[AJUDA] Compra Imóvel

• Thread starter Thread starter ZR
  • Start date Start date

ZR

New member
Olá Pessoal,

Como sou um "noob" nesta questão, decidi pedir ajuda aqui ao pessoal...;)

É o seguinte:
Estou em vias de comprar um Lugar de garagem (vulgo "aparcamento").

1)Quais são os procedimentos/Cuidados a seguir na compra de um imóvel?

2)outra coisa que me preocupa: existe alguma maneira de saber se o actual proprietário tem algum tipo de problema em relação a esse imóvel?

3)Além do condominio, e da contribuição autárquica, existe outro tipo de despesa?

Muito Obrigado pelo vosso tempo!;)

Cumps

citação:Originalmente colocada por ZR

Olá Pessoal,

Como sou um "noob" nesta questão, decidi pedir ajuda aqui ao pessoal...;)

É o seguinte:
Estou em vias de comprar um Lugar de garagem (vulgo "aparcamento").

1)Quais são os procedimentos/Cuidados a seguir na compra de um imóvel?

Comprar, escriturar, registar.

citação:

2)outra coisa que me preocupa: existe alguma maneira de saber se o actual proprietário tem algum tipo de problema em relação a esse imóvel?

Ir á Conservatoria, pedir uma certidão de Teor do imovel, e ver se ha alguma hipoteca sobre o mesmo.

citação:

3)Além do condominio, e da contribuição autárquica, existe outro tipo de despesa?

Pagar o registo do imovel (o lugar da garagem). Em alguns casos pode-se pedir isenção de pagamento de IMI (antiga contribuiçao autarquica)

já agora, alguém tem uma ideia dos preços praticado por um lugar de garagem?
Obviamente que depende do local, área, etc, mas podem dar-me uma ideia?

Obg!

Obg!

Desculpa-me a franqueza, mas o preço dos imoveis é tão subjectivo, ainda mais quando nao sabemos sequer, a cidade, a zona, a idade do predio, nada.:D

No entanto, o espaço que falas "box", aqui na minha zona -Santarém- é coisa para valer sempre 10 000€.

No entanto, se quiseres ter uma ideia desse espaço que falas, porque não ires ao site das finanças, colocas os valores e os dados, e já tens uma ideia da avaliação das finanças. O valor do imovel será um pouco acima disso.

Vai aqui:

http://www.e-financas.gov.pt/SIGIMI/default.jsp

citação:Originalmente colocada por AutoFan

Obg!

Desculpa-me a franqueza, mas o preço dos imoveis é tão subjectivo, ainda mais quando nao sabemos sequer, a cidade, a zona, a idade do predio, nada.:D

No entanto, o espaço que falas "box", aqui na minha zona -Santarém- é coisa para valer sempre 10 000€.

No entanto, se quiseres ter uma ideia desse espaço que falas, porque não ires ao site das finanças, colocas os valores e os dados, e já tens uma ideia da avaliação das finanças. O valor do imovel será um pouco acima disso.

Vai aqui:

http://www.e-financas.gov.pt/SIGIMI/default.jsp

Autofan,

Claro que depende de muitissimos factores...
Eu só queria ter uma ideia/exemplos como tu fizeste...
;)

Já agora, em relação ao pagamento da escritura, existe algum site onde possa ver os procedimentos/valores etc etc...
obg!

Já agora, em relação ao pagamento da escritura, existe algum site onde possa ver os procedimentos/valores etc etc...
obg!

Os valores, depende do valor da escritura, e do cartorio (privado ou não) onde faças referida escritura.

Os passos a dar são simples:

-Saber o respectivo regime de casamento dos intervenientes no negocio
-Contrato de promessa de compra e venda (pode haver ou não)
-Pedir a certidão de Teor
-Caderneta actualizada
-Bi's e contribuintes dos vendedores e dos compradores
-Marcar a escritura
-Pagar:D e trazer a copia da escritura
-Informar as finanças da transação
-Pedir copia da caderneta actualizada
-Proceder ao registo

Faz contas a 1500 euros para tratar de tudo (incluindo a minha comissão):D
Penso que ainda sobrará qualquer coisa.

:)

Boas! Desculpem o desenterro monumental, mas este pareceu-me o tópico mais indicado para esclarecer as minhas dúvidas.

Pretendo comprar um lugar de garagem diretamente a uma pessoa particular, sem intervenção de imobiliárias. Que passos devo tomar? Alguém tem ideia dos custos associados?

Desde já muito obrigado!

Para teres ideia dos preços de mercado podes ver oferta que existe na tua zona no site imovirtual ou casa sapo, não deve faltar garagens/ aparcamentos à venda.

Back