ajuda com a justiça

Paul0

New member
boas. e o seguinte eu precizava de uma opniao a cerca de 7\8 meses fui assaltado e agredido

foi apresentada queixa foram quaise todos identificados fui ao parte da medicina legar ser observado etc depois espliquei a historia toda a policia acontece e que hoje recebo uma carta da policia para me apresentar para supostamente contar outra vez a historia.

minha duvida e se eu posso pedir alguma edemizacao ??
foi me roubado o telefone e roubaram me as chaves de casa onde me partiram computador portatil fixo etc so nao levaram e partiram mais pois a policia apareceu rapido.

a por ai algum entendido em justica que me possa informar melhor o que eu posso fazer?

p.s. peco desculpa mas nao tenho acentos.

Obrigado Paulo Santos

Última edição:
Ó Paulo, não tens acentos nem corretor ortográfico! [:D]

Quanto ao assunto do tópico, apenas com a queixa apresentada não deves poder pedir indemnização. Deves ter que recorrer a um advogado para instaurar um processo contra os identificados. Sendo considerados culpados, poderás avançar com esse pedido.

Penso ser assim que funciona...

boas. edito o que?

ou seja nem o telefone que me roubaram nem as despesas que tive no hospital me vao pagar?

eu pensava que antes de ir para tribunal me pedissem informacao do que me roubaram etc para eu poder avancar com a queixa.
esta justica... quer dizer uma pessoa e agredida e roubada e os agrecores e ladroes podem continuar a viver sua vida descansados?

Última edição:
mas afinal a dúvida qual é?

vais prestar declarações e esperas pela eventual acusação do MP;

depois vinte dias, após a notificação, apresentas o pedido cível (em valor superior a 5000 euros tens que arranjar advogado para o fazer);

boas. e o seguinte eu precizava de uma opniao a cerca de 7\8 meses fui assaltado e agredido

foi apresentada queixa foram quaise todos identificados fui ao parte da medicina legar ser observado etc depois espliquei a historia toda a policia acontece e que hoje recebo uma carta da policia para me apresentar para supostamente contar outra vez a historia.

foi me roubado o telefone e roubaram me as chaves de casa onde me partiram computador portatil fixo etc so nao levaram e partiram mais pois a policia apareceu rapido.

a por ai algum entendido em justica que me possa informar melhor o que eu posso fazer?

Obrigado Paulo Santos

Boas!

Somos dois sem acentos, este portatil tambem nao os tem. Mas ha uma diferenca... eu escrevo em portugues e isso torna tudo mais simples.

O que me leva a perguntar-te:

- O depoimento que fizeste... foi verbal ou escrito?

Se foi escrito... acho que vais ser chamado mais uma duzia de vezes.

[;)]

Um conselho... pede a ajuda de alguem, amigo, que te ajude a eleborar o texto.

Obrigado Paulo Santos

roubaram-te o telemóvel e pelos vistos o dicionário

eu espliquei que nao tenho acentos.

nao gosta nao comente so pedi ajuda...

afinal carta e do M.p.
sim prestei declaracoes verbais a coisa de 5meses.

Nao se trata de gostar... trata-se de compreender.

Ja disse, eu tambem nao tenho acentos, mas... escrevo em portugues. Ponto final e virgulas... nao tens? Maiusculas... nao tens? Hifen...

E que tal as palavras salientadas a negrito, e da acentuacao ou da sua falta?

Se queres ser ajudado... tens de te fazer entender.

On topic, se vais ao MP, e para ver se o processo "tem pernas para andar", e tendo, se queres prosseguir com o processo.

eu espliquei que nao tenho acentos.

nao gosta nao comente so pedi ajuda...

afinal carta e do M.p.
sim prestei declaracoes verbais a coisa de 5meses.

Foste agredido e roubado, certo? O crime é de natureza pública e a simples comunicação despoleta o procedimento criminal. Prestar declarações perante o MP, ou o OPC com competência para a investigação, faz parte do processo de apuramento da verdade material, como é chamada. Podes ser chamado várias vezes para depoimentos, reconhecimentos, esclarecimentos adicionais, exames periciais / médicos, etc. Podes, ainda, como referi acima, no próprio processo crime solicitar, nos termos do artº. 75º. e ss do CPP, o pedido de indemnização cível, por danos patrimoniais e de outra natureza que entendas ter sofrido e demonstres nessa sede, o inquérito!

aqui, a partir de fls. 48. Podes também dar uma olhada, se tiveres paciência, aqui, que está mais actualizado! [;)]

Foste agredido e roubado, certo? O crime é de natureza pública e a simples comunicação despoleta o procedimento criminal. Prestar declarações perante o MP, ou o OPC com competência para a investigação, faz parte do processo de apuramento da verdade material, como é chamada. Podes ser chamado várias vezes para depoimentos, reconhecimentos, esclarecimentos adicionais, exames periciais / médicos, etc. Podes, ainda, como referi acima, no próprio processo crime solicitar, nos termos do artº. 75º. e ss do CPP, o pedido de indemnização cível, por danos patrimoniais e de outra natureza que entendas ter sofrido e demonstres nessa sede, o inquérito!

aqui, a partir de fls. 48. Podes também dar uma olhada, se tiveres paciência, aqui, que está mais actualizado! [;)]

Muito obrigado pela ajuda

Sim, podes pedir indemnização. Mas para isso tem que o processo das agressões e do roubo estar concluído e ser comprovado que o agressor é que causou o dano e roubo.

Sim, podes pedir indemnização. Mas para isso tem que o processo das agressões e do roubo estar concluído e ser comprovado que o agressor é que causou o dano e roubo.

No estado que eu fiquei e 3 dias depois tive que ir ao hospital de medicina legar ser obersevado.
alem que meia hora depois de isto me ter acontecido foram todos identificados pela psp ainda dentro da minha casa.

eu apenas queria o valor do meu telemovel e do portatil e as despesas do hospital ja nem falo de ter ficado mais de um mes sem conseguir trabalhar e ter ficado sem a casa... mas isso ja informacao demais...

So mais uma duvida...
eu posso pedir o valor do material furtado e destruido? e que nao tenho factura do telefone e o portatil que me destruiram ja tem mais de 2 anos e nem era meu...
Se isso ficou documentado no inquérito, sim, podes pedir. Pode é ser decidido um valor diferente pela autoridade judiciária que julgar o caso!

No estado que eu fiquei e 3 dias depois tive que ir ao hospital de medicina legar ser obersevado.
alem que meia hora depois de isto me ter acontecido foram todos identificados pela psp ainda dentro da minha casa.

eu apenas queria o valor do meu telemovel e do portatil e as despesas do hospital ja nem falo de ter ficado mais de um mes sem conseguir trabalhar e ter ficado sem a casa... mas isso ja informacao demais...

Tudo isso gerou documentação que podes juntar ao inquérito e que demonstra, por um lado, a gravidade do crime e os seus resultados e, por outro, o valor mensurável em que foste prejudicado! Mas, é como disse, documentar o processo com tudo isso e pedir ressarcimento de todos os prejuízos!

Voltar
Superior