Ajuda escolha do 1° carro

BeatrizMatos

New member
150k km num Focus 1.4 a gasolina de 2005 não é nada de especial...

Aliás... não é nada em motores bons... o carro apresenta bom aspecto, bem cuidado (atenta os pormenores no porta-bagagens), tem um bom equipamento e o vendedor até informa sobre alguns "podres" a cuidar no curto prazo.

Falas em consumos... entre 5 e 20 tudo será normal... como não farás condução de circuito todos os dias... conta com 6 a 10 consoante andares mais em estrada em velocidade estabilizada ou só em pára-arranca na cidade.

Conforto era bom quando o carro era novo há 15 anos, já agora... o comportamento em estrada também era muito bom, se bem que isso seja pouco relevante para ti que tiraste agora a carta e não pretenderás bater tempos de troços nos ralis de Portugal.

Fiabilidade... o carro tem 15 anos. Não me consigo lembrar de nenhum com essa idade que seja à prova de bala... se é que alguma vez tenha havido algum... É carro a gasolina... não esperes grandes problemas daí!

Pensa em investir algum dinheiro e fazer uma revisão séria para não teres precalços... travões é ver tudo, mudar algo se for necessário e mudar o fluido não interessa o estado!, líquido anticongelante é simples... é mudar a correia de distribuição, tensor, todas as outras correias, lavar o circuito e colocar novo líquido recomendado para esse motor.

Velas e cabos devem estar a funcionar... senão também não são caros.

Ver o estado dos pneus, agora também já saberás ver qual a pressão recomendada para esse carro (não te esqueças do pneu de reserva, porque irá ser necessário um dia qualquer!) ver se há folgas de suspensão e direcção, mudar algo se necessário.

E basicamente... bem-vinda a este mundo maravilhoso que é a estrada e os carros! [;)]

Última edição:
Beatriz, acho que deve procurar melhor, existem carros mais interessante no mercado.

Não se preocupe muito com os consumos, pois vão ter consumos similares, mais litro menos litro.

O mais importante, por esse valor, é o verdadeiro estado do carro, isso é que vai fazer, com que poupe mais, ou menos no futuro.

reportando ESTRITAMENTE aos 3 primeiros apresentados, não há melhor que o focus, ainda por cima por esse dinheiro. com sorte até consegues os 2000€ se pedinchares muito e mostrares que irás cuidar bem dele, que tiraste agora a carta, etc. mas por mais 500€ arranjas mais novos uns 3 anos, sensivelmente com os mesmos kms, procurando bem, dessa marca ou de outras, como citroen, peugeot, fiat...

A tentar ressuscitar este post... o vendedor do Ford Focus não responde, então tenho que pensar em outro carro.
Das sugestões dadas aí eu gostei, o problema e que sou da zona de Viana, então pra ver o carro só consigo na zona de Viana, Braga

de viana a braga e à zona do grande porto são 30/40min pela A29, é um tirinho e sempre podes marcar 2 ou 3 nessa faixa no mesmo dia ou até na mesma tarde.

Parece bonito, mas 240.000 km já é uma quilometragem de respeito, provavelmente estará a entrar naquela fase de que haverá sempre alguma coisa a substituir.

Voltar
Superior