Ajuda, carro preso!

nunofrc

New member
Boa noite!

Estou á procura do meu primeiro carro.. e hoje testei um.. um clio de 2002.. gasolina, 16V.. Problema/preocupação.. o carro tem 80 mil kilometros, mas o motor está muito preso.. tem pouca genica! era de uma mulher e nao puxava por ele.. imagine se que a velocidade media é de 37 km/h!!! A minha pergunta é se é possivel o motor ganhar vivacidade, genica, e como!

Muito obrigado e cumprimentos!!

Última edição:
Velocidade média de 37 km/h é a que tenho no meu CB...e olha que não ando devagar. Este mês até já vi o numero 2 no terceiro algarismo a contar da direita...

Ou seja, isso não quer dizer rigorosamente nada!

Quanto ao estar "preso", com esse motor acredito que esteja apenas normal. [:D]

Uma velocidade média de 37Km/h é perfeitamente normal. Uma pessoa que more a 20Km do trabalho e faça esse trajeto em 32 minutos, tem uma velocidade média de 37Km/h.

Se o motor está preso mas em bom estado basta uma viagem grande (>100Km seguidos) em regimes mais elevados, mas sem abusar no início.

Boa noite!

Estou á procura do meu primeiro carro.. e hoje testei um.. um clio de 2002.. gasolina, 16V.. Problema/preocupação.. o carro tem 80 mil kilometros, mas o motor está muito preso.. era de uma mulher e nao puxava por ele.. imagine se que a velocidade media é de 37 km/h!!! A minha pergunta é se é possivel ele ainda ir ao sitio, e como!

Muito obrigado e cumprimentos!!

O facto de o CB apresentar uma Vméd de 37 km/h não implica que o carro tenha sido "puxado" ou não. O CB do meu (reset feito à +/- 800 km) também indica uma Vméd de 35km/h e ainda ontem fiz cerca de 20 km a mais de 190 km/h.

Agora, se sentes o carro preso é diferente...faz-lhe uma revisão, vê o estado dos fluídos, dos colectores, velas, filtros...e dá umas gasadas em AE, ele vai ao sítio num instante.

Cumps

A melhor forma será puxar com ele durante alguns quilometros , mas gradualmente porque secalhar se fores a puxar o máximo num carro preso, pode correr mal.
Não sei digo eu e sou pouco entendido.
Puxa gradualmente, numa semana puxas até aos 100 ás 4 mil rotações , na outra puxas 120 até as 5 mil...
Vamos esperar por respostas entendidas na matéria [:D]

Velocidade média de 37 km/h é a que tenho no meu CB...e olha que não ando devagar. Este mês até já vi o numero 2 no terceiro algarismo a contar da direita...

Ou seja, isso não quer dizer rigorosamente nada!

Quanto ao estar "preso", com esse motor acredito que esteja apenas normal. [:D]

não.. o proprio dono diz que tá preso.. e nao pode ser assim tao lento.. um ford fiesta tambem de 16V tem muito mais energia.. acredito mesmo k ande mais, ou seja, k esteja apenas preso

não.. o proprio dono diz que tá preso.. e nao pode ser assim tao lento.. um ford fiesta tambem de 16V tem muito mais energia.. acredito mesmo k ande mais, ou seja, k esteja apenas preso

E a manutenção como está?
Quais os percursos do carro?
Que tipo de combustivel lhe metem?
Está a puxar a bela da jante de 17 ou 18??
Como estão os filtros?

Tudo isso é importante saber.

Eu levava o para a autoestrada e puxava por ele, rotaçoes altas durante uns quilometros, e fazendo isso algumas vezes ele irá ao sitio.

mas vai ao sitio mesmo? Ficará com a genica com k ele devia ter? A compra depende essencialmente disso! E a solução passa apenas por aí? Ou seja, puxar pouco a pouco por ele na auto estrada?

Obrigado!!

O motor 1.25 do fiesta é mais vivaço que o 1.2 16v do clio. Mas dizes que está preso porquê? Tentaste atingir a velocidade máxima e não conseguiste? Ou sentes que está preso nas acelerações?

Mas se o teu problema é o motor preso, não te preocupes. Já tens aqui algumas resposta para o teu problema que te irão ajudar

média de 37 deve ser normal.

Preso?! Depende da experiencia de cada. Se calhar tá, se calhar não e tu achavas que bêém é um foguete.....

Além disso, preso e de mulher? Ela devia andar sempre em 2º ou 3º perto do red line, isso deve tar soltinho.

mas vai ao sitio mesmo? Ficará com a genica com k ele devia ter? A compra depende essencialmente disso! E a solução passa apenas por aí? Ou seja, puxar pouco a pouco por ele na auto estrada?

Obrigado!!

Nuno eu nao tenho a certeza, terás que esperar para ouvir a opiniao dos experientes, eu sou recem encartado ainda.
Mas é uma das maneiras para fazer um carro ficar mais solto.
Desculpa nao conseguir ajudar muito mais.
Abraços e boa sorte.

Com 80.000 km e 10 anos está a pedir a 5ª revisão !

Para esse carro, a revisão é a cada 30.000 km ou a cada 2 anos, o que ocorrer primeiro.

Já agora, como é que está a manutenção desse carro ? Em dia ?

Deves portanto:
- mudar o óleo (mínimo semi-sintético e 10W40) e respectivo filtro;
- mudar o filtro de ar;
- mudar velas, se não as mudou aos 60.000 km;
- verificar e substituir se necessário, o filtro de combustível.

Depois disto, poderás notar diferenças de rendimento para melhor, com uma consequente baixa nos consumos.

Para finalizar e não menos importante, deves mudar imperativamente a correia de distribuição, bomba de água e correia de acessórios (AC e alternador). Assim manda o manual de manutenção desse carro a cada 120.000 km ou 5 anos.

Isso da velocidade média não indica nada, eu nos últimos 10 mil kms tenho uma velocidade média de 46km/h e isso está LONGE de significar que ando depressa. Até porque há mais de 6 meses que não passo dos 130km/h.

Simplesmente 80% dos kms que faço são em estrada com velocidades médias na ordem dos 70km/h de CB, depois com a cidade desce ligeiramente.

Cpts.

pronto entao é consensual que o tar preso tem solução! É apenas puxar por ele aos poucos e poucos até se revelar certo? Os ratés que ele mandou nao siginifica nada? Nunca vi aquilo num 1200 cc...

Com 80.000 km e 10 anos está a pedir a 5ª revisão !

Para esse carro, a revisão é a cada 30.000 km ou a cada 2 anos, o que ocorrer primeiro.

Já agora, como é que está a manutenção desse carro ? Em dia ?

Deves portanto:
- mudar o óleo (mínimo semi-sintético e 10W40) e respectivo filtro;
- mudar o filtro de ar;
- mudar velas, se não as mudou aos 60.000 km;
- verificar e substituir se necessário, o filtro de combustível.

Depois disto, poderás notar diferenças de rendimento para melhor, com uma consequente baixa nos consumos.

Para finalizar e não menos importante, deves mudar imperativamente a correia de distribuição, bomba de água e correia de acessórios (AC e alternador). Assim manda o manual de manutenção desse carro a cada 120.000 km ou 5 anos.

pelo que percebi, ele fez isso tudo á 2 mil kilometros atrás.. na propria renault! ja mudou a distribuição filtros de ar e oleo..

Parece perceber deste carro.. acha uma boa compra? Nao pensando no preço.. tou apenas preocupado com a fiabilidade do motor.. o estar preso! Não pode ser eventualmente outro problema?

Cumprimentos

Uma vez ouvi que um carro deve ser "puxado" para o pistão chegar bem a cima. [:D]

Deve ser por isso que ficam presos.

Voltar
Superior