Ajuda em acidente com gravidade

Pois. Já tinha lido isso. O que diz nesse artigo é que a seguradora só é obrigada a "dar" uma viatura de substituição durante a reparação. Eles próprios já me disseram isso. Obrigado

Já me disseram e já li também que posso alugar um carro imediatamente a seguir ao sinistro, desde que seja com as mesmas características do meu. O aluguer será pago por mim e não pela seguradora, sou eu que tenho de tratar de tudo. No final do processo quando for identificado o culpado entrego a factura da rent a car e têm de me pagar. Mas quero ter certezas.

Qual foi a justificação do perito para te dizer isso? :sh)

Não é que nesta situação vá adiantar muito, pois como relatas será perda total, no entanto essa atitude parece-me pouco profissional.

Não me disse directamente mas perguntei se podia estar presente e disse-me que não valia a pena.
Depois perguntei a que horas ia à oficina fazer a peritagem e começou com rodeios e não me deu resposta.

O perito já me ligou.
Vai fazer peritagem amanhã, e não quer que eu esteja presente na peritagem.

Não me disse directamente mas perguntei se podia estar presente e disse-me que não valia a pena.
Depois perguntei a que horas ia à oficina fazer a peritagem e começou com rodeios e não me deu resposta.

São coisas um bocadinho diferentes...

Em relação á hora, se te ligou, o objetivo seria certamente esse, a marcação de "espaço temporal" para realização da peritagem para evitar que o cliente deixe o carro todo o dia na oficina. Pelo menos um grupo segurador Português tem esse serviço. No entanto, se o carro não circula e já está na oficina, obviamente não marca hora para poder ter margem para integrar no dia de trabalho.

O perito já me ligou.
Vai fazer peritagem amanhã, e não quer que eu esteja presente na peritagem.

Era bonito era que algum perito me dissesse isso [:)][:)]

Normalmente as ordens para o concessionário/oficina são ao contrário: ninguém do seguro perita sem a minha presença ou do meu perito.

Ahhh, isso é diferente. E como ele "começou com rodeios" e tu não insististe em que ele te desse uma resposta antes de terminar o telefonema, ficas sem saber a que horas lá estará... Mas, sendo perda total, também não haverá grande interesse

As seguradoras têm de repor os danos patrimoniais que tiveste desde o exacto momento em que tiveste o acidente, até ao momento em que recebes o cheque ou o carro arranjado. Sejam elas de taxi, reboque, veiculo de aluguer, despesas hospitalares (estas ultimas podem se prolongar). A ultima vez que me bateram fizeram a peritagem dois dias depois do sinistro, e as peças demoraram 1 semana a chegar à oficina. Só queriam dar veiculo de substituição desde que entregava o veiculo na oficina até o levantar. Tudo bem, mas depois pagaram-me uma indemnização diária correspondente ao valor minimo de aluguer de um veiculo semelhante ao meu, entre os dias do acidente, e aquele em que o fui deixar à oficina!

Se bem me lembro, o veiculo de substituição "abate" ao valor da reparação. Isso traduzindo pode significar que pode inviabilizar reparação...

Solução para este caso?

Simples: compra outro carro e depois usas o dinheiro da indemnização ( ou revenda) em caso de reparação para abater.

Não vale a pena inventar muito muito menos alugar um carro. É que nada te garante que venha a ser ressarcido.

Uma pessoa não compra uma carro como compra um pacote de arroz...além de que tomar esta atitude pode ser precipitado sem qualquer desenvolvimento no caso.

Já pensei nessa opção. Aindo inclusive a espreitar os classificados para ver se encontro algo do meu agrado que cumpra o que pretendo a preço justo.

No entanto gosto de fazer negócios com tempo, negócios à pressão normalmente não dão bons resultados.

Precipitado é alguar por fonta e risco...

Será?

É mais precipitado alugar um carro por tuta e meia (há por aí modelos de 40 €/semana ou menos até) e depois quase de certeza ser reembolsado ou partir para uma compra à pressa, para não se ter que alugar (ou alugar por pouco tempo), quando se corre o risco de o carro ter reparação?[;)]

Com a peritagem feita e com mais informação decide-se, em princípio, melhor. E mesmo que seja perda total, e pegando no teu conselho, pode não haver disponibilidade financeira para comprar um carro.

Já pensei nessa opção. Aindo inclusive a espreitar os classificados para ver se encontro algo do meu agrado que cumpra o que pretendo a preço justo.

No entanto gosto de fazer negócios com tempo, negócios à pressão normalmente não dão bons resultados.

Nem mais.

Tive uma situação em tudo semelhante em que a seguradora não deu logo o carro de substituição, bateram no veiculo da Maria que estava estacionado. Também vieram com a conversa de que so poderiam dar veiculo de substituição quando assumissem a culpa etc e tal. O certo que que no fim do primeiro dia sem carro entreguei na companhia uma fatura de 50 euros de taxi, no segundo dia estavam a ligar-me a indicar onde podia levantar um carro...

As seguradoras têm de repor os danos patrimoniais que tiveste desde o exacto momento em que tiveste o acidente, até ao momento em que recebes o cheque ou o carro arranjado. Sejam elas de taxi, reboque, veiculo de aluguer, despesas hospitalares (estas ultimas podem se prolongar). A ultima vez que me bateram fizeram a peritagem dois dias depois do sinistro, e as peças demoraram 1 semana a chegar à oficina. Só queriam dar veiculo de substituição desde que entregava o veiculo na oficina até o levantar. Tudo bem, mas depois pagaram-me uma indemnização diária correspondente ao valor minimo de aluguer de um veiculo semelhante ao meu, entre os dias do acidente, e aquele em que o fui deixar à oficina!
Devia ser sempre assim, mas a maior parte das companhias não o faz de animo leve.

Começa por não treinar o proprio staff do call centre, propositadamente, portanto estes informam mal o cliente por não estarem bem informados nem terem acesso à info, principalmente nesses "pormenores" das despesas.

O desespero por serem simpáticos e mostrarem um "serviço de excelência" dá para tudo, principalmente para mentir e omitir. Depois quem dá a cara é que tem que explicar que não é bem assim, qual é a maneira certa de resolver os assuntos e avançar com o processo.

Bem. A peritagem foi ontem, liguei agora para a companhia do outro interveniente e tal como desconfiava é perda total...

A menina do call center disse-me que agora o processo pode demorar até 45 dias uteis (quase 3 meses) até apurarem responsabilidades (que responsabilidades? É dificil saber quem é culpado?). Questionei acerca de eu alugar carro e quando a responsabilidade for apurada os custos serem imputados à companhia culpada. As respostas variaram entre depende, não sei, isso é da responsabilidade do gestor de sinistros... Ou seja não me disse nada conclusivo.

Relativamente à minha primeira questão da rent a car ainda não tenho qualquer resposta conclusiva, acho estranho nunca ninguem ter passado por algo semelhante.

Bem. A peritagem foi ontem, liguei agora para a companhia do outro interveniente e tal como desconfiava é perda total...

A menina do call center disse-me que agora o processo pode demorar até 45 dias uteis (quase 3 meses) até apurarem responsabilidades (que responsabilidades? É dificil saber quem é culpado?). Questionei acerca de eu alugar carro e quando a responsabilidade for apurada os custos serem imputados à companhia culpada. As respostas variaram entre depende, não sei, isso é da responsabilidade do gestor de sinistros... Ou seja não me disse nada conclusivo.

Relativamente à minha primeira questão da rent a car ainda não tenho qualquer resposta conclusiva, acho estranho nunca ninguem ter passado por algo semelhante.

Fizeram isso comigo. Disseram-me "ah isso é o gestor de sinistro que decide"... exigi que me dissessem o nome do gestor de sinistro, ou que me pusessem em contacto com ele: a operadora não o podia fazer, então pedi para falar com um supervisor. o supervisor lá me passou ao gestor de sinistro. E com ele a conversa foi outra.

Infelizmente com as seguradoras tens de ser tu a pessoa com a iniciativa de ser totalmente compensado pelos danos que te causaram.

Estas adoptam mecanismos internos que apresentam muita, mas muita inércia para resolver os problemas de uma forma que não lhes seja a mais favorável.

Fala com o gestor de sinistro, pede o mail e telefone directo dele, anota o nome dele, e todos os contactos devem passar por ele.

Aproveita por lhe explicar que estás a ter um enorme transtorno com esta situação, vais ter despesas enormes em taxi, e queres saber se eles propoem alguma forma de resolver a situação.

Assim que a primeira factura de táxi lá chegar ligam-te logo para ires levantar uma viatura, infelizmente é assim que as companhias de seguro trabalham, pessimamente.

Assim que a primeira factura de táxi lá chegar ligam-te logo para ires levantar uma viatura, infelizmente é assim que as companhias de seguro trabalham, pessimamente.

Não esteja a definição de responsabilidades cabalmente apurada, e bem que podes mandar faturas de táxi todos os dias...e esperar sentado!

Não esteja a definição de responsabilidades cabalmente apurada, e bem que podes mandar faturas de táxi todos os dias...e esperar sentado!

Sim, mas depois de estar "cabalmente" esclarecida, e se quem apresenta as faturas do táxi não for culpado, pagam essas despesas?

O melhor é comprares um carro de 500 euros enquanto a situação não estiver resolvida.

Quando tudo se resolver, já tiveres outro carro, etc então vendes esse por 550euros ou entregas de retoma na compra de outro.

Era só o que faltava estar a aguardar que apurem responsabilidades. Se demorarem uma semana (na melhor das hipóteses!) como é que se governa? Vai a pé? De Tp? Não vai alterar nada, pois o prejudicado tem de fazer a sua vida, apenas vai apurar quem terá de pagar.

O melhor é comprares um carro de 500 euros enquanto a situação não estiver resolvida.

Quando tudo se resolver, já tiveres outro carro, etc então vendes esse por 550euros ou entregas de retoma na compra de outro.

[:D]
E porque não compra um de 1000€ e vende por 2000€?

E se não tiver os 500€? Continua a ir a pé? [:D]

Pois. Já tinha lido isso. O que diz nesse artigo é que a seguradora só é obrigada a "dar" uma viatura de substituição durante a reparação. Eles próprios já me disseram isso. Obrigado

Já me disseram e já li também que posso alugar um carro imediatamente a seguir ao sinistro, desde que seja com as mesmas características do meu. O aluguer será pago por mim e não pela seguradora, sou eu que tenho de tratar de tudo. No final do processo quando for identificado o culpado entrego a factura da rent a car e têm de me pagar. Mas quero ter certezas.

Acho que é o ponto 5:

5 - O disposto neste artigo não prejudica o direito de o lesado ser indemnizado, nos termos gerais, no excesso de despesas em que incorreu com transporte em consequência da imobilização do veículo durante o período em que não dispôs do veículo de substituição.

Back