[AJUDA] Escolher um carro

[AJUDA] Escolher um carro

• Total de eleitores
    7

rlywhtsup

New member
Boas, no fim do ano passado abri um tópico neste fórum para encontrar sugestões sobre carros dentro do meu orçamento. Felizmente esperei uns meses e neste momento já consigo estender mais um pouco o orçamento.

1. Que tipo de carros gostas? R: Carros com 5 portas, tamanho pequeno/médio (semelhantes ao Polo/Golf), interior relativamente confortável dentro do possível.
  2. Quais os segmentos ou tipo de carro em consideração (A - Citadino, B - Utilitário, C - Pequeno Familiar, Monovolume, Jipe, Desportivo, Cabrio, etc)? R: B/C
  3. Que marcas e modelos gostas e equacionas? R: Estive a ver Polos de 2016 motor 1.0, mas vários mecânicos desaconselharam-me vivamente a optar por esse carro. Neste momento tenho analisado o Golf Vi 1.6 TDI.
  4. Irás andar com passageiros atrás frequentemente? Com que frequência? R: Não é uma grande preocupação.
  5. Precisarás de levar carga com frequência? R: Não.
  6. Que quilometragem anual costumas fazer? Ir-se-à manter nos próximos anos? R: Deverá ser uns 20 mil por ano.
  7. Farás muitas viagens em nacionais, circulares, auto-estradas? R: Pelo menos sempre que for trabalhar, portanto pode-se dizer que sim.
  8. Os consumos terão grande importância? R: É algo a considerar, sim. Todas as sugestões são bem vindas se o carro não estiver sempre com sede.
  9. A potência do motor terá grande importância? R: Não, de todo. Estou à procura de algo principalmente fiável.
  10. Aprecias explorar caminhos mais desconhecidos, como estradas municipais, estradas de terra, trilhos? R: Não mas o carro em Agosto vai passar por alguns caminhos desse estilo.
  11. Que orçamento tens, valor mínimo e máximo? R: Minimo: 9000 Máximo: 11500
  12. Pretendes novo, pouco usado ou usado, a partir de determinado ano? R: Não aceito nada antes de 2011, quero algo que mesmo comprando usado ainda me possa durar uns bons anos.

Como disse anteriormente o Polo foi me vivamente desaconselhado porque há uma boa chance de eu ter de fazer visitas ao mecânico muito regularmente para tratar de problemas. Nesse sentido fui ver os Golfs VI 1.6 TDI que de inicio não estava a pensar porque o preço é puxado, mas até 11500 já aparecem aí alguns.

Neste tópico gostava que me sugerissem carros que sejam da vossa confiança e que têm alguma reputação de fiabilidade. Também tenho uma duvida que gostava de ver esclarecida, que é a duração de um motor 1.6 TDI. Já sei bem que tudo isto depende do uso do dono e da manutenção, mas queria ter uma ideia de qual é a estimativa média de vida destes motores. Se comprar um com 130k de quilómetros, ainda tenho carro que com sorte faz mais 10 anos? Há gente (não mecânica) que me diz que alguns 1.6 até chegam aos 400 mil quilómetros.

Obrigado desde já por lerem até aqui, que comecem as sugestões.

Então recusas o Polo porque é supostamente pouco fiável e viras-te para o Golf que é a mesma coisa?
A duração de um motor não é uma ciência exacta, tanto pode durar 5000km como um milhão. Regra geral, se for bem mantido (conforme preconizado pela marca) dura mais, mas um carro não é só motor.

Relativamente à tua compra:

Baseado nas tuas premissas, ficas bem servido com um segmento C com o 1.6 diesel da praxe. Giulietta, Focus, 308, C4, Mégane, Léon, ou o Golf que já falaste, se bem que o 1.6TDI dessa altura é mais fraquito que os concorrentes. Qualquer um destes que indiquei andará q.b., com consumos comedidos.
Algo tipo isto:
https://www.olx.pt/anuncio/ford-focus-1-6-tdci-titanium-IDAJZR5.html#33a7bd8bdb

Então recusas o Polo porque é supostamente pouco fiável e viras-te para o Golf que é a mesma coisa?
A duração de um motor não é uma ciência exacta, tanto pode durar 5000km como um milhão. Regra geral, se for bem mantido (conforme preconizado pela marca) dura mais, mas um carro não é só motor.

Relativamente à tua compra:

Baseado nas tuas premissas, ficas bem servido com um segmento C com o 1.6 diesel da praxe. Giulietta, Focus, 308, C4, Mégane, Léon, ou o Golf que já falaste, se bem que o 1.6TDI dessa altura é mais fraquito que os concorrentes. Qualquer um destes que indiquei andará q.b., com consumos comedidos.
Algo tipo isto:
https://www.olx.pt/anuncio/ford-focus-1-6-tdci-titanium-IDAJZR5.html#33a7bd8bdb

Boas SGT, antes de mais obrigado pela resposta.
A questão do Polo e do Golf foi mesmo mais pelo motor, pelo meu orçamento os Polos que aparecem mais a roçar o limite vêm com um 1.0 e são de 2015/2016 enquanto que o Golf é os 1.6 TDI de 2011/12. Dizem que o 1.0 é pouco fiável e que nesse sentido mais valia optar pelo Golf.

A minha escolha nunca irá recair no que é mais divertido de conduzir ou com mais potência e será sempre no que no geral for mais fiável, se bem que como tu dizes nunca há uma ciência exata.

o motor do polo e do golf são bons motores e não terás muitos problemas de oficina, no entanto com 20 mil kms justifica um diesel. mesmo assim, este motor já está melhorzinho que os primeiros, agora por 11000€ vais apanhar uma unidade mais antiga, em que esse motor não era muito famoso.

o motor do polo e do golf são bons motores e não terás muitos problemas de oficina, no entanto com 20 mil kms justifica um diesel. mesmo assim, este motor já está melhorzinho que os primeiros, agora por 11000€ vais apanhar uma unidade mais antiga, em que esse motor não era muito famoso.

Portanto na tua opinião por qual deles é que optavas, a nível de fiabilidade ? Com 11000 vejo polos de 2016 com 1.0 mas com 35 mil quilometros e semelhantes, o que indica que realmente é um carro semi novo. Já o Golf aparece-me de 2011/12 mas a diesel, nunca com menos de 120 mil quilometros.

@MikePug82 - Não faz muito o meu estilo e 29 mil quilometros em 5 anos parece me muito pouco.. Das duas uma ou é aldrabado ou andou menos do que devia, o que também não é bom [:D] Mas agradeço a sugestão !

Vai aí alguma confusão. Vamos lá a esclarecer: o 1.0 que viste no Polo é a gasolina, não é de todo o que tu precisas neste caso. Não te limites só a essas duas opções e considera algumas das que coloquei uns posts acima.
Explicado por miúdos: fazes bastantes kms, por isso precisas de um carro poupado, com relativo conforto, mesmo dentro do orçamento limitado. Um Polo é segmento B, do mesmo segmento que o Ibiza, Clio, 208, MiTo, Corsa, Punto, Fiesta, etc, são carros mais pequenos e citadinos, comprometem um pouco o conforto. O mais indicado para ti é um segmento C, o segmento do Golf, no qual se incluem também o Léon, Mégane, 308, Giulietta ou Focus. Eu ia por um destes que indiquei, o Focus do meu post acima é uma boa opção, é confortável, tem um excelente chassis, é bonito, e o motor anda q.b. e é muito poupado.

Um segmento B actual tem níveis de conforto e espaço muito interessantes.
Um Polo da geração actual tem mais espaço do que o Golf 4 por exemplo.
Eu só riscava o Polo 1.0 pelo motor. É escasso. Tenho esse motor num Up e cumpre bem mas o Up é um carro bem leve. Num Polo só se fosse o 1.0 TSI. A versão atmosférica de 75cv para mim é curta.

Sim, mas não te esqueças que estamos a falar de um orçamento de 11500€, não se arranjam assim tantos seminovos segmento B diesel por esse preço. E mesmo arranjando, um Focus ou 308 com 1.6 115cv são seguramente mais confortáveis e espaçosos - o segmento B evoluiu, mas o C também... um Focus actual é maior que um classe C W201.

Mas eu nem falei em diesel. Sei que são 20.000 kms ano. Provavelmente o diesel será a melhor escolha mas não é obrigatório. Eu ando a fazer 5.5 num carro à gasolina e é para fazer ao redor de 15.000 por ano. Para 20.000 a escolha era a mesma. Aliás passei de um diesel para um Otto.
Quanto ao tamanho, os carros actuais estão cada vez maiores. Um civic hatch com 4.5m? Não faz sentido.

Não o nego... aliás hoje em dia a opção diesel perde força a cada dia que passa - eu próprio fiz essa mesma escolha. O facto é que o orçamento é limitado e há que se cingir ao que existe no mercado, que ainda é maioritariamente diesel. E as opções que mencionei são perfeitamente válidas para este caso particular.
Sim, os carros estão a ficar enormes. Aliás, foi notícia há tempos que o Ibiza/Polo actuais já estão da mesma largura que o C W201 que mencionei atrás.

Boas, no fim do ano passado abri um tópico neste fórum para encontrar sugestões sobre carros dentro do meu orçamento. Felizmente esperei uns meses e neste momento já consigo estender mais um pouco o orçamento.

1. Que tipo de carros gostas? R: Carros com 5 portas, tamanho pequeno/médio (semelhantes ao Polo/Golf), interior relativamente confortável dentro do possível.
  2. Quais os segmentos ou tipo de carro em consideração (A - Citadino, B - Utilitário, C - Pequeno Familiar, Monovolume, Jipe, Desportivo, Cabrio, etc)? R: B/C
  3. Que marcas e modelos gostas e equacionas? R: Estive a ver Polos de 2016 motor 1.0, mas vários mecânicos desaconselharam-me vivamente a optar por esse carro. Neste momento tenho analisado o Golf Vi 1.6 TDI.
  4. Irás andar com passageiros atrás frequentemente? Com que frequência? R: Não é uma grande preocupação.
  5. Precisarás de levar carga com frequência? R: Não.
  6. Que quilometragem anual costumas fazer? Ir-se-à manter nos próximos anos? R: Deverá ser uns 20 mil por ano.
  7. Farás muitas viagens em nacionais, circulares, auto-estradas? R: Pelo menos sempre que for trabalhar, portanto pode-se dizer que sim.
  8. Os consumos terão grande importância? R: É algo a considerar, sim. Todas as sugestões são bem vindas se o carro não estiver sempre com sede.
  9. A potência do motor terá grande importância? R: Não, de todo. Estou à procura de algo principalmente fiável.
  10. Aprecias explorar caminhos mais desconhecidos, como estradas municipais, estradas de terra, trilhos? R: Não mas o carro em Agosto vai passar por alguns caminhos desse estilo.
  11. Que orçamento tens, valor mínimo e máximo? R: Minimo: 9000 Máximo: 11500
  12. Pretendes novo, pouco usado ou usado, a partir de determinado ano? R: Não aceito nada antes de 2011, quero algo que mesmo comprando usado ainda me possa durar uns bons anos.

Como disse anteriormente o Polo foi me vivamente desaconselhado porque há uma boa chance de eu ter de fazer visitas ao mecânico muito regularmente para tratar de problemas. Nesse sentido fui ver os Golfs VI 1.6 TDI que de inicio não estava a pensar porque o preço é puxado, mas até 11500 já aparecem aí alguns.

Neste tópico gostava que me sugerissem carros que sejam da vossa confiança e que têm alguma reputação de fiabilidade. Também tenho uma duvida que gostava de ver esclarecida, que é a duração de um motor 1.6 TDI. Já sei bem que tudo isto depende do uso do dono e da manutenção, mas queria ter uma ideia de qual é a estimativa média de vida destes motores. Se comprar um com 130k de quilómetros, ainda tenho carro que com sorte faz mais 10 anos? Há gente (não mecânica) que me diz que alguns 1.6 até chegam aos 400 mil quilómetros.

Obrigado desde já por lerem até aqui, que comecem as sugestões.

Há tanto bom carro até 11.500 euros, mais interessantes e fiáveis, mais equipados, com menos quilómetros, que esse golf 1.6 tdi (motor de caca, dos piores do segmento dessa altura)...

A par com os renaults, o golf com o 1.6 tdi é dos poucos carros dessa época que não compraria de forma alguma.

Melhores alternativas, tudo a gasóleo:
Focus
Mazda 3
Lancia delta
Volvo c30 / v50
Alfa giulieta

https://www.standvirtual.com/anunci...dream-seduction-cmp6-ID8Lrqpn.html#bca9cd3e79
https://www.standvirtual.com/anuncio/lancia-delta-1-6-m-jet-oro-ID8KdtpE.html#bca9cd3e79
https://www.standvirtual.com/anuncio/volvo-v50-1-6-d-sport-gps-ID8LstoX.html#bca9cd3e79
https://www.standvirtual.com/anuncio/mazda-3-mz-cd-1-6-sport-ID8KAzKP.html#bca9cd3e79

Olha para esse c4, que luxinho, até para mim era bom.

Última edição:
No teu caso iria (ainda) para o Polo: muito mais recente e um carro razoavelmente "adulto". E manutenção bastante mais em conta, não contando com o combustível, claro.

Obrigado a todos pelas respostas, vamos por partes:

@SGTscales - Eu tenho a noção que o 1.0 é a gasolina, eu não me cingi apenas a diesel porque apesar de da minha casa para o trabalho neste momento ser uma distância a ter em conta (30 km) não sei quanto mais tempo irei ficar no mesmo trabalho, para além disso pelo menos neste momento não terei muita necessidade de fazer grandes distâncias com o carro fora do percurso de trabalho, tirando o facto de que em Agosto vou fazer uma viagem de 400km (2x, ida e volta), fora isso vão ser sempre viagens de curta/média distância. Daí um veiculo a gasolina não ficar completamente fora de questão. Os 20.000 km são uma estimativa, mas se for a estimar com mais precisão diria que o valor será sempre pelo menos um pouco abaixo disso e nunca acima.

Sobre o tamanho do carro que procuro, posso obviamente considerar fora da VW mas nunca algo maior do que um Golf. O Giulietta é um carro que eu gosto mesmo muito, mas tem um grande setback para mim pois não tem 5 portas, fora isso seria uma opção a ter em conta.

Já sobre os Ford, pode parecer uma embirração mas não gosto muito do design.

Dentro do segmento B e C (tendo em conta os tamanhos que mencionei), quais desses modelos que têm sugerido acham mais fiáveis ?

@LinoMarques - o Polo era a minha ideia inicial, mas uma pessoa assusta-se depois de ouvir falarem tão mal do carro e a rogarem-me pragas a dizer que vou gastar balúrdios com o carro.

O carro não tem garantia de 2 anos?

E atenção: todos os Giulietta são de 5 portas, embora não pareça à primeira vista! [:D] [;)]

LOL andei enganado este tempo todo, tens razão ! Volta face incrível, passa a ser uma das hipóteses mais fortes! É um carro fiável na tua opinião?

Última edição:
Não sei, não tenho conhecimento de causa, mas pelo que se lê por aí tem uma fiabilidade dentro da média: não muito brilhante, mas longe do desastre de outros tempos. [;)]

O Giulietta é um carro que eu gosto mesmo muito, mas tem um grande setback para mim pois não tem 5 portas, fora isso seria uma opção a ter em conta.

df228ef12490f5061319bcd8f955d238.jpg

A sério?

Voltar
Superior