Ajuda acidente

1- Sinalizar devidamente o acidente, com os quatro piscas, colete e triângulo! É muito importante, para evitar mais acidentes, especialmente em vias rápidas, com pouca visibilidade ou condições climatéricas adversas.

2- As pessoas que consigam, devem deslocar-se para fora da estrada.

3- Caso haja feridos ou mortos, chamar o 112. Descrever com calma e precisão o local do acidente, o número e gravidade dos feridos, número e tipo de veículos envolvidos (especialmente se houver veículos de mercadorias perigosas), etc. Também devem chamar a Polícia caso o outro condutor não tenha os documentos, carta, seguro, suspeitem que ele esteja alcoolizado ou outra situação irregular.

4- Obter junto dos outros condutores a sua identificação, a do proprietário do veículo e do seguro, preenchendo a declaração amigável com muito cuidado.

5- Obter fotos, se for possivel fazê-lo em segurança, dos veículos (fotos gerais, não apenas detalhes das zonas deformadas), bem como do local, da via e da sinalização existente.

Acho que não me estou assim a esquecer de nada, mas se tiverem coisas a acrescentar, ponham! [kiss]

PS: benvinda ao AHO! Lê as regras e passa um bom tempo aqui! apr:)

Obrigada pelas dicas [;)]

Ainda não li bem as regras... obrigada pelo conselho [:D]

allaz, mais valia não teres escrito o último post:sh)

Desde quando se julgam as pessoas pelo veículo que conduzem? Ter uma R6 faz dele culpado? Porque é uma moto veloz?

[8b] [8b]

Não se deve julgar as pessoas pela aparência, nunca....

Sendo assim, mais vale nem fazer croqui dos acidentes que envolvem automóveis e motos, porque à partida as motos são mais rápidas, e os condutores uns inconscientes, portanto são sempre culpados...

É a célebre história dos "feios, porcos e maus"...

Não quero dizer com isto, que és culpado, ou que não és, porque não fui testemunha do infeliz acidente...

Mas detesto ver generalizações...porque uns fazem algo, todos fazem?

Olha aí um vídeo de com veículos bem mais lentos que uma R6, a fazer asneira
http://br.youtube.com/watch?v=eAgtRDYbCNI

E tem motos no fim, a fazer asneira da grossa, que é para não generalizar...

Já agora, como ficou o condutor da moto?
Antes de mais, devo dizer que concordo com a citação, e mostro respeito por todas as opiniões, nunca se deve julgar as pessoas pela aparencia, isso é um facto.Só mostrei o video para dar o exemplo que a mota pode vir atrás a 70 kmh e passar em 5 segundos(o tempo de eu fazer o pisca,abrandar,encostar,etc) para 140kmh

Assim sendo, vamos aos factos provados:

- Tu ias mudar de direcção á esquerda.
- O motociclista executava uma manobra de ultrapassagem.
- O embate ocorreu cerca de 50cm na fila de trânsito de sentido inverso.
- O embate ocorreu de raspão, o que indicia que se deu no momento em que iniciavas a manobra.
- Mudavas de direcção para uma propriedade privada e depreendo que no local é permitida a ultrapassagem.
- A velocidade máxima permitida no local é de 90 km/h? Vamos entender que sim.
Quanto a esta citação, tenho a dizer que a o limite local é de 50kmh e limite geral é 50kmh.Desde o momento o embate,o condutor caiu e arrastou 111m e a mota continuou 255m e não me parece que tenha sido equilibrada, pois se fosse equilibrada,o condutor não tinha caído e continuava em cima dela.Por favor, ninguém me tente convencer que ele circulava a 50. Mais digo que felizmente, não vinha nenhum carro de frente na altura, ou seja o condutor só rasgou as calças e teve qualquer coisa no pé, n foi nada de grave para a queda que foi.Poderia ter tido consequências mais graves para mim se eu tivesse executado a manobra mais cedo, pois a mota cortava o carro ao meio pela "minha" porta.

Agora se for considerado 50/50 eu vou fazer o seguinte: vou dizer à minha seguradora que vou ter outro acidente breve. Ora vamos lá ver:Eu avisto um gajo a virar à esquerda para a garagem dele e como até preciso de pintar o meu capô vou acelerar a fundo, ultrapassar e bater mesmo em cheio nele.Assim sei sempre que não sou culpado, sim, porque o outro individuo está a virar para a esquerda para um local privado,logo é ele o culpado e não eu!!!bonito,n é?Devem estar todos a suar.Era onde eu queria chegar quando disse que quando a porcaria bate na ventoinha,alguns fogem e outros ficam,e pq?PORQUE ninguém assume responsabilidades!Isto acontece por todo o país.Eu assumia parte da responsabilidade se eu soubesse que fiz alguma coisa de não regulamentar.Agora pergunto eu:Qual é a duvida??

Boas Ballaz.
Como descreves-tes até podes ter razão,mas a coisa pode ficar feia para o teu lado se não mexeres uns pauzinhos...É assim que funciona em Portugal.
Boa sorte.

Boas Ballaz.
Como descreves-tes até podes ter razão,mas a coisa pode ficar feia para o teu lado se não mexeres uns pauzinhos...É assim que funciona em Portugal.
Boa sorte.
Acho que tens razão, é do tipo:eu tenho que fazer a seguradora rir, para eu me rir também. Mas acredita que eu sou de ir até ao fim quando sei que tenho razão, mas a verdade é que hoje em dia é preciso ter conhecimentos em todo o lado:confused:

Obrigado pela sorte

Realmente entristece-me um pouco a atitude das pessoas, neste caso, num forum.

Um user novo, vem pedir ajuda ou informações, que lhe tentam ser prestadas de acordo com a experiência, até profissional, de cada um neste tipo de situações.
No entanto, em vez de tentar "ouvir" e retirar informação útil para a resolução da situação, entende que somos nós os maus da fita, quando apenas estamos a ver o "seu lado da história".

Corroboro o que o Vanquish disse, 50/50 já não é uma má resolução...
Se conseguires provar que fizeste tudo correctamente, acho que tens razão a 100%, no entanto, tens que o provar...
Mesmo em sede judicial, é capaz de andar pelos 50%, devido à falta de prova.

Boas

Tive aqui à tempos um acidente que vou passar a explicar:Eu ia numa nacional em zona de 50kmh numa longa recta.Quis virar à esquerda para dentro de uma empresa de recolha de lixo(sitio particular com acesso publico), e 20/30 metros antes liguei o pisca esquerdo e enconstei-me o mais possivel à esquerda sem pisar a linha e parei.olhei para o espelho e vinha uma mota láaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaa atrás a uns 200m, de frente não vinha ninguém.No preciso momento em que arranco e ja tenho a direcção virada, a mota passa tipo projectil de raspão e leva-me o espelho(pensei eu que era só o espelho). Afinal tinha sido a chapa lateral esquerda toda,mais óptica que saltou fora,mais pára-choques.o Condutor da R6 ao bater caiu,arrastou 111m e a mota seguiu a recta(a subir ligeiramente) até bater num muro(no fim da recta) a 255m do local do embate.eu declarei no auto da PSP o que disse aqui e ele declarou que me ia a ultrapassar e eu virei para a esquerda de repente.

Conclusão:A seguradora dele diz que tenho toda a responsabilidade pq infringi o nº 1 do artº 44 do CE.A minha ainda está em averiguações.Pelo que sei,o outro condutor infringiu o artº 27,37 e 38 do CE.Cada faixa tinha 3 metros de largura.a distancia da ponta dianteira esquerda do meu carro até à linha de berma da faixa contrária(lado da empresa) é de 2,57m.dessa mesma ponta à linha de berma da "minha faixa" são 3,48m.ou seja,a minha frente invadiu 48cm da outra faixa.O Espelho(que voou) estava precisamente em cima da linha descontínua.

Requisito ajuda aos entendidos para que me esclareçam o seguinte:
-Qual era a velocidade estimada da mota?
-Ele ultrapassou a +- a 20 cm da linha descontinua,não deveria ter aumentado a distancia lateral?
-Se me viu a fazer sinal e encostado à esquerda,não deveria ter ultrapassado pela direita?
-A minha namorada vinha comigo e viu tudo.Ela serve de testemunha oficial?
-Pelos meus procedimentos, fiz alguma coisa de não regulamentar?
-Se eu fiz 1º a manobra e demonstrei a intenção de virar à esquerda, acham que me deve ser imputada alguma responsabilidade?
-No croqui da PSP,o meu carro n apareçe tão paralelo à linha como estava.mas por outro lado tá lá uma nota a dizer que o esboço NAO é feito à escala.O que conta é o desenho e as medidas ou sao só as medidas?

Peço desculpa pelo longo texto, mas agradeço mesmo ajuda, pois receio que as seguradoras entrem em acordo para ficar 50/50.

Cumprimentos a todos os users

Há um elemento nesta história que não entendo...
Se viste a mota, porque é que iniciaste a manobra?

Eu como motard e condutor de carros sei olhar para uma situação assim imparcialmente....

de facto é complicado!

Uma R6 e muitas outras motas, são veiculos com demasiada potência para a ingenuidade ignorante das leis ! são os olhos que preferem não ver...

bem....

quase de certeza ou mais do que com certeza que o condutor da mota vinha a bem mais que 50km/h , o permitido.....

todavia tu viste a mota!

agora, és obrigado a imaginar que ele vinha tão depressa? NÃO , ele é que vem a infringir a lei, logo ele é que tem que tomar as devidas precauções perante tal.

Eu quando ando de mota a ultrapassar carros acima dos limites legais, tenho a perfeita consciência de que eu é que tenho que ir atento porque o mais provavel é que ninguem me esteja a ver, principalmente no meio das filas.

1 pergunta: ele trazia as luzes da mota ligadas?

Por outro lado, tu para evitar isso podias ter depreendido (embora não seja obrigatório) que ele vinha a ultrapassar, que era uma mota potente logo não vinha devagar, etc!

tens a certeza que tinhas o pisca? e que o ligaste uns bons metros antes de iniciares a mudança de direcção? é porque eu com os anos de experiência que tenho a andar de mota na estrada, sei que:

-os condutores de motas são muito cautelosos em termos gerais nas ultrapassagens a carros que circulam devagar

-muitos condutores de carros não sinalizam antecipadamente a mudança de direcção, ou nem sinalizam de todo!

Há um elemento nesta história que não entendo...
Se viste a mota, porque é que iniciaste a manobra?

Respondendo a esta questão,eu pergunto:Qual foi a parte que expliquei que não se percebe?Eu disse no 1º post que vi a mota a aprox. 200m,n sei precisar,e se iniciei a manobra e pressupondo que o motociclo circulava a 70kmh(pra n dizer 50)foi pq vi que ainda tinha muito tempo e para além disso, não esperando que ele chegasse tão rápido, mesmo assim pensei que poderia
e deveria ele ter ultrapassado pela direita.

1 pergunta: ele trazia as luzes da mota ligadas?

Respondendo a esta questão:Não,não trazia e agora?:confused:

Realmente entristece-me um pouco a atitude das pessoas, neste caso, num forum.

Um user novo, vem pedir ajuda ou informações, que lhe tentam ser prestadas de acordo com a experiência, até profissional, de cada um neste tipo de situações.
No entanto, em vez de tentar "ouvir" e retirar informação útil para a resolução da situação, entende que somos nós os maus da fita, quando apenas estamos a ver o "seu lado da história".

Corroboro o que o Vanquish disse, 50/50 já não é uma má resolução...
Se conseguires provar que fizeste tudo correctamente, acho que tens razão a 100%, no entanto, tens que o provar...
Mesmo em sede judicial, é capaz de andar pelos 50%, devido à falta de prova.

Bem, peço desculpa por algo de mal que tenha dado a entender sem querer e fazer disto uma sala de debate. Mas o facto, é que, alguns estão a desconfiar das minhas declarações e como já disse, n tenho motivos para estar a mentir.A verdade é que neste país,90% das pessoas NAO faz pisca!!E tal como o condutor da R6 n tem q pagar pelos videos no youtube, eu tb n tenho que pagar pela falta de civismo do povo português que vejo todos os dias.
tens a certeza que tinhas o pisca? e que o ligaste uns bons metros antes de iniciares a mudança de direcção? é porque eu com os anos de experiência que tenho a andar de mota na estrada, sei que:

-os condutores de motas são muito cautelosos em termos gerais nas ultrapassagens a carros que circulam devagar

-muitos condutores de carros não sinalizam antecipadamente a mudança de direcção, ou nem sinalizam de todo!

Eu digo( e respondendo ao mesmo tempo à questão) isto porque a minha profissão é conduzir Categoria D(Nada de urbanos), ou seja, faz parte do meu trabalho estar atento a espelhos, ao transito, aos peões e fazer o pisca é um hábito obrigatório.No entanto, não quer dizer que, como toda a gente,eu N faça os meus erros inconscientes.Mas tb nao faria sentido eu estar aqui a postar se eu tivesse feito alguma coisa de NAO regulamentar. Para q? Já sabia que era culpado, n valia a pena dar a volta à coisa.O tópico tá a estender-se mais um pouco do que eu esperava,eu inicialmente só queria mesmo que os entendidos, neste caso, pessoas que já trabalharam ou trabalham actualmente em seguradoras me respondessem às perguntas que fiz inicialmente:
-Qual era a velocidade estimada da mota?
-Ele ultrapassou a +- a 20 cm da linha descontinua,não deveria ter aumentado a distancia lateral?
-Se me viu a fazer sinal e encostado à esquerda,não deveria ter ultrapassado pela direita?
-A minha namorada vinha comigo e viu tudo.Ela serve de testemunha oficial?
-Pelos meus procedimentos, fiz alguma coisa de não regulamentar?
-Se eu fiz 1º a manobra e demonstrei a intenção de virar à esquerda, acham que me deve ser imputada alguma responsabilidade?
-No croqui da PSP,o meu carro n apareçe tão paralelo à linha como estava.mas por outro lado tá lá uma nota a dizer que o esboço NAO é feito à escala.O que conta é o desenho e as medidas ou sao só as medidas?

Já agora, deixo aqui a observação sobre as provas:é certo que ninguém pode provar(a n ser que a minha namorada sirva de testemunha) que fiz sinal,mas tb ng pode provar que eu NAO fiz.Deixo aqui a questão:O outro condutor fez sinal?trazia as luzes acesas?Vamos supor que sim.Ele não pode provar tal coisa.Agora, vamos supor que ele NAO trazia nem luzes,nem ligou o pisca.EU nao posso provar tal coisa.Ou seja, estamos aqui num pé de igualdade,se bem que ele está em desvantagem por nao trazer as luzes ligadas, mas eu nem queria pegar por aí.

O que peço mesmo é que respondam às perguntas que fiz acima numa tentativa de me ajudarem,e sim,estou a pedir.Por respeito a todos os users, peço desculpa por algum mal-entendido e agradeço a todos a vossa colaboração.

-Qual era a velocidade estimada da mota? Cabe-te a ti provar, não será possivel fazer uma estimativa concreta depois de ter ido ao chão (na minha modesta opinião).
-Ele ultrapassou a +- a 20 cm da linha descontinua,não deveria ter aumentado a distancia lateral? (numa mota seria suficiente para passar ao teu lado sem problema, atenção, poderá é indicar que não estavas assim tão ao eixo da via... so vendo o esboço).
-Se me viu a fazer sinal e encostado à esquerda,não deveria ter ultrapassado pela direita? (concordo, no entanto, se leres uns post anteriores vês que já tentaram transmitir o que as seguradoras resolvem neste tipo de casos).
-A minha namorada vinha comigo e viu tudo.Ela serve de testemunha oficial? (pode ser testemunha em tribunal, a sua credibilidade é que, como podes calcular, será reduzida)
-Pelos meus procedimentos, fiz alguma coisa de não regulamentar? (se provares que fizeste pisca e estavas ao eixo, não )
-No croqui da PSP,o meu carro n apareçe tão paralelo à linha como estava.mas por outro lado tá lá uma nota a dizer que o esboço NAO é feito à escala.O que conta é o desenho e as medidas ou sao só as medidas? (o que vale são as medidas...)

O que peço mesmo é que respondam às perguntas que fiz acima numa tentativa de me ajudarem,e sim,estou a pedir.Por respeito a todos os users, peço desculpa por algum mal-entendido e agradeço a todos a vossa colaboração.

A parte a bold é a minha modesta opinião [;)]

Pode vir a servir : www.cimasa.pt ou a tua protecção juridica.

Bem, peço desculpa por algo de mal que tenha dado a entender sem querer e fazer disto uma sala de debate. Mas o facto, é que, alguns estão a desconfiar das minhas declarações e como já disse, n tenho motivos para estar a mentir.A verdade é que neste país,90% das pessoas NAO faz pisca!!

Suponho que a frase me seja dirigida e como tal devo responder.

Em alguma altura disse que desconfio das tuas declarações? Não!

O que disse, e reafirmo, é que as tuas declarações valem o que valem quando isoladas. O que efectivamente vale, tanto para as seguradoras como para um Juiz, são as declarações de ambos os condutores e, sendo conhecedor do meio, com 99,99% de certeza que as declarações do motociclista contradizem as tuas!

Assim, nunca a responsabilidade do acidente pode ser baseada apenas nas tuas declarações mas nas de ambos e, sendo divergentes, as coisas não são assim tão simples!

Em relação ao pisca, tu próprio disseste que o fizeste 20 a 30 metros antes da mudança de direcção. Supondo que circulavas a apenas 50 km/h, pode-se concluir que o pisca esteve ligado/visível 1,44 a 2,16 segundos
antes de efectuar a manobra. Sabendo que se trata de uma luz intermitente e que o CE determina que a sinalização se efectue com a devida antecedência, não me parece que, mesmo tendo sido feito, o tenhas feito correctamente e com a antecedência devida.

Cumprimentos

Assim, nunca a responsabilidade do acidente pode ser baseada apenas nas tuas declarações mas nas de ambos e, sendo divergentes, as coisas não são assim tão simples!
Concordo com isso, é um facto inegável, é a palavra de um contra o outro, logo vai resolver-se a coisa através de provas directas, digo eu...

Mais adianto que encontrei um caso idêntico que vou resumir. O que difere é o facto de serem 2 carros,o autor "A" ultrapassar uma fila de veículos e bater no autor "B" que ja estava próximo da linha de berma prestes a concluir a manobra e ia virar para uma oficina. No meu caso,foi no preciso momento em que inicio a manobra e no 2º caso,o Autor "B" está a terminar a manobra.O autor "A" pôs o autor "B" em tribunal e alegou que este virou de repente sem qualquer sinalização quando ultrapassava,o autor A contradizia.Conclusão:O tribunal usou o critério temporal e apurou que foi o autor "A" que foi bater no autor "B" e este circulava a 100kmh numa zona de 50, e atribuiu-lhe a exclusividade da responsabilidade do acidente e dizia ainda que, quem segue à retaguarda e pretenda ultrapassar deve estar atento à imprevisão do veículo da frente. Agora pergunto eu se este será o único juiz em Portugal que faz estas conclusões...

Em relação ao pisca, tu próprio disseste que o fizeste 20 a 30 metros antes da mudança de direcção. Supondo que circulavas a apenas 50 km/h, pode-se concluir que o pisca esteve ligado/visível 1,44 a 2,16 segundos
antes de efectuar a manobra. Sabendo que se trata de uma luz intermitente e que o CE determina que a sinalização se efectue com a devida antecedência, não me parece que, mesmo tendo sido feito, o tenhas feito correctamente e com a antecedência devida.
Respondendo à questão, eu circulava a 40kmh, abrandei e parei(com o pisca sempre ligado).

Obrigado pela colaboração

Vou ganhar a pá de ouro por desenterrar este tópico mas estava a pesquisar nos meus tópicos e achei interessante voltar aqui.
Só quero informar que o tribunal decidiu 100% a meu favor apesar de ambas as seguradoras (a minha e a do terceiro) me terem culpado a 100%. A decisão do tribunal foi feita com base na revelação do condutor da moto ao desconhecer que a velocidade máxima naquela via seria 50 kmh e por isso circulava bem acima disso.
Nem sempre confiem na decisão geral das seguradoras, usem a proteção jurídica num bom advogado sempre que considerem ter razão num acidente.
O processo arrastou-se por 5 anos mas valeu a pena e recebi juros.

Vou ganhar a pá de ouro por desenterrar este tópico mas estava a pesquisar nos meus tópicos e achei interessante voltar aqui.
Só quero informar que o tribunal decidiu 100% a meu favor apesar de ambas as seguradoras (a minha e a do terceiro) me terem culpado a 100%. A decisão do tribunal foi feita com base na revelação do condutor da moto ao desconhecer que a velocidade máxima naquela via seria 50 kmh e por isso circulava bem acima disso.
Nem sempre confiem na decisão geral das seguradoras, usem a proteção jurídica num bom advogado sempre que considerem ter razão num acidente.
O processo arrastou-se por 5 anos mas valeu a pena e recebi juros.

Não.. não ganhas a pá de ouro... há por aí tópicos ainda mais antigos "reabertos".

Ainda bem então, que o teu caso te foi favorável. [;)]

Voltar
Superior