Ajuda matemática!!!

susvilla

New member
Boa noite!

Preciso imenso da ajuda dos Matemáticos deste fórum, é o seguinte, tenho que entregar amanha sem falta para a disciplina de monografia em matematica elementar do curso de Educação Básica um trabalho que estou mesmo em dificuldades para o conseguir fazer... Assim pedia a ajuda de quem percebesse desta matéria para me salvar desta situação... Este é o exercício/tarefa:

exercicios.jpg
O professor pediu que a partir desta tarefa, concretizasse as seguintes fases:
1. Exploração dos dados da tarefa;
2. Estabelecer conjeturas que derivam dessa exploração;
3. Generalizar/Provar os resultados obtidos.

Desde já o meu muito obrigada pela ajuda possivel..

Boa noite!

Preciso imenso da ajuda dos Matemáticos deste fórum, é o seguinte, tenho que entregar amanha sem falta para a disciplina de monografia em matematica elementar do curso de Educação Básica um trabalho que estou mesmo em dificuldades para o conseguir fazer... Assim pedia a ajuda de quem percebesse desta matéria para me salvar desta situação... Este é o exercício/tarefa:

Ver anexo 123863
O professor pediu que a partir desta tarefa, concretizasse as seguintes fases:
1. Exploração dos dados da tarefa;
2. Estabelecer conjeturas que derivam dessa exploração;
3. Generalizar/Provar os resultados obtidos.

Desde já o meu muito obrigada pela ajuda possivel..

A que ano de escolaridade pertence esta matéria?

O Hexágono com forma de L tem 6 ângulos rectos. Para teres um pentágono com o máximo de ângulos rectos desenhas um com a forma parecida a uma casa (base em forma de quadrado e parte superior em forma de triângulo). Um hexágono tem no máx. 18 ângulos de 60º.

Apesar de estar completamente perdida nesta matéria, julgo que não será necessário apresentar uma resolução de muita complexidade. Por isso, vou aproveitar toda a ajuda que me possam dar.

O Hexágono com forma de L tem 6 ângulos rectos. Para teres um pentágono com o máximo de ângulos rectos desenhas um com a forma parecida a uma casa (base em forma de quadrado e parte superior em forma de triângulo). Um hexágono tem no máx. 18 ângulos de 60º.

O pentágono acho que pode ter no máximo 3 ângulos rectos (basicamente será um quadrado com um canto cortado).

Como chegaste aos 18 ângulos de 60º num hexágono?

Sim, também acho que o pentágono pode ter no máximo 3 angulos rectos, é um quadrado sem um lado, a forma parece uma casa. Se tiveres um hexágono regular e traçares uma linha ao centro a partir de cada vértice, obtens 6 triângulos equiláteros, cada ângulo tem 60º, logo no total são 18 ângulos de 60º, pelo menos foi assim que pensei.
O pentágono acho que pode ter no máximo 3 ângulos rectos (basicamente será um quadrado com um canto cortado).

Como chegaste aos 18 ângulos de 60º num hexágono?

Sim, também acho que o pentágono pode ter no máximo 3 angulos rectos, é um quadrado sem um lado, a forma parece uma casa. Se tiveres um hexágono regular e traçares uma linha ao centro a partir de cada vértice, obtens 6 triângulos equiláteros, cada ângulo tem 60º, logo no total são 18 ângulos de 60º, pelo menos foi assim que pensei.

Estava a pensar apenas em polígonos "simples", apenas com 2 arestas por vértice, e o máximo que consegui foram 6 ângulos de 60º - 2 triângulos equiláteros unidos por um ponto...

--
\/
/\
--

Voltar
Superior