A opção que me interessa é não me chatear mais com o salvado. Receber a indemnização e seguir em frente. Eles que tratem do salvado e que façam com ele o que bem entenderem.
Mas não me estão a dar essa opção. Dizem que tenho de ser eu a contactar a empresa compradora e tratar da venda, algo que não me agrada nada.
O que quero saber é se eles são obrigados a tratar de tudo. A pagarem-me o valor total de indemnização e a desenrascarem-se com o salvado.
Basicamente é como o Vanquish já disse: a seguradora não compra o salvado, portanto eles não te vão pagar directamente a totalidade da indminização.
Na prática o carro é teu e a transacção terá de ser feita entre ti e a empresa que o for comprar.
De notar que ainda tens a hipótese (se for tecnicamente viável) de ficar com o salvado, arranjá-lo, e colocá-lo de novo em circulação, mas parece-me que é algo que não te interessa.
No entanto, no teu lugar estaria mais preocupado é com o que disseste antes:
1- A seguradora paga-me os 9000€, fica com o salvado e faz com ele o que bem entender. Compro outro carro (o valor não é suficiente para um carro igual em estado semelhante com os mesmos extras)
Se a situação é mesmo assim então tens de reclamar junto da seguradora para que eles atribuam um valor ao carro idêntico ao que precisarias de gastar para comprar outro igual no mesmo estado.
Infelizmente as seguradoras usam como referência as tabelas do Eurotax que estão, em muitos casos, desfasadas da realidade.
Tenta argumentar com base em anúncios concretos, mesmo que sejam só tirados do standvirtual.
Boa sorte e muita paciência!