Ajuda - CIMPAS - sinistro

DPower

New member
Gostaria de saber se alguém já recorreu ao CIMPAS.
Já agora conto a minha situação para que tomem conhecimento e se poderem ajudar...

Tive um sinistro em Julho sem culpa nenhuma, vinha de mota na minha faixa de rodagem quando um veículo em sentido contrário se lembrou de virar à sua esquerda atravessando-se à minha frente provocando o sinistro.

Depois de averiguações, de peritagens, de valores que me davam pela mota, de resposta da minha companhia em que não era o responsável, recebi uma carta da outra parte em que me responsabiliza a 100%, em que diz que vinha com excesso de velocidade, que devido às condições meteorologicas, mau estado do pavimento e à densidade do transito, etc, etc.

Conforme li nem queria acreditar, enviei para a N Seguros (outra companhia) uma reclamação.
Ao fim de 15 dias e depois de várias tentativas telefónicas eles não mudam a posição assumida.

Como tal enviei online um formulário para o CIMPAS, o qual me responderam que tenho 10 dias para formalizar a reclamação.

Alguém já passou por uma situação identica??
Posso reclamar por outro lado??

Obrigado

A alternativa ao CIMPAS serão os tribunais comuns ou outro tribunal arbitral (p.e. Julgados de Paz).

A decisão do CIMPAS terá o mesmo efeito de um tribunal comum, só sendo possível de recurso nos mesmos termos. Até 5000€ não obriga a constituição de advogado, o que não impede - obviamente - de seres representado por um.

A cobertura jurídica da tua apólice, poderá conseguir resolver a situação sem recorrer ao CIMPAS e não conseguindo, entendendo que tens razão, suporta os custos até aos limites contratados.

P.s.- não entendi o que o CIMPAS pretende por "formalizar a reclamação", não preencheste os impressos e enviaste toda a documentação?

teoricamente, a tua seguradora deve sempre tentar defender-te no caso de teres razao. nao há testemunhas? nao tens advogado? pede-lhes conselhos, será melhor...

então?

se num sinistro nao tens culpa, e a seguradora sabe disso, nao deve tentar sempre defender o cliente?

Se tens apenas o seguro obrigatório de responsabilidade civil, a única coisa que o teu seguro faz é ver se paga ou não alguma coisa ao outro. Se acha que não é responsável, informa que não paga, informa o segurado da sua posição e encerra o assunto (se não for contestado pelo outro).

O Segurado para ser "ajudado" só tem uma hipótese, cobertura de Apoio Jurídico.

Quanto a ti Vitó, ainda estou á espera do envio do AO e das fotos para te dar uma opinião e, se quiseres, uma ajuda para contestares. [:p]

Back