Ajuda em PROBLEMA JURÌDICO

andrecosta03

New member
Boas pessoal.

Tenho um familiar meu que esta numa situação algo complicada.
Basicamente ele ficou fiador de uma casa que um casal amigo comprou, isto já foi a muitos anos.
Entretanto eles agora separarão-se e , o marido foi para França trabalhar, e a mulher faz bolos para fora , em casa. Eles como estão de mal um com o outro ninguem paga a casa a ja 5 meses. (a mulher entretanto arrendou uma casa, portanto a casa em questao esta desabitada ) .
E para agravar a situação eles fizeram uma segunda hipoteca sobre a casa , para comprarem um café, que ja foi vendido, mas a hipoteca continua por pagar.
O banco exige que o meu sogro comece já a pagar as prestaçoes, sobe pena de lhe penhorarem o ordenado , penhorar o carro etc..

portanto valores em divida:

30 000 euros - casa
80 000 euros - hipoteca

As minhas questoes são:

- O banco pode obrigar o meu sogro a pagar, visto que a casa nao foi sequer a leilao?
- È legal eles terem feito uma hipoteca sobre a casa , sem terem sequer avisado o meu sogro?? o fiador nao tem nada haver??
- A mulher esta a trabalhar ao negro , mas o marido trabalha em frança , o banco nao pode penhorar o ordenado dele la?
- eles tem 3 carros, não deveriam ter que ser penhorados primeiro??

desculpem o testamento pessoal, mas gostava de saber se alguem ja soube de casos similares, ou me pode dar uma luzes sobre isto.
é que o meu sogro teima em nao ir a nenhum advogado , e gostava de ter algumas luzes sobre de quem esta a razao, pelo menos para o aconcelhar.

Perguntas e opinioes sao bem vindas :)

Última edição:
Eu fazia três coisas, assumindo que a casa é co-propriedade do ex-casal:
- ia a França ter uma conversa muito séria com o gajo e provavelmente levar uma procuração para ele assinar, afim de poder vender/arrendar a casa desocupada e entretanto pagar metade da prestação
- ia ter com a pasteleira, levar-lhe umas caixinhas e meter-lhe uma carrinha à porta para se deixar de *****s e ir morar na casa DELA
- obviamente ia ter com um advogado para ajudar nesta treta, inclusive ponderar meter os tipos em tribunal. amigos destes ninguém quer, que se lixem.

Se não quiser fazer nada disto, assuma as consequências e pague as prestações. Tivesse juízo.

Olha infelizmente o teu sogro está em maus lençóis pois como fiador é sobre ele que o banco vai atrás.
O conselho mesmo é arranjar um advogado.

Boas pessoal.

Tenho um familiar meu que esta numa situação algo complicada.
Basicamente ele ficou fiador de uma casa que um casal amigo comprou, isto já foi a muitos anos.
Entretanto eles agora separarão-se e , o marido foi para França trabalhar, e a mulher faz bolos para fora , em casa. Eles como estão de mal um com o outro ninguem paga a casa a ja 5 meses. (a mulher entretanto arrendou uma casa, portanto a casa em questao esta desabitada ) .
E para agravar a situação eles fizeram uma segunda hipoteca sobre a casa , para comprarem um café, que ja foi vendido, mas a hipoteca continua por pagar.
O banco exige que o meu sogro comece já a pagar as prestaçoes, sobe pena de lhe penhorarem o ordenado , penhorar o carro etc..

portanto valores em divida:

30 000 euros - casa
80 000 euros - hipoteca

As minhas questoes são:

- O banco pode obrigar o meu sogro a pagar, visto que a casa nao foi sequer a leilao?
- È legal eles terem feito uma hipoteca sobre a casa , sem terem sequer avisado o meu sogro?? o fiador nao tem nada haver??
- A mulher esta a trabalhar ao negro , mas o marido trabalha em frança , o banco nao pode penhorar o ordenado dele la?

desculpem o testamento pessoal, mas gostava de saber se alguem ja soube de casos similares, ou me pode dar uma luzes sobre isto.
é que o meu sogro teima em nao ir a nenhum advogado , e gostava de ter algumas luzes sobre de quem esta a razao, pelo menos para o aconcelhar.

Perguntas e opinioes sao bem vindas :)

Eles (casal) podem estar mal um com o outro (como dizes) mas isso não deve impedir de continuarem a ter uma boa relação com o teu sogro.

O primeiro passo penso que deva ser o sogro falar com cada um deles e tentarem chegar a uma solução para o problema. Caso não haja nenhuma solução então o melhor caminho parece ser contactar um advogado para ver o que pode fazer.

O sogro deve continuar a ser amigo de cada um deles apesar de se terem separado como casal.

Se eu tivesse no lugar dele, já teria feito uma visita aos dois , e nao ia ser bonito de se ver, a prestação é de 200 euros , e a mulher neste momento paga 250 euros de renda. Portanto dá para ter uma ideia do panorama.

Eu sei que ele deveria ir a um advogado , mas nao vai, diz que são todos os ladrões. E eu não o posso obrigar , portanto ele lá sabe da vida dele.
Mas no fundo custame ver esta situação, e gostava de ter uma ideia , de que lado esta a lei.

Para além demais , acho que no fundo o banco está a cometer algumas ilegalidades, no processo. como já mencionei em cima..

Eles (casal) podem estar mal um com o outro (como dizes) mas isso não deve impedir de continuarem a ter uma boa relação com o teu sogro.

O primeiro passo penso que deva ser o sogro falar com cada um deles e tentarem chegar a uma solução para o problema. Caso não haja nenhuma solução então o melhor caminho parece ser contactar um advogado para ver o que pode fazer.

O sogro deve continuar a ser amigo de cada um deles apesar de se terem separado como casal.

Eles ja não se falao a varios anos , entretanto chatearao-se, nao sei o motivo. e o meu sogro já tentou resolver as coisas a conversar com eles , mas sem sucesso.

Olha infelizmente o teu sogro está em maus lençóis pois como fiador é sobre ele que o banco vai atrás.
O conselho mesmo é arranjar um advogado.

Sim, até aí eu sei, e é normal.
Mas penso que o banco, deve ser obrigado a tomar todas as diligencias , de tentar cobrar o valor em divida, antes de cobrar ao fiador , digo eu.

Mas penso que o banco, deve ser obrigado a tomar todas as diligencias , de tentar cobrar o valor em divida...

Dizes tu e muito bem na falta de pagamento por falta do casal, a responsabilidade é do fiador portanto o banco vai tomar diligencias em reaver o dinheiro ou paga a bem ou entra com acção de penhora.

Dizes tu e muito bem na falta de pagamento por falta do casal, a responsabilidade é do fiador portanto o banco vai tomar diligencias em reaver o dinheiro ou paga a bem ou entra com acção de penhora.

Ou seja se o casal nao paga , o banco , nao penhora a casa? nem ordenados? nem carros? nem vende o imovel para saldar a divida?
È logo automaticamente o fiador que tem que começar logo a pagar a divida?

bém se realmente for assim , ném sei como é que alguem aceita ser fiador de outro...

É mesmo essa a função do fiador responsabilizar-se pela divida.
É apenas mais uma garantia de pagamento para o banco.
Ser fiador de alguém não é nenhuma brincadeira mesmo.

Ou não...
É necessário ver o contrato.
Se renunciou ao direito do benefício de excussão prévia... está fdd.

sim , estava agora mesmo a pesquisar sobre esse direito. Não sei se ele renunciou a esse direito ou nao, mas amanha vou-lhe perguntar.
Mas ainda assim , á a questão da hipoteca, foi legal , fazerem-no sem avisar o fiador? pois aumentou a divida e muito , sem consentimento ou conhecimento do fiador.

É mesmo essa a função do fiador responsabilizar-se pela divida.
É apenas mais uma garantia de pagamento para o banco.
Ser fiador de alguém não é nenhuma brincadeira mesmo.

Uma coisa é certa, para mim , depois de ver isto , ser fiador de alguem , só se for de familia muito muito proxima, e tinha que ter uma clausula de que se nao paga-sem , eu ficava responsavel por pagar a divida, mas o bem, no fim seria minha propriedade. se tal nao fosse possivel, eu nunca na vida aceitava ser fiador de ninguem.

Estava na esperança que ouve-se aqui pelo forum algum advogado , ou alguem que perceba da poda , que me pode-se fazer o favor de me dizer no meio disto tudo, o que é legal ou não .

Estava na esperança que ouve-se aqui pelo forum algum advogado , ou alguem que perceba da poda , que me pode-se fazer o favor de me dizer no meio disto tudo, o que é legal ou não .
O que é legal ou não é depende do que o teu sogro assinou. Mesmo que paguem a um advogado ele não vai adivinhar sem ler a papelada.

Como já aqui foi referido, o facto de vir dizer que o sogro é fiador num contrato de mútuo, não é suficiente para obter as respostas que pretende.

Há que analisar o contrato. Como bem escreveu o user Nuno156, é imperativo saber se o fiador "renunciou ao direito do benefício de excussão prévia".

Aconselho a consulta de um Advogado.

Voltar
Superior