Ajuda com problema informatico.. Windows XP..

mundano

Piloto do carago
Boas.. Estou aqui com um caso bicudo que não consigo resolver..

O que se passa é que um portátil de um amigo que tem instalado o Windows XP home com que vinha de origem arranca normalmente, quando se faz o login mete-se a password e após 2 ou 3 segundos começa imediatamente a fazer o logoff e volta ao ecran de login..

Tentei arrancar em modo de segurança e entrar pela conta do administrador.. Mas acontece exactamente a mesma coisa..

Formatar não é opção para já.. Só mesmo em ultimo caso.. Por isso gostava de saber se alguém já passou por algo semelhante que me pudesse dar umas dicas para resolver isto..

O que se passa é que um portátil de um amigo que tem instalado o Windows XP home com que vinha de origem arranca normalmente, quando se faz o login mete-se a password e após 2 ou 3 segundos começa imediatamente a fazer o logoff e volta ao ecran de login..

Tentei arrancar em modo de segurança e entrar pela conta do administrador.. Mas acontece exactamente a mesma coisa..

Formatar não é opção para já.. Só mesmo em ultimo caso.. Por isso gostava de saber se alguém já passou por algo semelhante que me pudesse dar umas dicas para resolver isto..
Já me aconteceu o mesmo, e após várias tentativas, optei pela re-instalação do windows por cima da versão anterior, assim não perdi tudo o que eram documentos, após isso fiz backup do que precisava, formatei e re-instalei.

O problema é que este portátil nem sequer trás um daqueles CD's do Windows XP para que eu possa fazer isso... Só tem um daqueles CD's de restauro do sistema que limpam o disco todo..

E CD do windows XP home não tenho nenhum.. Nem estou a ver uma maneira fácil e rápida de arranjar isso em PT...

Num outro fórum acabei por obter a resposta... Ao que parece é um virus, e como deve andar activo deve haver mais pessoal com o problema pelo que deixo aqui a solução.

1º Arranjar um CD de arranque que permita editar o registo do Windows. O MiniPE por exemplo.. Alguns recovery CD's baseados em Linux também dão, mas eu tinha este aqui na gaveta foi o que usei.

2º Com um registry editor que permita alterar registros remotos, porque a ideia não é alterar o registro do boot CD (avast registry editor, p. ex.) alterar a chave:

[HKEY_LOCAL_MACHINE\SOFTWARE\Microsoft\Windows NT\CurrentVersion\Winlogon]

E colocar o valor:

"Userinit"="C:\\WINDOWS\\system32\\userinit.exe"

Gravar, reiniciar, e já está...

De seguida convém mudar de anti-vírus, ou mudar para um sistema operativo a sério no que toca a segurança..

e existe algum ??? TODOS são vulneráveis, principalmente quando os utilizadores têm comportamentos de risco...

Um sistema operativo em que por defeito todos os utilizadores são administradores.. E em que isso é encorajado porque há programas e jogos que nem sequer funcionam para não-administradores, não pode ser levado a sério no que toca à segurança... Podem tentar dourar a pílula como quiserem, mas isto não é segurança.

Só para dar um exemplo, este caso em concreto o que o vírus fazia era alterar uma simples chave do registo.. É claro que para fazer isso é preciso ter privilégios de administrador. Como as contas por defeito têm previlégios de administrador e tirando ambientes corporativos não conheço ninguém que use contas limitadas, como é óbvio o vírus tem carta branca para lixar o sistema. Bastaria uma aproximação mais unix-like, em que contas de administrador são para usar quando o rei faz anos e um vírus destes nunca teria existido.

Mundano,

O universo dos computadores pessoais tem destas coisas, como bem sabes. [;)]

Grave, grave é isso acontecer nas empresas. É a demência total.

Um sistema operativo em que por defeito todos os utilizadores são administradores.. E em que isso é encorajado porque há programas e jogos que nem sequer funcionam para não-administradores, não pode ser levado a sério no que toca à segurança... Podem tentar dourar a pílula como quiserem, mas isto não é segurança.

Só para dar um exemplo, este caso em concreto o que o vírus fazia era alterar uma simples chave do registo.. É claro que para fazer isso é preciso ter privilégios de administrador. Como as contas por defeito têm previlégios de administrador e tirando ambientes corporativos não conheço ninguém que use contas limitadas, como é óbvio o vírus tem carta branca para lixar o sistema. Bastaria uma aproximação mais unix-like, em que contas de administrador são para usar quando o rei faz anos e um vírus destes nunca teria existido.
Se calhar faria mais sentido trocar as permissões do utilizador do que de sistema operativo.

A não ser que este seja daqueles tópicos à "doutor preciso de ajuda" mas que afinal não passam de propaganda encapotada.

Se calhar faria mais sentido trocar as permissões do utilizador do que de sistema operativo.

A não ser que este seja daqueles tópicos à "doutor preciso de ajuda" mas que afinal não passam de propaganda encapotada.

Nada disso... Eu para mim até me estou a borrifar porque nem uso.. Mas há pessoas que devem pensar que eu não tenho mais que fazer e veio aqui uma amiga da minha irmã chatear-me porque o portátil não sei que e não sei quantos e os trabalhos da faculdade todos lá dentro..

Eu só queria por aquilo a funcionar para me desampararem a loja...

Quanto à troca do SO, obviamente que era uma boca só para picar gajos como tu [:p] .. Mas cá para mim, acredito se ela tivesse um MAc, por exemplo, eu escusava de ter perdido um bocado da minha tarde de 6ª feira..

Pois, o problema não é os nossos computadores, que esses, sabemos tratá-los bem, e se quisermos somos livres de mudar para Linux, Mac ou aquilo que mais gostarmos, e quando há borrada, resolvemos os nossos assuntos.
O problema é sempre o vizinho, o familiar, o amigo ou a amiga que comprou o pc do supermercado, passado um mês está infestado de virus e lá recorrem ao amigo ou conhecido que "até percebe daquilo dos computadores"... [;)]

Cumprimentos

Passou-me uns quantos computadores com o mesmo sintoma. Aparecia uma janela a dizer 'Sim' ou 'Não'? Curiosidade [:blush:]

Nada disso... Eu para mim até me estou a borrifar porque nem uso.. Mas há pessoas que devem pensar que eu não tenho mais que fazer e veio aqui uma amiga da minha irmã chatear-me porque o portátil não sei que e não sei quantos e os trabalhos da faculdade todos lá dentro..

Eu só queria por aquilo a funcionar para me desampararem a loja...

Quanto à troca do SO, obviamente que era uma boca só para picar gajos como tu [:p] .. Mas cá para mim, acredito se ela tivesse um MAc, por exemplo, eu escusava de ter perdido um bocado da minha tarde de 6ª feira..

Ou perdias a tarde a tentar explicar como é que ela usaria o Mac para fazer as mesmas coisas que fazia no windows. Já tentei fazer a experiência com elas de windows--> ubuntu ou até mais simples office-->openoffice... não te metas nisso. Além de não terem paciência não tão para se chatear à procura das coisas ou a perceber como aquilo funciona.

Na semana passada um colega meu teve esse problema e tentei resolver e não consegui...nem aceitava o cd do windows... vi essa solução das chaves mas não sabia como fazer um bootcd e por isso achei mekhor levar o pc a alguém especializado...mas senti-me triste por não conseguir resolver o problema...gostava de saber como o resolveram...

Na semana passada um colega meu teve esse problema e tentei resolver e não consegui...nem aceitava o cd do windows... vi essa solução das chaves mas não sabia como fazer um bootcd e por isso achei mekhor levar o pc a alguém especializado...mas senti-me triste por não conseguir resolver o problema...gostava de saber como o resolveram...
Puxas o tópico para cima ou carregas aqui

Passou-me uns quantos computadores com o mesmo sintoma. Aparecia uma janela a dizer 'Sim' ou 'Não'? Curiosidade [:blush:]

Não aparecia nada..

O computador começava a fazer login, ainda mostrava o fundo do ambiente de trabalho do utilizador, mas não mostrava ícones nenhuns e começava logo a fazer logoff..

Não dava tempo para nada.. Era login, e logoff logo de seguida...

O segredo é teres um bom boot cd de recuperação..

O MiniPE XT é uma das melhores opções.. Este CD no fundo é uma enorme colecção de utilitários pirateados que já me salvou uma quantas vezes.

Sítios para arranjar este CD? Torrents, rapidshare, etc.. etc.. Como é ilegal não vou por aqui links..

Há também LiveCD's linux, 100% gratuitos e legais que permitem fazer a maioria das recuperações, como limpar virus ou trojans, recuperar partições e afins. Não sei é se têm ferramentas para editar o registo do Windows.

Voltar
Superior