Ajuda com garantia

MerryBerry

New member
Peço desculpa se isto estiver no sitio errado mas a pesquisa não me deu resultados nenhuns.

Mandei um pc para arranjar da HP em fevereiro de 2009 (comprado em Agosto 2007). O pc nunca veio totalmente bom do arranjo, a motherboard continuou sempre a dar problemas até que agora morreu de vez.

A minha duvida é esta: depois do arranjo tenho 2 anos de garantia? Eu procurei acerca disto e arranjei informações que sim mas não tenho a certeza.

Será que alguém me pode ajudar?

Obrigada.

Aproveito este tópico para fazer também uma pergunta.

Comprei uma impressora que precisou de ir para a garantia. O arranjo não era possível, então deram-me outra impressora, um modelo superior. Na altura foi-me dito que a nova impressora, tinha uma nova garantia de 2 anos. Agora, a "nova" voltou a avariar e fui entrega-la de novo na loja, ao que me disseram que a garantia já tinha acabado (2 anos tinham passado, após a data de compra da velha), mas a nova ainda estava dentro dos 2 anos, desde a entrega. O rapaz da loja, agora disse-me que o período de garantia da nova, era o mesmo da velha.
Isto é verdade? Quem é que está certo?

Obrigado desde já.

Se é um pavillion serie DV tipo Dv2000 ou DV6000 etc, podes fazer uma ancora com isso..lool porque é mais do que sabido que essas séries quando equipadas com gráficas nVidea têm graves problemas que nunca foram solucionados, se tem garantia manda reparar mas fica já sabendo que vai voltar ao mesmo...se for estas series DV. [;)]

Se é um pavillion serie DV tipo Dv2000 ou DV6000 etc, podes fazer uma ancora com isso..lool porque é mais do que sabido que essas séries quando equipadas com gráficas nVidea têm graves problemas que nunca foram solucionados, se tem garantia manda reparar mas fica já sabendo que vai voltar ao mesmo...se for estas series DV. [;)]

Exacto, eu tenho um desses portáteis (dv2000 com a placa nvidea) e o computador deixou de dar imagem e dava três apitos, como estava fora da garantia teve que ser arranjado numa loja de informática e até agora está bom.
Mas se por exemplo, o tivesse arranjado na marca, ainda no período da garantia, e o arranjo tivesse demorado, por exemplo dois meses, a garantia aumentava o tempo que estive privado da máquina por motivo da reparação (mais dois meses). Se não tivesse arranjo e me dessem uma máquina nova, esta por ser nova, terá dois anos de garantia. Comigo tem funcionado assim.

Cumprimentos

Exacto, eu tenho um desses portáteis (dv2000 com a placa nvidea) e o computador deixou de dar imagem e dava três apitos, como estava fora da garantia teve que ser arranjado numa loja de informática e até agora está bom.
Mas se por exemplo, o tivesse arranjado na marca, ainda no período da garantia, e o arranjo tivesse demorado, por exemplo dois meses, a garantia aumentava o tempo que estive privado da máquina por motivo da reparação (mais dois meses). Se não tivesse arranjo e me dessem uma máquina nova, esta por ser nova, terá dois anos de garantia. Comigo tem funcionado assim.

Cumprimentos

também tenho essa impressão..quanto ao problema, deve se ao deficiente contacto do dissipador com o chip da gráfica, já resolvi de alguns, um quadrado de cobre e massa térmica costuma dar jeito e limpar ventoinhas e canais de arrefecimento regularmente.. já melhor a coisa. :D

A nova tem um nova garantia de 2 anos!

Exacto.

Decreto-Lei n.º 84/2008, de 21 de Maio

Artigo 5.º
Prazo da garantia
1 — . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . .
2 — . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . .
3 — (Revogado.)
4 — (Revogado.)
5 — (Revogado.)
6 — Havendo substituição do bem, o bem sucedâneo
goza de um prazo de garantia de dois ou de cinco anos
a contar da data da sua entrega, conforme se trate, respectivamente,
de bem móvel ou imóvel.

Isto respondendo ao XicoZe.

Last edited:
Peço desculpa se isto estiver no sitio errado mas a pesquisa não me deu resultados nenhuns.

Mandei um pc para arranjar da HP em fevereiro de 2009 (comprado em Agosto 2007). O pc nunca veio totalmente bom do arranjo, a motherboard continuou sempre a dar problemas até que agora morreu de vez.

A minha duvida é esta: depois do arranjo tenho 2 anos de garantia? Eu procurei acerca disto e arranjei informações que sim mas não tenho a certeza.

Será que alguém me pode ajudar?

Obrigada.

Não. O que sucede é o seguinte: Quando o equipamento avaria durante a Garantia e é enviado para reparação, a contagem do tempo de garantia fica suspensa desde o dia em que é comunicada à marca a avaria e o dia em que o equipamento regressa ao proprietário, depois de reparado. A partir desse dia o tempo da garantia retoma até ao fim dos 2 anos. Ou seja, a garantia não volta a zero.

No teu caso em concreto, se neste tempo todo o portátil passou, por exemplo, 2 meses em conserto, então a tua garantia só acaba lá para Abril.

Exacto.

Decreto-Lei n.º 84/2008, de 21 de Maio

Artigo 5.º
Prazo da garantia
1 — . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . .
2 — . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . .
3 — (Revogado.)
4 — (Revogado.)
5 — (Revogado.)
6 — Havendo substituição do bem, o bem sucedâneo
goza de um prazo de garantia de dois ou de cinco anos
a contar da data da sua entrega, conforme se trate, respectivamente,
de bem móvel ou imóvel.

Isso só funciona assim se substituirem de facto o bem (o portátil todo neste caso). Se forem peças, a garantia não volta ao início, a não ser que a marca dê garantias específicas para peças (por exemplo, LCDs), mas isso tem que vir claramente especificado nos termos da garantia.

Isso só funciona assim se substituirem de facto o bem (o portátil todo neste caso). Se forem peças, a garantia não volta ao início, a não ser que a marca dê garantias específicas para peças (por exemplo, LCDs), mas isso tem que vir claramente especificado nos termos da garantia.

Lê novamente. Estamos a responder ao post de hoje.

Muito obrigado cuto e silverarrow.

Mandei também um e-mail à loja em questão, e responderam-me o mesmo.

A impressora foi na mesma para a garantia, vamos lá ver como correm os próximos dias.

Precisava de uma ajuda se fosse possível.

Está na lei que um artigo que é substituído em garantia por outro igual, não tem direito aos 2 anos de garantia a contar do momento da troca, mas sim só conta os 2 anos a partir da data da 1ª compra?

Precisava de uma ajuda se fosse possível.

Está na lei que um artigo que é substituído em garantia por outro igual, não tem direito aos 2 anos de garantia a contar do momento da troca, mas sim só conta os 2 anos a partir da data da 1ª compra?

Ora lê uns posts mais acima ;)

Como o 1º post já era antigo estava a responder (como o cuto entendeu) ao post recente. Em que o bem foi substituído!

Em relação ao 1º têm razão quando dizem que a garantia fica "suspensa" durante a reparação, mas as peças novas que forem colocadas têm garantia de 2 anos para essa peça!

Back