Ajuda com gatos

ribas77

Banido
Olá

Tenho uma praga de gatos que não me larga a porta e depois a coisa corre mal com os cães etc. Está se a tornar numa situação descontrolada pois as gatas parem vezes sem conta.

Onde me devo dirigir para ver se alguem me apanha os gatos?

acho que deve ser à junta de freguesia ou à câmara

devem enviar uma equipa para esterilizar os gatos e apanhá-los, senão daqui a uns tempos tens aí uma verdadeira "manada" de gatos meio selvagens, reproduzem-se bué.....

Apanhar até eu os apanho, pois à noite está tudo à espera de comer e facilmente os coloco na gaiola, o problema é que não posso manter os bichos assim por tempo indeterminado.

O ano passado gastei uma boa quantia no vet com o meu cão que levou uma chapada de um dos gatos e aquilo virou infeção na bochecha, situação mesmo surreal e estava a ver que não via solução à vista, mas lá se resolveu.

Fosse no tempo da minha avó e já estou a imaginar ela a dizer: "apanha os gatos e trás até mim que eu vou arranjar um saco de serapilheira e abrir um buraco no chão ali no quintal!"

De resto tenta falar com a junta ou com o canil municipal, senão tens bom remédio: arranja um cão maior![;)]

Fosse no tempo da minha avó e já estou a imaginar ela a dizer: "apanha os gatos e trás até mim que eu vou arranjar um saco de serapilheira e abrir um buraco no chão ali no quintal!"

De resto tenta falar com a junta ou com o canil municipal, senão tens bom remédio: arranja um cão maior![;)]

O homem tu apaga este post. Hoje em dia não se pode contar essas coisas![8b]

O meu avô era apologista do meio aquático!

Olá

Tenho uma praga de gatos que não me larga a porta e depois a coisa corre mal com os cães etc. Está se a tornar numa situação descontrolada pois as gatas parem vezes sem conta.

Onde me devo dirigir para ver se alguem me apanha os gatos?

Isto agora com os restaurantes chineses fechados é um problema em crescendo!

Esse tipo de soluções está fora de questão.

Vou tentar falar com a junta a ver o que se pode fazer.

Dúvido que eles façam alguma coisa, mas tenta.

A minha sugestão do cão maior, estava a falar a sério, basta arranjar um cão maior que seja mais territorial e de preferência que não goste de gatos, que eles desaparecem. Falo por experiência própria. Vivo numa aldeia rural, que isto é só gatos a parir, e a noite já é normal na época do cio se ouvir eles a bulha, e os vizinhos andam sempre aqui com "esses" problemas, e na minha propriedade não se vê nenhum, inclusive, tenho uma caixa de areia onde o miúdo brinca no verão, que era normal irem para lá os desgraçados dos gatos c@gar, e agora recentemente estendi o território do cão a essa zona e nunca mais tive problemas desses! Só de vez em quando é que aparece um gato mais aventureiro, mas regra geral não dura muito tempo.
O problema é saber se existe condições para um cão maior. E é logo mais despesa, mais atenção....

O nível miserável de certa gente...

Não passam de uns campeões a precisar de uns corretivos valentes para além de aulas de educação cívica.

Com a Lei n.º 39/2020, de 8 de agosto, temos basicamente isto:

«Artigo 387.º
Morte e maus tratos de animal de companhia

1 - Quem, sem motivo legítimo, matar animal de companhia é punido com pena de prisão de 6 meses a 2 anos ou com pena de multa de 60 a 240 dias, se pena mais grave lhe não couber por força de outra disposição legal" e alíneas seguintes.

Agora vamos a alguns dados aproximados, para quem não sabe:
A gestação de uma gata dura cerca de 2 meses (fevereiro é um mês em que começa o cio a sério);
Cada gestação tem facilmente 5 a 6 crias;
Uma gata, com um ambiente mais ou menos favorável, pode parir 2 ou mesmo 3 vezes num ano;
Começam a ser férteis antes de 1 ano e podem continuar a ser até aos 7, 8 e mesmo mais anos.

Como dizia o outro "é só fazer as contas"!!!

Fala com associações da zona e expõe o caso.
Algumas talvez possam recolher alguns, outras ajudam a esterilizar. Pela zona do Porto fica a cerca de 20€ os machos e 35/40€ as fêmeas.

È contactar os serviços da Câmara para apanhar as gatas e esterilizar.

O problema aqui é uma pseudo defensora dos gatos, dá comida a todos os gatos na traseira da casa, agora que andam no cio, fecha tudo e faz que não sabe de nada, há uns meses atrás apareceu no contentor um saco cheio de gatos com poucos dias, outra vizinha deu com aquilo e chamou o Veterinário da Câmara.

Estes pseudo amantes de animais não entendem que tem de haver limites, que não se pode alimentar todos e deixar todos reproduzir, pois têm ninhadas grandes e estão sempre a reproduzir, vira um descontrolo, isso não é natureza é privilegiar uma espécie por gostarmos dela, como não tem predadores naturais cresce indefinidamente.

E depois o que mais me chateia nestes novos amantes de animais, é que só gostam de cachorros e gatos com pelo bonito, quando os cães ficam velhos ou os gatos são mistura de cores estranha, toca de abandonar/matar.

Com a Lei n.º 39/2020, de 8 de agosto, temos basicamente isto:

«Artigo 387.º
Morte e maus tratos de animal de companhia

1 - Quem, sem motivo legítimo, matar animal de companhia é punido com pena de prisão de 6 meses a 2 anos ou com pena de multa de 60 a 240 dias, se pena mais grave lhe não couber por força de outra disposição legal" e alíneas seguintes.

Agora vamos a alguns dados aproximados, para quem não sabe:
A gestação de uma gata dura cerca de 2 meses (fevereiro é um mês em que começa o cio a sério);
Cada gestação tem facilmente 5 a 6 crias;
Uma gata, com um ambiente mais ou menos favorável, pode parir 2 ou mesmo 3 vezes num ano;
Começam a ser férteis antes de 1 ano e podem continuar a ser até aos 7, 8 e mesmo mais anos.

Como dizia o outro "é só fazer as contas"!!!

Tecnicamente pelo que o OP referiu, estes gatos não fazem companhia a ninguém, logo isso não se aplica...[:p]

Voltar
Superior