Ja tive 3 Twingos (1.2 54cv, 1.2 16v e um Twingo 2 1.2 16v), Lupo nunca tive, tenho apenas uma colega com um.
Os consumos são bons, facilmente abaixo dos 6 litros, no Twingo 2 1.2 16v com a caixa muito longa baixa ainda dos 5 se tiver condições favoráveis, cheguei a baixar dos 4 mas foi devagar na AE e com muitas dexidas, passados uns kms de abastecer tinha o CB com autonomia para 1250kms.
Entre o 1.2 8v de 58cv e o 16v de 75cv abaixo dos 120kmh pouca coisa muda num carro tão leve, os consumos são idênticos. Depois dessa marca o 16v parece um motor grande aliado a uma caixa super curta...passa os 170 facilmente, demasiado facilmente diria eu, cheguei a andar a 200 nele ao corte de 5a numa ligeira descida (não estava 100% de origem ja). Isto só para dizer que o 16v anda demais para a segurança que tem.
Quanto à fiabilidade são ambos muito bons, no entanto o 8v é melhor ainda e não costuma mesmo dar problemas, no 16v há registos de problemas na cabeca...Eu nunca tive mas fica a deixa.
Qual dos 3 escolhia? Bom, o lupo tem menor desvalorização devido à marca, tem um motor poupado e fiavel, fora de cidade é chato andar com ele devido ao motor. O conforto satisfaz para o género de carro mas é mais duro que um Twingo. No entanto é mais estavel em velocidade.
O Twingo mais facilmente encontras com tecto panorâmico (também há no lupo mas com menos frequência) que as mulheres adoram e não só as mulheres...O bem que me sabia ir para casa de tecto aberto com bom tempo! O carro tem imenso espaco, os bancos de traz permitem deslizar para a frente aumentando o espaço da bagageira ou para trás aumentando o espaço para os passageiros. Na posição recuada ele tem um espaço para pernas digno de um carro da gama do Classe E tal o espaço que tem.
Os materiais são q.b., peças são baratissimas e a manutenção quase dada...a suspensão aliada aos pneus 155 deixam o carro abanar um pouco e adornar, levei o meu aos limites algumas vezes e ele são é perigoso apesar disto, tem um chassis muito bom mesmo.
Estilo são diferentes mas catitas, agradam no geral.
Para terminar qual escolhia exactamente? Um Twingo 8v se só andar na cidade, um Twingo 16v para uma utilização geral. Um Lupo só optaria na gama do 1.4 16v 100cv mas não me parece ser o que a tua esposa pretende, optaria também por um lupo se fosse para fazer grandes viagens (há quem as faça num carro pequeno como eu antes fazia), no entanto nunca num 1.0 mas sim um 1.4, o Twingo 2 também era um bom carro para estrada, muito estável e conforto razoavel.