[Antevisão] Ajuda Compra de Usado

RVitorino

New member
Ola malta

O meu objectivo é ter um utilitário pequeno que tenha o mínimo de gastos:

Consumos / Fiabilidade do motor.

O que mais faço é cidade, uma media de 10-12mil km por ano.

Claro que para consumo os diesel são melhores, o meu range são uns 6.000€ (Gasolina)ou 7.000€(diesel).

A questão é se algum dos motores/carros que se seguem (que são o meu alvo) são logicamente mais fiáveis e barato de arranjar:

G A S O L I N A

Peugeot 207 vti 1.4 90cv
Polo/Ibiza TSi 1.2 70cv
Fiat Punto 1.2

G A S O L E O

Peugeot 207 hdi 1.4 70cv
Polo/Ibiza 1.2 tdi 70cv
Fiat Punto MultiJet 1.3 75cv e 90cv

Não inclui mas também gosto de Fiestas, Corsas e Astras em termos estéticos, mas em termos de fiabilidade pouco sei.

Agradecia imenso a vossa ajuda.

Mas eu nem me preocupo com o facto de serem arrastadeiras, preocupo mais com a fiabilidade e com o custo de reparo, ha algum modelo aqui que sai obviamente em vantagem?

por exemplo, é muito obvio que o VW e o Seat sejam muito mais fiaveis e baratos de arrnjar que os PSA ou Fiat?

Última edição:
Mas eu nem me preocupo com o facto de serem arrastadeiras, preocupo mais com a fiabilidade e com o custo de reparo, ha algum modelo aqui que sai obviamente em vantagem?

por exemplo, é muito obvio que o VW e o Seat sejam muito mais fiaveis e baratos de arrnjar que os PSA ou Fiat?

O contrário é que é óbvio... há poucos motores mais simples e fiáveis que esse 1.2 Fiat. Os 1.2 TSi têm má fama.

Em cidade e falo pela minha experiência as viaturas gasolina tendem para os 6.5 a 7.5 litros em condução sem preocupações. Os diesel para 5 a 6 litros.
Se o preço do combustível não é tema então escolhe gasolina contudo são arrastadeira... O diesel são mais mexidos por causa do binario.
Podes consultar no Sprintmonitor os consumos. Observei tb que escolheu carros de marcas diferentes nas partilham o mesmo motor Fiat e Opel
Das hipóteses que coloca vs fiabilidade eu escolhia o 1.2 TDI ou 1.4tdi pois tem mecânicas duradouras e são baixo consumo o HDI tb me parece boa escolha.

Última edição:
Muito obrigado malta, eu vou ser sincero, acho o 1.2 Tdi o meu favorito, mobilidade, poupança anual e também parece ter bastante backup a preços acessíveis, pesquisei qual era o carro com a manutenção mais barata e o 1º foi o Ibiza e o 2º o Polo.
Em termos de consumo o Punto parece andar nos 5,5 e os Tdi 1.2 nos 4,5 .

Então para o que procuro creio que os 1.2 Tdi são a melhor escolha.

Caso me dêm mais luzes sobre o assunto ou se tiverem experiencias que possam mudar ou reforçar a minha perspectiva, eu agradeço :)

Obrigado malta!

Tens os Fiesta/207 com o 1.4HDi/TDCi (mesmo motor mas com nome diferente). Não aconselho de todo os 1.2 TDI, pelo que conheço são bem arrastões e não esperes esses consumos de 4,5l/100km. Porque não um Clio com 1.5 dCi?

Posso deixar o meu feedback em relação ao Polo 1.2 TSI (na versão de 90cv).

Tive um durante 6 anos comprado novo com 0 km. Passado esses anos e 100 000km tive zero problemas, ou quase zero... No primeiro ano tive um comutador das luzes que fazia mau contacto e andava aí a fazer piscar o olho à malta, foi substituído em garantia, fora isso, impecável mesmo.

Revisões de 30 em 30 mil (ou 2 anos) foi sempre assistido na VW por isso aconteceu algumas vezes largar lá 300/400€ por uma revisão.

Consumos em condução normal andariam entre os 6.7/7.2 l/100km. Um depósito de 45 litros dava para cerca de 600/650 km. Com muita calma cheguei a conseguir médias a baixo dos 5 litros.

Em termos de andamento, adorava o carro, muito despachado e puxava bem, chegava facilmente a velocidades proibitivas e mantia-as com igual facilidade e segurança.

Até gostava do som do motor/escape e até do assobio do turbo.

Adorei o carro e o resultado foi trocá-lo outro polo...

Enviado do meu MI 9 através do Tapatalk

Última edição:
Posso deixar o meu feedback em relação ao Polo 1.2 TSI (na versão de 90cv).

Tive um durante 6 anos comprado novo com 0 km. Passado esses anos e 100 000km tive zero problemas, ou quase zero... No primeiro ano tive um comutador das luzes que fazia mau contacto e andava aí a fazer piscar o olho à malta, foi substituído em garantia, fora isso, impecável mesmo.

Revisões de 30 em 30 mil (ou 2 anos) foi sempre assistido na VW por isso aconteceu algumas vezes largar lá 300/400€ por uma revisão.

Consumos em condução normal andariam entre os 6.7/7.2 l/100km. Um depósito de 45 litros dava para cerca de 600/650 km. Com muita calma cheguei a conseguir médias a baixo dos 5 litros.

Em termos de andamento, adorava o carro, muito despachado e puxava bem, chegava facilmente a velocidades proibitivas e mantia-as com igual facilidade e segurança.

Até gostava do som do motor/escape e até do assobio do turbo.

Adorei o carro e o resultado foi trocá-lo outro polo...

Enviado do meu MI 9 através do Tapatalk

O tema é que não vai comprar novo, logo deverá ser equacionado a manutenção a que acresce o consumo, pois 1 a 2 litros entre diesel e gasolina não parece ser expressivo mas em EUR, são pelo menos 30eur casa 1000km... 300 EUR em 10.000km. Em revisões média 350eur... É tudo uma questão de excell. Ccomo conheço bem o motos 1.2 e 1.4tdi para cidade dá e basta, pode colocar uma box com ganhos de pelo menos 20% a 25% de CV e nem. O Ibiza 1.4tdi 75cv chipando a 105cv/230nm cá de casa, conta com mais de 200km e anda bem, tendo consumo min de 3.7 mas tbm em pé pesado de 7... A média geral 5.1

Voltar
Superior