[Ajuda] Carro de Cortesia - Cuidados a ter

SilverCoconut

New member
Viva!

No seguimento do recall da Citroen relativo a terem colocado airbags defeituosos em vários veiculos, recebi uma carta a dizer para o meu actual veiculo ficar imobilizado pois havia um risco grande de haver problemas (e consequemente morte como já aconteceu noutros países). Acontece que eu dependo deste carro para fazer a minha vida e por isso solicitei um carro de substituição até eles terem a peça (e eu receber o código para eles poderem dar seguimento ao processo de recall).

Ora como nunca tive nenhum carro de cortesia gostaria de saber que cuidados deverei ter para além do básico (como manter o carro tal e qual me foi entregue). Visto que terei que assinar um contracto por causa de questões de seguro e documentação (segundo me foi indicado), alguns aspectos que me lembrei também foi de tirar fotos ao carro assim que ele vier para a minha posse (para mais tarde não alegarem danos que eu tenha supostamente feito entretanto) e de estar esclarecido quanto às coberturas do seguro.

No entanto há outros detalhes que me possam estar a escapar e gostaria de saber quem tem mais experiência de andar assim em "carros de aluguer" a que linhas no contracto e outras coisas devo ter em atenção para mais tarde não vir a ter problemas e despesas inesperadas.

Obrigado

Last edited:
Alugar um carro por um serviço de uma hora?

Não...

Eles disseram na carta para imobilizar o meu veiculo actual, no entanto eu preciso de um para fazer a minha vida e como não há data para receber o voucher que depois permite fazerem o recall... Não posso estar meses com o meu veiculo parado porque preciso de um para fazer a minha vida e não tenho alternativa.

Alugar um carro por um serviço de uma hora?

percebeste mal, ele não vai alugar um carro, vão dar um carro de cortesia (ou pelo menos solicitou um). agora essa do contrato é que é estranho. se calhar é norma na empresa, mas para um serviço que o eblase diz ser simples, não percebo o porquê de tanta coisa com a marca.

olha, há muitos anos pior aconteceu com o meu pai: o carro dele tinha 11 meses, bateram-lhe e foi perda total. num volvo de 35 mil euros deram cerca de 25 mil euros de arranjo (puseram mais uns pós para ele ter direito a perda total). andou com carro emprestado pela volvo durante 3 semanas e nesse tempo ainda apanhou com uma tipa a bater-lhe na lateral. foi para arranjar e siga, nada de preocupante. foi só tratar com a volvo e eles ativaram o seguro.

e estás tu preocupado com algum risquinho? [:D]

Também tenho um carro que vai passar por essa situação, vais receber os códigos da Citroen, depois informas a oficina onde levas o carro, eles mandam vir as peças e depois marcam um dia para ires lá trocar, a reparação normal é de 1/2 dias, não me informam de nenhum período longo de paragem.
Recomendo-te veres o nível de combustível e fazer um vídeo 360 ao carro quando o recebes e quando o entregas. Ou fotos, algo que apanhe todos os lados do carro. Sem grande preocupação, normalmente não há problemas mas já vi tentarem imputar um espelho lateral partido que foi entregue ok, com provas calas logo a cena.
De resto é usar e entregar de depósito cheio, ticket da bomba podes deixar no carro, com sujidade se for de rent a car, eles limpam, se for gratuito de stand acho que o mínimo é entregares mais ou menos como recebeste, a ver se para a próxima tens a mm sorte.

Last edited:
Também tenho um carro que vai passar por essa situação, vais receber os códigos da Citroen, depois informas a oficina onde levas o carro, eles mandam vir as peças e depois marcam um dia para ires lá trocar, a reparação normal é de 1/2 dias, não me informam de nenhum período longo de paragem.
Recomendo-te veres o nível de combustível e fazer um vídeo 360 ao carro quando o recebes e quando o entregas. Ou fotos, algo que apanhe todos os lados do carro. Sem grande preocupação, normalmente não há problemas mas já vi tentarem imputar um espelho lateral partido que foi entregue ok, com provas calas logo a cena.
De resto é usar e entregar de depósito cheio, ticket da bomba podes deixar no carro, com sujidade se for de rent a car, eles limpam, se for gratuito de stand acho que o mínimo é entregares mais ou menos como recebeste, a ver se para a próxima tens a mm sorte.

Como disse, na carta registada que me enviaram diziam expressamente para imobilizar a minha viatura. Ora não o posso fazer porque não posso parar com a minha vida. Então ficaram de me arranjar uma viatura de substituição sem custos enquanto não recebo os códigos para poderem encomendar as peças, fazerem a marcação e substituição da peça defeituosa. Mas como na vida nunca aluguei um carro não estou muito ciente de potenciais armadilhas/situações que me possam acontecer e queria simplesmente me precaver para mais tarde quando devolver a viatura não me imputarem custos ou situações às quais sou alheio. E por isso fiz este post aqui para saber dicas de quem já está mais habituado a fazer alugueres de carros que me possa ajudar a mim e a quem futuramente vier ler e que esteja na mesma situação.

https://www.youtube.com/watch?v=Bn3hF8jvAMY

Está em francês, mas é para contextualizar melhor...

Na Citroen disseram-me para não ligar a isso e andar normalmente com o carro, proceder dessa forma. Sempre foram correctos comigo, portanto da minha parte vou fazer como eles sugerem. Pode depender de concessionário para concessionário, faz como te sentires à vontade, como te sugeriram...

Sobre alugueres tenho uma carrada deles feitos, podes confiar no que te disse, não é nenhum bicho, não vão andar com lupa a ver nada, olham para o geral se não teve nenhuma porrada, peça partida, jante raspada, é mais ou menos estas coisas que os preocupam. Agora se alguém a abrir uma porta te deu um toquezito e ficou lá uma marcazita de 1mm ou quê, se forem coisitas mínimas passa, alguns rents até têm uma "medida" para aferir em milímetros o que passa ou não. E também te pode calhar um que já esteja em fim de vida de rent, já apanhei um que o contrato tinha umas 10 linhas de defeitos, coitado do carro era um Fiat 500L com alguns 70mil km, o homem só me disse, não vamos ver defeitos, simplesmente devolva-me o carro inteiro. Ok, foi uma postura correcta, no fundo eu é que nem deveria aceitar um carro naquele estado, mas pronto foi o que se arranjou.

Usa sem grande preocupação. Vais ver que corre bem.

há cerca de uma dúzia de anos o meu carro avariou e a solução do seguro foi chamarem um táxi para fazer 2kms, depois deixarem-me à porta de uma rent-a-car, eu pagar o depósito (eram 80€ na altura) e darem-me um carro. no dia seguinte, quando o devolvi, estava quase na hora limite. chego lá e nem quiseram ver nada, pois já estava outro à espera para o levar. comigo ainda fez cerca de 250kms num dia.

já o meu pai teve uma vez problemas com o seguro. ele tinha um volvo 1.9d e chega lá e dão-lhe algo tipo esses clios, fiats 500 e do género. ele exigiu um carro da gama do dele, pois não ia andar a fazer kms com um carro a gasolina. lá teve que esperar e depois ou ia ser um opel vectra ou um audi A4. calhou-lhe um A4 de 136cv, que na altura saíam muito para alugueres. por isso se o teu carro for algum potente, exige no mínimo algo remotamente parecido, a não ser que faças poucos kms ou não te importes.

A atribuição de carro de substituição normalmente é por segmento. E eventualmente também por tipo de combustível. Depende das cláusulas contratadas no seguro, mas numa situação de viagem pode ser proposto um carro de gama inferior, que pode não ser aceite, e depois levam-te de táxi para outro rent mais longe para teres um do mesmo segmento mas perdes tempo. Jogam assim para pouparem uns trocos também.
Não tenho conhecimento de ser por potência...

Eu pedi o carro mais básico que conseguissem na altura em que o fosse levantar, desde que não fosse eléctrico pois não tenho maneira de o carregar (nem tempo). Obrigado uma vez mais pelas vossas dicas [:cool:]

PS: Tenho um C3 de 2010 portanto mesmo até o mais básico já vai ser potente q.b., e também não posso pedir algo muito potente pois não vou ser o único a conduzir o carro (e eles também já foram informados disso mesmo por causa do seguro).

Last edited:
Bom, já fui buscar uma viatura... e calhou o meu primeiro FIAT 500. Apanhei o meu primeiro susto na bomba de gasolina pois não estava a conseguir abrir aquela treta do depósito e afinal os FIATs parece que tem um truque especial qualquer que se esqueceram de mencionar... Vamos ver como corre.

Fiz um video do estado da viatura (eles também tiraram fotos) e sei o nivel de gasolina que vou ter que deixar, falta apenas tirar a quilometragem (não tenho limite de KMs para andar). Aquilo trava é super-mal, mas deduzo que os hibridos tenham todos o mesmo sistema de travagem.

O aluguer é feito pela Free2Move e a custo zero (a sra com quem combinei tudo foi a mesma quer presencial quer por telefone).

Last edited:
Normalmente nesses casos, eles querem é que a pessoa não apresente reclamação, portanto dão "tudo".

Tive uma situação parecida noutra marca e deram-me o carro para andar sem restrições. assinei um contrato de aluguer a custo 0, franquia 0 e deposito vazio (estava a meio).

Claro que as letras pequenas tinham 2 pontos interessantes.
- O custo do carro era 250€/dia a partir do fim da reparação do meu
- Se o carro ficasse imobilizado por acidente ou fosse roubado, tinha que chamar a policia. Portanto, se devolvesse a chave e um papel da policia, a conta seria 0.

Lê as letras pequenas para não apanhares surpresas, de resto, anda à vontade.

Normalmente nesses casos, eles querem é que a pessoa não apresente reclamação, portanto dão "tudo".

Tive uma situação parecida noutra marca e deram-me o carro para andar sem restrições. assinei um contrato de aluguer a custo 0, franquia 0 e deposito vazio (estava a meio).

Claro que as letras pequenas tinham 2 pontos interessantes.
- O custo do carro era 250€/dia a partir do fim da reparação do meu
- Se o carro ficasse imobilizado por acidente ou fosse roubado, tinha que chamar a policia. Portanto, se devolvesse a chave e um papel da policia, a conta seria 0.

Lê as letras pequenas para não apanhares surpresas, de resto, anda à vontade.

Pois, sem sombra de dúvidas que há isso a ver.

Ainda há uns 2/3 anos, um familiar num Classe A (W169) por imobilização do carro por causa dos airbag "TAKATA", entregaram-lhe um CLA para andar e quando viu as condições, reparou que caso acontecesse algo ao carro, teria de "inchar" 2500€.

Do que li das condições é que o aluguer está feito até dia 5 do próximo mês, mas que segundo foi dito na sucursal revalida automaticamente se até lá não resolverem a questão do meu outro carro. No entanto eu ligo para lá antes do prazo para confirmar novamente que está tudo ok. Foram indicados os condutores que iam usar este carro. Apenas tenho uma franquia de 150€.

image.png

Last edited:
Do que li das condições é que o aluguer está feito até dia 5 do próximo mês, mas que segundo foi dito na sucursal revalida automaticamente se até lá não resolverem a questão do meu outro carro. No entanto eu ligo para lá antes do prazo para confirmar novamente que está tudo ok. Foram indicados os condutores que iam usar este carro. Apenas tenho uma franquia de 150€.

o seguro e respetivas franquias/danos do carro de subtituição são exactamente os mesmos do teu carro pessoal.

Artigo 42.º

Veículo de substituição

1 - Verificando-se a imobilização do veículo sinistrado, o lesado tem direito a um veículo de substituição de características semelhantes a partir da data em que a empresa de seguros assuma a responsabilidade exclusiva pelo ressarcimento dos danos resultantes do acidente, nos termos previstos nos artigos anteriores.

2 - No caso de perda total do veículo imobilizado, nos termos e condições do artigo anterior, a obrigação mencionada no número anterior cessa no momento em que a empresa de seguros coloque à disposição do lesado o pagamento da indemnização.

3 - A empresa de seguros responsável comunica ao lesado a identificação do local onde o veículo de substituição deve ser levantado e a descrição das condições da sua utilização.

4 - O veículo de substituição deve estar coberto por um seguro de cobertura igual ao seguro existente para o veículo imobilizado, cujo custo fica a cargo da empresa de seguros responsável.

5 - O disposto neste artigo não prejudica o direito de o lesado ser indemnizado, nos termos gerais, no excesso de despesas em que incorreu com transporte em consequência da imobilização do veículo durante o período em que não dispôs do veículo de substituição.

6 - Sempre que a reparação seja efectuada em oficina indicada pelo lesado, a empresa de seguros disponibiliza o veículo de substituição pelo período estritamente necessário à reparação, tal como indicado no relatório da peritagem.

julgo também que mais recentemente surgiram umas alterações à lei geral em que por falta de viaturas de substituição a seguradora pode efetuar um pagamento compensatório em vez da viatura.

Eu perguntei em relação ao seguro e eles disseram que estava tudo ok, para não nos preocuparmos. Desde que a Stellantis assuma os custos de aluguer bem como o seguro para os condutores indicados, por mim siga sem problemas...

Na Citroen disseram-me para não ligar a isso e andar normalmente com o carro, proceder dessa forma.
Errado !!! Nem deviam ter dito tal barbaridade. Devias imobilizar p tua segurança (e da deles também)

E se calha teres algum acidente e ficares ferido por causa desse airbag defeituoso ? [;)][;)][;)]

Back