Ajuda com sinistro

Natsuu

New member
Boas pessoal

Ontem tive uma situação um bocado controversa, e gostava de ter a vossa opinião em relação a seguro.

Ia numa estrada normal, e aparece um trator, que vem de uma rua da calçada, e embate com o gancho da pá no meu espelho. Ora, ele reconheceu a culpa, e metemos o seguro. Acontece que, vindo as coisas pelo lado da lei, ele está pela direita, e não tem stop. Tem um espelho à frente e unicamente isso. Mas pela lei, devido a fraca visibilidade, também deveria ter eu um sinal de aproximação de entroncamento com prioridade.

Como acham que irá ficar resolvido e como o seguro irá proceder nesta situação!?

Partiu o espelho por completo (carro com meio ano), e só reparei que também tinha danificado um bocadinho o friso, mas isso é o menos e pouco se nota.

Screenshot_2020-07-01-09-36-15-210_com.google.android.apps.maps.jpg

Screenshot_2020-07-01-09-36-26-955_com.google.android.apps.maps.jpg

(Imagens tiradas do local, pelo GM)

Fica a ressalva que ninguém assume a "culpa"... ainda que as pessoas o digam e até possam atestar na declaração, são as seguradores que averiguam tal... e tendo por base o local e a sinalética.

Mais uma tipo a da rotunda do outro tópico.
Se não tem stop e se apresenta pela direita...temos de tomar as devidas precauções.

Tenho uma situação idêntica na rua onde moro, muitos acham que a outra, mais larga, tem prioridade porque é a principal, mas certo é que não tem lá o stop.

Não, aquilo é uma calçada. O mal neste caso é que não dá para ver, tanto eu como o que vem de baixo. Quando repara, já eu estou no lugar. Agora, a única coisa que ele tem é um espelho a frente (que até estava partido)
O senhor reconheceu a culpa, fizemos a declaração amigável, mas para o seguro não sei como vai ser. O meu segurador disse que bastava ter escrito na parte dele "eu bati" (coisa que não fizemos na altura), e podia ficar descansado, mas agora já está já está. Não sei é se aquilo é considerado estrada secundária por ser uma calçada

Não, aquilo é uma calçada. O mal neste caso é que não dá para ver, tanto eu como o que vem de baixo. Quando repara, já eu estou no lugar. Agora, a única coisa que ele tem é um espelho a frente (que até estava partido)
O senhor reconheceu a culpa, fizemos a declaração amigável, mas para o seguro não sei como vai ser. O meu segurador disse que bastava ter escrito na parte dele "eu bati" (coisa que não fizemos na altura), e podia ficar descansado, mas agora já está já está. Não sei é se aquilo é considerado estrada secundária por ser uma calçada

Não há estradas secundárias nem principais... se aquilo for considerada "estrada pública" tem prioridade.

Pois, o mal é mesmo esse. É que ele sai de uma rua, estreita (cabe um trator e mal), leva a pá a frente na estrada, e acerta-me com o primeiro gancho (1 segundo mais tarde e tinha levado as portas e o resto). Ele não consegue ver nem eu, porque aquilo tem o muro da casa que tapa a visão. Daí ele ter um espelho a frente (partido), e eu deveria (não tenho) de ter um sinal de aproximação de entroncamento com prioridade à direita.

Mais uma tipo a da rotunda do outro tópico.
Se não tem stop e se apresenta pela direita...temos de tomar as devidas precauções.

Tenho uma situação idêntica na rua onde moro, muitos acham que a outra, mais larga, tem prioridade porque é a principal, mas certo é que não tem lá o stop.
Eu tenho n situações idênticas na zona onde os mais pais moram viemos da direita não temos STOP mas paramos sempre não há hipótese existe pouca visibilidade e normalmente vêm lançados:sh)

Pois, o mal é mesmo esse. É que ele sai de uma rua, estreita (cabe um trator e mal), leva a pá a frente na estrada, e acerta-me com o primeiro gancho (1 segundo mais tarde e tinha levado as portas e o resto). Ele não consegue ver nem eu, porque aquilo tem o muro da casa que tapa a visão. Daí ele ter um espelho a frente (partido), e eu deveria (não tenho) de ter um sinal de aproximação de entroncamento com prioridade à direita.

Posso estar equivocado ,mas acho que os tratores quando circulam nas vias públicas ,tem que levar a pá à altura da cabine, não obstruindo a visibilidade do condutor precisamente para evitar situações como esta.

Só há 2 pormenores que podem fazer a situação pender a teu favor:
- a posição da pá
- a estrada à direita ser estrada particular

De resto, é assumir e ter cuidado para a próxima. Se falta sinalização, é expôr a situação às autoridades competentes para que isso seja alterado de futuro.

Realmente o que diz o IMTT é tão taxativo como é igualmente fácil circular em rotundas com tráfego... por vezes até parado no meio da rotunda...

Mas vamos lá ao caso presente em que só havia 2 carros... diz o IMTT quanto à circulação em rotundas: (atenção que desconheço se as seguradoras terão opiniões diversas e quais deveremos respeitar!)

1. O condutor que pretende tomar a primeira saída da rotunda deve:

 Ocupar, dentro da rotunda, a via da direita, sinalizando antecipadamente
quando pretender sair.

2. Se pretende tomar qualquer das outras saídas, deve:

Ocupar, dentro da rotunda, a via de trânsito mais adequada em função da
saída que vai utilizar
; Não foi o caso da Maria "Azul"

 Aproximar-se progressivamente da via da direita;

 Fazer sinal para a direita depois de passar a saída imediatamente anterior à
que pretende utilizar;

 Mudar para a via de trânsito da direita antes da saída, sinalizando
antecipadamente quando for sair.

Sinalização de manobras:

 Todas as manobras que impliquem deslocação lateral do veículo decorrente da mudança de via de trânsito ou saída da rotunda devem ser previamente
sinalizadas. Certamente que a Maria "vermelha" fez o pisca. Certamente que não fez o mesmo que um artista que ia hoje à frente do carro que ia à minha frente e se atirou para a direita, sem sinal / pisca, mas como ia na esqª e achou que nós teríamos que ter saído na saída anterior... vai daqui que vocês não sabem conduzir em rotundas!

Nesse esquema, a estrada/rua onde a Maria "Vermelha" vai entrar até tem 2 faixas... portanto a Maria "azul" teria muito espaço para entrar na mais à direita deixando livre a esquerda para a Maria "Vermelha", isto admitindo que a Maria "Azul" não vai a conduzir um pesado.

Por acaso um dia ainda gostava de saber como conduzir em rotundas... sem ter que puxar a 1ª aos 60 para me livrar de eventuais problemas...

Por acaso um dia ainda gostava de saber como conduzir em rotundas... sem ter que puxar a 1ª aos 60 para me livrar de eventuais problemas...

Primeiro, vê bem que "saída" queres, porque certamente não querias "sair" neste tópico. O das "Marias" coloridas é outro... [:D][:D][:D]

Por acaso, na declaração amigável, não expus que foi com a pá. Isso também terá "peso" na decisão??

Moralmente, o do Trator foi o culpado, isso não há dúvidas... Mesmo ele foi impecável e reconheceu logo o erro. Agora, resta saber como o seguro vai resolver isto. Entretanto, quanto tempo demoram em média a devolver algum telefonema ou a dar alguma informação?? Já lá vai dois dias. E já agora, pode vir algum perito ver o carro?

Voltar
Superior