Ajuda liquido refrigerante URGENTE

xtrusion

Active member
Boas pessoal preciso imenso da vossa ajuda e experiência
Depois deste tópico http://forum.autohoje.com/auto-ajuda/146534-agua-no-radiador.html

Tratei de mudar o liquido refrigerante, comprei um de 20% só para lavar e no próxima fds vou colocar o de 50

A mudança correi bem excepto o seguinte, após fazer a mudança e líquido estar no nível correto, (não sei este procedimento está correto) com o carro a trabalhar e quente queria ver se o liquido borbulhava então ao desembocar a tampa devagar acontece algo que não considero normal o liquido começa a sair todo, desligou logo o carro mas estou preocupado pois não sei o que significa, terei ar na tubagem? Por favor ajudem-me preciso do carro para amanhã.

Eblase desde já obrigado pela ajuda
Já descobri o outro parafuso, fiz este pequeno vídeo para conseguirem ter alguma noção do trabalho
https://www.youtube.com/watch?v=L8n6VkLuyGs

Quando desaperto o 1° parafuso saí liquido, por isso volto a fechar, o 2° às vezes saí liquido, outras vezes não sai nada, o nesse vídeo deixei o carro aquecer sem a tampa posta, o liquido foi subindo aos poucos até que começou a verter e tive de fechar, a temperatura mantém-se sempre estável.

Motor frio e desligado
Abrir as duas purgas (não é preciso tirar completamente o parafuso que a rosca é pensada para isso)
Colocar o liquido anticongelante e fechar a purga onde começa a sair o liquido(costuma ser a dos tubos primeiro)
Quando sair liquido de ambas as purgas, ligar o motor
Colocar o nível no MAX e fechar a tampa do radiador
Ir dar uma volta de 10 minutos de carro ou esperas com o carro parado
Quando a ventoinha disparar, DEIXAS ACABAR
Desligar o motor e verificar nível. ATENÇÃO QUE ESTÁ QUENTE
Repor até à marca ligeiramente abaixo do MAX e repor nível com o motor frio.

Penso que não saltei nenhum passo..

Este procedimento serve para um motor 100% saudável

Motor frio e desligado
Abrir as duas purgas (não é preciso tirar completamente o parafuso que a rosca é pensada para isso)
Colocar o liquido anticongelante e fechar a purga onde começa a sair o liquido(costuma ser a dos tubos primeiro)
Quando sair liquido de ambas as purgas, ligar o motor
Colocar o nível no MAX e fechar a tampa do radiador
Ir dar uma volta de 10 minutos de carro ou esperas com o carro parado
Repor até à marca ligeiramente abaixo do MAX e repor nível com o motor frio.

Penso que não saltei nenhum passo..

Este procedimento serve para um motor 100% saudável

Agora tens de me dizer onde moras para te pagar o jantar [:D]
Vou almoçar e quando o carro estiver frio vou fazer passo a passo o que estás a dizer e ver se o assunto fica resolvido, desde já obrigado eblase!
Daqui a nada já reportou o ponto de situação! [:p]

Más notícias :( fiz tudo como disseste, abri as duas purgas e tal como previste junto ao radiador começou de imediato a vazar, fechei enchia mais um pouco e depois a outra começou também a vazar e fechei.

Todos os passos correram ok, andei com o carro 100-120 a tempo sempre ok.
Chegue a casa abri o capot e antes de desligar o carro vi sem abrir a tampa do liquido de refrigeração parecia estar impecável sem borbulhar nada, a ventoinha trabalha intermitentemente, ela ligou e quando desligou desligue também o motor.

Agora o problema: Assim que vou a abrir a tampa do líquido, assim que rodou um pouco o liquido começa logo a subir que nem um doido e tenho de fechar (se abrir mais vai verter que nem um doido) logo novamente [8b]. O que estará a causar isto e quão grave é? Estou a ficar mesmo preocupado. Quando arrefece o nível volta a descer ao normal.

Last edited:
Se abrires a tampa do anticongelante com o motor à temperatura de funcionamento parece-me normal o nível subir. Se depois de arrefecer tens o nível normal, então deve estar ok. Se a ponteiro da temperatura tem um comportamento normal (sem grandes flutuações depois de quente), volto a dizer que está normal.

Não sei se foi da minha visa mas pareceu me que tinhas o copo demasiado cheio a cima do maximo, não terás exagerado na quantidade de liquido?

Fiz como este vídeo explica (https://www.youtube.com/watch?v=FUBvuRxKuUg) e realmente está um pouco acima do máximo mas era para conseguir ver se borbulhava etc. quanto à situação ser normal não acho pois antes de mudar não o fazia. Penso que tenha algum ar dentro dos tubos, pouco pois ele levou +/-4l e o deposito leva 4,2 eu no próximo fds vou voltar a mudar o líquido e para um de 50% e com mais atenção às purgas agora antes de o poder fazer precisava de fazer +/-100km, visto que a temperatura se mantém estável não devo estar a fazer mal ao carro certo?

Desde já obrigado a todos pela ajuda [kiss]

Isso não convém passar do MAX quando estás a fazer isso. O nível sobe e depois é claro que vem tudo fora [:p]

Felizmente consegui poupar o carro e apenas vai andar 3km assim em vez dos 100, e no próximo fds vou trocar o líquido novamente e desta por um de 50% tendo uma atenção muito especial às purgas.
E ainda vou fazer em vídeo e se estiver mal feito agradecia que me ajudassem, se ficar bem feito fica um bom DIY para quem quiser [kiss]

Isso não convém passar do MAX quando estás a fazer isso. O nível sobe e depois é claro que vem tudo fora [:p]

Mas o estranho é subir só quando começo a tirar a tampa a quente, faz-me imensa confusão só pode ser ar nas tubagens e tenho de tirar tudo de novo para ter a certeza que fica tudo bem feito.

Mas o estranho é subir só quando começo a tirar a tampa a quente, faz-me imensa confusão só pode ser ar nas tubagens e tenho de tirar tudo de novo para ter a certeza que fica tudo bem feito.
Estranho era se subisse a frio...

Ora bem pessoal fiz a mudança, tal e qual como o eblase enomerou, filmei mas aquilo ficou uma desgraça por isso não vou publicar aqui [:D] (alguma coisa podem mandar pm), quanto ao líquido realmente tinhas razão ficou castanho :s
Tinhas dito que o verde-amarelo ia fazer isso
Coloquei este http://texoleo.com/product/motul-inugel-g12-rosa-long-life-5l e também o fez [8b]
Existe algum perigo nisso ou é só a cor que fica acastanhado?

Recomendo que limpes isso. Retiras o máximo e metes água destilada. Vais dar uma volta de 15mins e voltas a retirar. Repetes até sair TRANSPARENTE.

Depois sim, usas um liquido anticongelante decente...

Recomendo que limpes isso. Retiras o máximo e metes água destilada. Vais dar uma volta de 15mins e voltas a retirar. Repetes até sair TRANSPARENTE.

Depois sim, usas um liquido anticongelante decente...

Aquele não era bom? tinha 50% de glicol e várias normas de proteção

Aquele não era bom? tinha 50% de glicol e várias normas de proteção

Claro que serve. A questão é usar um bom para depois durar..

Dica: dado que vai demorar a limpar, quando for altura de escolher, usa um rosa que sempre disfarça mais alguma coisa [;)]

Claro que serve. A questão é usar um bom para depois durar..

Dica: dado que vai demorar a limpar, quando for altura de escolher, usa um rosa que sempre disfarça mais alguma coisa [;)]

Ok obrigado eblase, já tenho mais coisas para fazer durante o próximo fds xD, já agora posso ir dando as voltinhas ou a saúde do líquido ficou comprometida?

Back