas preciso da vossa ajuda ...
Este fim‑de‑semana tive um acidente que se passou nas seguintes circunstâncias :
- encontro me a circular na nacional 105 em Alfena e dou pisca antecipadamente para entrar numa casa de pneus/ lavagem auto, os 2 carros que estão imediatamente atrás de mim param para eu executar a manobra de mudança de direção à esquerda ...
- vem 2 carros no sentido oposto pelo que eu os deixo passar e inicio a manobra
-quando estou quase a sair da estrada já encostado à linha de berma vem um carro a ultrapassar tudo e todos e embate me na porta do condutor apanhando me ainda parte da porta traseira e terminando a travagem de cerca de 7 metros já para lá da linha de berma.
- existe um entroncamento a 50 metros e a estrada não tem qualquer inibição a ultrapassagem excepto o que diz o CE que é proibido ultrapassar antes dos entroncamentos / cruzamentos
Existem testemunhas da minha parte que efectivamente viram o que se passou e existem 2 falsas que dizem o que o outro condutor diz...

O condutor do carro que embateu no meu não se dá como culpado e chega a polícia e efectua medições e toma conta da ocorrência.

O meu mediador / companhia querem atirar a culpa para mim ou para 50/50 o que acho errado

Terei na vossa opinião razão e se sim o que poderei fazer para me proteger...
Em anexo irei deixar fotos do local e posições dos carros

cfbf5e329da18b261e5dd15bd5ff018b.jpg

2e81224bf2d2754daa8b1d27476eefcc.jpg
80f61837cb214e189a25380c0c4b484f.jpg
01acc157a1e0d1c341a7901fd9dbbd05.jpg

O único problema que vejo para o teu lado é teres um traço continuo onde era suposto ser descontinuo (o de acesso à tal casa de pneus).

Quais são as razões da tua seguradora querer responsabilizar-te?

O único problema que vejo para o teu lado é teres um traço continuo onde era suposto ser descontinuo (o de acesso à tal casa de pneus).

Quais são as razões da tua seguradora querer responsabilizar-te?

Não se entra na casa de pneus então? [:D]

50/50 o tanas, ele ultrapassa múltiplas viaturas (segundo o autor do tópico diz, 2+1) portanto a culpa é só dele.

Não se entra na casa de pneus então? [:D]
Penso que isso seja outra questão e o relevante aqui é o condutor ter mudado de direcção, saindo da via em que se encontrava. Agora se do outro lado está uma casa de pneus ou um muro...

50/50 o tanas, ele ultrapassa múltiplas viaturas (segundo o autor do tópico diz, 2+1) portanto a culpa é só dele.
Há pouco tempo andava por aqui um tópico de um user que também levou com uma mota que vinha a ultrapassar o pessoal todo...
Não me lembro do desfecho, mas tenho ideia que houve quem tivesse comentado ter passado pelo mesmo ou algo idêntico e ter ficado pelos 50/50, pois ambos tinham de garantir que podiam fazer a manobra em segurança. As testemunhas talvez possam ajudar o caso...

ps: eu não faço ideia de qual será o desfecho [:blush:]

O outro ultrapassou mas o que é certo é que estando ali o traço continuo, indica não existir cruzamento ou local para virar.

Não digo que seja 50/50 ou culpa de um ou outro, mas vai dar que falar.

O perito veio aqui falar comigo pois a versão do outro condutor é totalmente diferente
O traço contínuo e a limitadora da faixa de rodagem ele ultrapassa os carros todos e vem me bater quando estou quase a acabar a manobra
A seguradora quer me culpar por ser apenas uma entrada privada

O máximo que a que poderá ser é 25/75 % (caso 17 da tabela prática de responsabilidades da Associação Portuguesa de Seguros) ou seja, pagas metade da reparação da tua viatura e o seguro do outro paga o restante. O outro interveniente fica com a reparação da sua viatura a seu cargo.

E é a resolução comum e foi a que deram ao outro caso falado neste forúm.

[;)]

Última edição:
penso que a seguradora não pode usar isso como desculpa.
e se tivesses a fazer uma inversão de marcha?
a meu ver a culpa é sempre do outro condutor, que não tomou as devidas precauções ao iniciar a manobra de ultrapassagem.
sobre as infrações ao c.e. que possam ter existido para ter havido o acidente, alguém vai ter que as pagar em inquérito do acidente, pelo menos é o que se passa aqui[;)]

Não existe qualquer proibição para que não pudesse ser feita a ultrapassagem, quem vai ultrapassar ou mudar de direção a esquerda é que tem de verificar se não esta a ser ultrapassado, neste caso provavelmente vais ser considerado culpado a 100% do acidente.

Esteve cá o perito averiguador pois a companhia de seguros do outro quis dar me como 100% culpado o que segundo ele não deve pintar bem assim porque o meu carro na altura que ele me bate já está todo na outra faixa o que demonstra claramente que quando eu iniciei a manobra não havia ninguém a ultrapassar me o que de facto eu constatei antes de iniciar a manobra
Segundo ele daqui a 2 dias deve haver uma peritagem avaliadora ao meu carro

Esteve cá o perito averiguador pois a companhia de seguros do outro quis dar me como 100% culpado o que segundo ele não deve pintar bem assim porque o meu carro na altura que ele me bate já está todo na outra faixa o que demonstra claramente que quando eu iniciei a manobra não havia ninguém a ultrapassar me o que de facto eu constatei antes de iniciar a manobra
Segundo ele daqui a 2 dias deve haver uma peritagem avaliadora ao meu carro

Força com isso.
Tenho um colega numa situação semelhante em que o processo acabou por seguir para a via judicial devido a falta de acordo entre as seguradoras.
Se as medições estiverem do teu lado, e se for necessário via judicial, acabarás por ganhar.

Tal como o user PSerra disse, não vás na conversa.

O tal acidente em tudo semelhante ao teu e que teve 75% de culpa para quem vinha a ultrapassar está relatado neste link:

http://forum.autohoje.com/forum-geral/143280-duvida-acidente-sem-entendimento-4.html

e, como foi dito, foi resolvido à luz do exemplo 17 da tabela prática de responsabilidades da Associação Portuguesa de Seguros :

http://sitedosseguros.com/uploads/tabela-pratica-responsabilidades.pdf

Vê se a situação é comparável e faz valer os teus direitos junto das companhias.

Última edição:
Ambos estão a efectuar uma manobra proibida, pisar traço continuo o que é no mínimo uma contra ordenacao grave, portanto não me admira que a seguradora queira dar 50 a cada um. Se se quer entrar para a casa de pneus tem que se arranjar um lugar onde haja descontínuo para fazer inversão de marcha, não se passa o continuo para tal...

Voltar
Superior