[Ajuda] Compra de carro

carlossilva91

New member
Viva pessoal,

Eu não percebo muito disto portanto estou a pedir uma pequena ajuda para decidir escolher um novo carro (usado). O que tenho neste momento (Peugeot 206) já está em fim de vida (penso) e com isto está-me a tirar o sono com as avarias que já nem posso olhar para ele.

O meu orçamento está nos 5000€ (se for menos melhor, mas tenho margem caso seja necessário subir acima dos 5, mas honestamente não o queria fazer) e procuro uma viatura que, desde que faça manutenção certa e certas reparações normais do uso/idade do carro não me dê muitos problemas.

No dia-a-dia faço entre 30 a 60 Km, mas normalmente fico-me pelos 30. Há dias em que é necessário fazer mais mas não é algo regular.

É-me indiferente ser gasolina ou gasóleo, ter 2 ou 5 lugares (e o mesmo para as portas) e a marca em si também me é indiferente (quero excluir Peugeot que com o meu histórico não me dá confiança nenhuma, mas o problema até pode nem ser o carro mas sim quem conduz).

Procuro algo que seja compacto, quanto mais pequeno honestamente melhor. Dei uma vista de olhos em alguns carros/marcas mas torna-se difícil chegar a uma conclusão ou exclusão porque dependendo a quem pergunte as opiniões são como a água para o vinho.

O que, na vossa opinião e experiência me aconselhavam?

Obrigado!
 
Tens muitas opções no segmento B. Como por hábito os Fiats desvalorizam mais, em usados são compras tentadoras. Tenta encontrar um Gpunto 1.2 a gasolina em bom estado que ficarás bem servido.
 
Ja ponderaste um yaris, sao fiáveis e económicos e ja que fazes poucos km poderias optar por um a gasolina [;)]
Uma questão de pesquisar algo a teu gosto dentro do teu orçamento
 
@Ecoflex @Rools

Muito obrigado pelas vossas respostas. Eu não coloquei nada específico na pergunta quanto a marcas e modelos porque não sei se estou com alguma ideia concretamente errada mas já vi bastantes dentro daquilo que gostaria de gastar. Também fiz pesquisa sobre feedbacks mas fico sempre com o mesmo problema que é não haver um consenso positivo ou negativo em relação a X marca ou modelo. Há quem adore há quem deteste não consigo ver um meio termo, mas vou tentar dizer aquilo que gosto/não gosto.

As marcas que vi e em que encontrei modelos que podem ser uma boa opção para mim (não quer dizer necessariamente que sejam ao meu gosto): Fiat, Toyota, Opel, Seat e Smart.

O que não pretendo ou evito: Peugeot (e é apenas por causa do que tenho agora, o que é uma ideia tendenciosa admito).

Aqui eu queria pedir a vossa ajuda, se possível, nestes aspectos gerais::

- Num carro a gasolina: no geral, usados, qual o número de km que devo colocar como limite?

- Num carro a diesel: no geral, usados, qual o número de km que devo colocar também como limite?

- No caso de usados é "melhor" adquirir uma marca/modelo que tende a ter uma desvalorização rápida e acentuada ou algo que na média desvaloriza menos?

Agora um ponto específico que me chamou a atenção:

- Nas primeiras pesquisas que fiz houve uma marca que me chamou a atenção (possivelmente pela construção/ergonomia e design) que é a Smart. No que pesquisei foi complicado chegar a uma conclusão porque havia muitos utilizadores que acham excelentes escolhas e outros para os quais são cancros em forma de latas de sardinha. De um modo objectivo qual a vossa opinião em relação a esta marca?

Obrigado :)
 
Tanto a gasolina como a gasóleo, mais importante que os kms é o estado do carro/motor. Claro que as pessoas gostam de balizar as coisas, mas o melhor é teres o melhor carro possível com menor nº de kms possível.

Se vais comprar usado, quanto maior for a desvalorização melhor, porque a grande "talhada" é nos primeiros anos.

Quanto ao smart, não conheço...
 
Tanto a gasolina como a gasóleo, mais importante que os kms é o estado do carro/motor. Claro que as pessoas gostam de balizar as coisas, mas o melhor é teres o melhor carro possível com menor nº de kms possível.

Se vais comprar usado, quanto maior for a desvalorização melhor, porque a grande "talhada" é nos primeiros anos.

Quanto ao smart, não conheço...

Obrigado!
 
Pessoal andei a ver mais e dei com Fiat Stilo. Há vários modelos claro mas no geral é recomendável ou nem por isso?

Um específico que falam muito bem é o 1.9 JTD 140CV mas é bastante difícil de encontrar (pelo menos na minha zona) à venda usado.
 
@nto @Ecoflex

Obrigado pelas vossa ajuda!

Uma dúvida. Pelo que andei à procura fiquei um bocado confuso entre as versões JTD e Multijet. Existe uma diferença real entre as duas é uma é um "rebrand" da outra?

Já agora, nas versões gasolina deste Stilo também são fiáveis no que ao motor diz respeito ou é melhor evitar algum modelo específico ou todos mesmo (1.2 16V; 1.2; 1.4; 1.6)?

Obrigado!
 
Foge das versões a gasolina do stilo e mesmo o JTD apesar de ser um óptimo motor está montado num carro um bocado sensível a nível eléctrico daí a desvalorização deles ser tão grande.
 
@nto @Ecoflex

Obrigado pelas vossa ajuda!

Uma dúvida. Pelo que andei à procura fiquei um bocado confuso entre as versões JTD e Multijet. Existe uma diferença real entre as duas é uma é um "rebrand" da outra?

Já agora, nas versões gasolina deste Stilo também são fiáveis no que ao motor diz respeito ou é melhor evitar algum modelo específico ou todos mesmo (1.2 16V; 1.2; 1.4; 1.6)?

Obrigado!



O Multijet é uma evolução do JTD (Unijet).
 
Qual seria a escolha mais “acertada” entre um JTD e um Multijet neste caso? Isto é, a evolução é do ponto de vista positivo?


Há que estar atento aos "vícios" existentes no Stilo, como indicado.

Mas voltando-se somente para o motor, o JTD de 115cv cumpre bem e é "económico". O de 140cv... é um pouco mais guloso, mas nada de especial.

Mas como em tudo, na procura de viaturas usadas, há alguns itens a sacrificar por vezes... o que interessa é encontrar uma unidade que cumpra com o desejado e que consiga transmitir que é aposta mais segura (menos problemas a corrigir)...
 
Eu há coisas que não entendo.
No post inicial dizes que tens um 206 em fins de vida que com as avarias já te anda a tirar o sono. Dizes também que queres algo compacto e que quanto mais pequeno melhor.

Onde é que um Stilo com 16 anos se insere nisto?

Primeiro é bem menos compacto que um 206. Não é que seja enorme mas é o inverso do que tens.
Com 16 anos, o Stilo deve estar a atingir o pico da forma. Só pode.
Até poderia ser o carro mais fiável do mundo (que não era) mas em 16 anos e mais de 200000 kms não esperes ausência de problemas.

Decide-te no que queres efectivamente.
 
Esses Stilo nunca foram grande espingarda em termos de qualidade e fiabilidade e não é em idades altas que isso vai melhorar. Temos o caso do user caditonuno (no Fórum Geral) que está a reforçar essa ideia...
 
Voltar
Superior