Ajuda - IMAP via telnet e SSL

Unreal

Well-known member
Crio este tópico com esperança que alguém entenda do assunto e me possa ajudar.

Tenho um trabalho para apresentar para a semana que vem, e ao invés de apresentar só algo estático queria juntar uma demonstração ao vivo do funcionamento do IMAP.

Estou a usar o Gmail, onde para aceder por IMAP precisa de SSL.

Já vi que simplesmente escrevendo " telnet imap.gmail.com 993 " mostra-me uma janela em branco e não consigo fazer nada.

Já tentei com o putty e faz exactamente o mesmo.

Li qualquer coisa para instalar o stunnel para poder fazer a ligação via SSL, instalei mas continua igual.

Eu estou a zeros nisto (visto que esta cadeira é fazer 2 trabalhos sobre o protocolo que quisermos) , alguém me podia dar uma ajudinha :sh)?

Mas o que pretendes é demonstrar o funcionamento apenas do IMAP ? Ou do IMAP sobre SSL ?

Do IMAP, mas para poder usar o Gmail (se existir outro que dê para usar sem SSL, melhor) tem que ser usado obrigatoriamente o SSL.

Não uses um servidor de IMAP publico.

Instala uma máquina virtual, a fazer a de servidor de IMAP, e liga-te, através da máquina local a esse servidor.

Instala uma máquina virtual, a fazer a de servidor de IMAP, e liga-te, através da máquina local a esse servidor.
Era isso que ia sugerir. Uma máquina virtual com Linux e um serviço IMAP, como o Dovecot.

A melhor forma de mostrar o funcionamento do protocolo é usar o WireShark, o "canivete suiço" da análise de protocolos.

Se não fosse pedir muito (eu sei que é:sh)) podiam-me dizer +/- os passos (ou então dar-me um guia) ?

Serve qualquer distro?

Desde já o meu obrigado a ambos!

Era isso que ia sugerir. Uma máquina virtual com Linux e um serviço IMAP, como o Dovecot.

A melhor forma de mostrar o funcionamento do protocolo é usar o WireShark, o "canivete suiço" da análise de protocolos.
Usando linux basta um tcpdump...

Back