[Ajuda] Curso Autocad

j0rg

New member
Boas a todos colegas forunistas...
Estou a pensar tirar um curso de Autocad para reforçar os meus conhecimentos na área, mas no entanto não consigo encontrar nenhuma instituição que disponha de tal formação, já vasculhei a net e nada.Será que alguém me poderia dar uma ajudinha, indicando alguns centros de formação preferencialmente na zona de Setúbal em ultimo caso Lisboa.

Cumps

Viva,

Se tiver conhecimentos de desenho técnico em estirador, um bom livro é suficiente...

Eu preferi tirar um curso de desenho técnico (não assistido por computador) e penso que foi a melhor solução... em AutoCad fui autodidacta tendo inclusive dado formação na área...

Os cursos que conheço de autocad são todos muito básicos. Sempre dá para aprender qualquer coisa.

Tens aqui:

http://www.mundisoft.pt/cursos_cad.htm

http://www.citeforma.pt/site/docs/percursos_detalhe.asp?idPercurso=10

http://www.flag.pt/pages/area.asp?id=2

Vais ficar com umas bases. Mas depois é preciso uso e prática e ajudas de quem conhece (ou procurar na net). pq senão voltas a ficar na estaca 0.

Eu não tirei curso. Fui aprendendo sozinho e depois na faculdade com amigos íamos trocando "truques". E ainda hoje aprendo com colegas de trabalho e pessoal aqui do forum.

Viva,

Se tiver conhecimentos de desenho técnico em estirador, um bom livro é suficiente...

Eu preferi tirar um curso de desenho técnico (não assistido por computador) e penso que foi a melhor solução... em AutoCad fui autodidacta tendo inclusive dado formação na área...

Partilho desta opinião. O importante é saber desenho, não é saber o software. Eu aprendi primeiro desenho e depois é que fui para o Autocad. E bastou um colega em 30 min me dizer os comandos principais e a partir daí fui andando sozinho.

Muitíssimo obrigado a todos pela colaboração!!De facto os links foram-me úteis.
Esqueci-me de mencionar que a área profissional que exerço é Automação/electricidade/electrónica, já utilizei o autocad para desenhar/projectar esquemas eléctricos, o pouco que sei foi o que aprendi explorando o programa, no entanto as bases que tenho ainda são muito poucas e insuficientes para eu conseguir trabalhar com o programa de uma forma fluída.
Como gosto bastante desta área, quero apostar seriamente na projecção
de esquemas, daí o meu interesse por um curso de Autocad.

Cumps

Muitíssimo obrigado a todos pela colaboração!!De facto os links foram-me úteis.
Esqueci-me de mencionar que a área profissional que exerço é Automação/electricidade/electrónica, já utilizei o autocad para desenhar/projectar esquemas eléctricos, o pouco que sei foi o que aprendi explorando o programa, no entanto as bases que tenho ainda são muito poucas e insuficientes para eu conseguir trabalhar com o programa de uma forma fluída.
Como gosto bastante desta área, quero apostar seriamente na projecção
de esquemas, daí o meu interesse por um curso de Autocad.

Cumps

Aí tens de ter as bibliotecas dos símbolos. Para essa área um programa muito bom é o Eplan, não sei se conheces.

Aí tens de ter as bibliotecas dos símbolos. Para essa área um programa muito bom é o Eplan, não sei se conheces.

Sim conheço o Eplan, no entanto ainda nao tive oportunidade de experimentar...Mas a base do Eplan é autocad?So que mais vocacionado para electricidade ou estou errado!?
Existe também o AutoCAD Electrical 2008.

Cumps

Sim conheço o Eplan, no entanto ainda nao tive oportunidade de experimentar...Mas a base do Eplan é autocad?So que mais vocacionado para electricidade ou estou errado!?
Existe também o AutoCAD Electrical 2008.

Cumps

O Eplan é mesmo vocacionado para electricidade e automação (esquemas eléctricos). Nunca fui muito expert mas fiz algumas coisas. Tanto o autocad como o eplan fazem trabalhos muito profissionais.

boas!
Eu sou desenhador e, como é óbvio, trabalho diariamente com o autocad.
Penso que o curso é necessário para saber o básico e depois tens de te aplicar e usar o F1 (podes querer que já me ajudou bastante, principalmente quando me esqueço daqueles comandos de 6 ou 7 letras).
1 livro também é capaz de ajudar, mas penso que o principal seja trabalhar com pessoas mais experientes.
Sou da opinião que as pessoas que trabalharam 20 anos no estirador e depois foram para o autocad nunca vão dominar o programa como um que teve 1 ano no estirador e depois começou logo a usar o cad.

PS: utilização profissional do autocad não é só saber fazer linhas, quadrados e circulos. Há comandos bastante complexos que te poupam muito tempo e trabalho.

Pois eu acho que isto é um caso daqueles que "o cú não tem nada a ver com as calças". Uma coisa é saber desenhar (desenho técnico), outra é saber utilizar o Autocad. Se não fores bom desenhador no estirador nunca o serás no Autocad. Poderás é saber utilizar melhor e mais rapidamente o Autocad do que alguém que domine o desenho técnico mas não domine o Autocad.
E olha que o que não falta por aí são fulanos que sabem fazer dois riscos no autocad e percebem zero de desenho. Todas as semanas me passam vários projectos peças mão e vê-se com cada falhanço...

boas!
Eu sou desenhador e, como é óbvio, trabalho diariamente com o autocad.
Penso que o curso é necessário para saber o básico e depois tens de te aplicar e usar o F1 (podes querer que já me ajudou bastante, principalmente quando me esqueço daqueles comandos de 6 ou 7 letras).
1 livro também é capaz de ajudar, mas penso que o principal seja trabalhar com pessoas mais experientes.
Sou da opinião que as pessoas que trabalharam 20 anos no estirador e depois foram para o autocad nunca vão dominar o programa como um que teve 1 ano no estirador e depois começou logo a usar o cad.

PS: utilização profissional do autocad não é só saber fazer linhas, quadrados e circulos. Há comandos bastante complexos que te poupam muito tempo e trabalho.

claro que tens razão. não estava a por em causa os conhecimentos do desenhador (desenho técnico). Estava só a falar do desenhos em autocad

Pois eu acho que isto é um caso daqueles que "o cú não tem nada a ver com as calças". Uma coisa é saber desenhar (desenho técnico), outra é saber utilizar o Autocad. Se não fores bom desenhador no estirador nunca o serás no Autocad. Poderás é saber utilizar melhor e mais rapidamente o Autocad do que alguém que domine o desenho técnico mas não domine o Autocad.
E olha que o que não falta por aí são fulanos que sabem fazer dois riscos no autocad e percebem zero de desenho. Todas as semanas me passam vários projectos peças mão e vê-se com cada falhanço...

Eu por acaso até conheço quem se tenha adaptado bem ao autocad depois de anos e anos de estirador, mas também conheço muito boa gente que ainda desenha á mão... porque simplesmente não se entende com o autocad.

claro que tens razão. não estava a por em causa os conhecimentos do desenhador (desenho técnico). Estava só a falar do desenhos em autocad

Back