Ajuda - Compra de Veículo

Desenterrando este tópico...

Talvez vá fechar negócio de compra de um carro usado, para salvaguardar melhor a minha posição é melhor fazer uma declaração do tipo:

-----------

Declaração

Entre X, adiante designado VENDEDOR, e Y, adiante designado por COMPRADOR, é celebrado e reciprocamente aceite um contrato verbal de compra e venda do veículo automóvel usado Marca e Modelo, de cor A, com a matrícula xx-xx-xx, adiante designado por VEÍCULO. O VEICULO é vendido no estado em que se encontra e livre de quaisquer ónus ou encargos

O VENDEDOR declara ter recebido do comprador, no dia xx-xx-xxxx, o montante previamente acordado referente ao pagamento integral do veículo, sob a forma de B(numerário ou cheque ou transferência bancária).

O COMPRADOR declara sob compromisso de honra assumir a partir desta data plena responsabilidade sobre a utilização do VEÍCULO, nomeadamente no que diz respeito à eventual ocorrência de contra-ordenações ao Código da Estrada, sinistros, e qualquer outra ocorrência em que o VEÍCULO se veja envolvido.

Localidade e data

Assinaturas

----------------

ou usar esta minuta:

http://www.fastaccess.pt/resources2/noticias/minuta_comp_venda.pdf

Ou simplesmente preencher o modelo 2 e efectuar o respectivo registo?

O negócio é entre particulares

PS: À semelhança do tópico existente sobre importação de usados, seria útil se alguém entendido se desse ao trabalho de efectuar também um guia com os cuidados a ter, etc.

Boas precisava de uma ajuda.
Se eu comprar um carro usado, mas que a pessoa que o comprou tenha contraido um credito na altura da compra em novo, esse credito transita para mim? Se a pessoa não o liquidar podem-me penhorar o carro?

Como fazer para saber se o carro que vou comprar tem creditos sobre ele?

Cmp

Se tem credito sobre o veiculo é porque tem uma reserva de propriedade ... está referido no D.U.A !

Se for um credito pessoal nao fica associado ao veiculo ...

Boas precisava de uma ajuda.
Se eu comprar um carro usado, mas que a pessoa que o comprou tenha contraido um credito na altura da compra em novo, esse credito transita para mim? Se a pessoa não o liquidar podem-me penhorar o carro?

Como fazer para saber se o carro que vou comprar tem creditos sobre ele?

Cmp

Sim.

Ver no "Livrete" como ja foi dito

Boas ou seja se no livrete não estiver nada indicado sob a reserva da propriedade não corro risco?
Nunca vi nenhum DUA nessas situação o que está mencionado concretamente se o carro tiver reserva de propriedade e em que local do DUA?
Desculpem lá as duvidas mas fiquei meio arrasca quando vim a saber que o carro tinha um credito.

Boas num caso de um credito ALD como funciona a titulariedade do carro?Tem reserva?

Última edição:
Voltar
Superior