ajuda na compra de um Rover 200

Claudipops

New member
Olá a todos,

Estou a pensar comprar um Rover série 200 para primeiro carro. Prefiro este a outros do mesmo segmento. Parece-me mais elegante, "sólido" e com melhores interiores. Apesar de ter fechado, simpatizo francamente com a marca. Pretendo gastar à volta de 2000 euros e gostava de saber a vossa opinião sobre o seguinte:

1. Diesel ou gasolina?
2. Da série 200, qual o modelo com a melhor relação performance/consumo?
3. Quais os modelos com os melhores motores? (sei que alguns são Honda)
4. Outra coisa: é difícil encontrar peças?

Obrigado desde já pela preciosa ajuda![;)]

Do que me foste tu lembrar!
eu já tive um rover 200. Um 3p comercial. De vez em quando ainda passa por mim....[:cool:]
É um carrito engraçado. Excelente volante, boa qualidade interior. Eu gostei muito de o conduzir durante os 2 anos que o tive.
Um bom motor e economico, claro que comparado com as ibizas da altura, um pouco mais guloso... O meu era um 2.0d se não me engano com 103cv... A unica coisa que critico são os travões. que nunca me deram grande confiança... Para a velocidade que o carro atingia, aqueles travões não eram muito convincentes....
Sempre gostei também do design exterior....

ainda ha umas semanas um colega meu de trabalho, que tem um rover 200, chegou ao carro, deu à chave, e nickles.. nem barulho de ignição fraca nem nada, é como se não tivesse dado à chave.

Foi-se a ver, uma serie de cabos eletricos tocaram em algum sitio no carro, derreteram e provocou curto circuito.

Depois de arranjado começaram a aparecer avarias atrás de avarias, sendo a mais cara um motor de arranque novo. 300 e tal euros.. [:vm)]

Mas ele tem uma ligação ao carro enorme, e não se quer livrar dele, pelo que o carro ainda ta na oficina, vão já umas 3 semanas ou assim..

Penso que devas estar a falar dos bubles!

Era um dos melhores do segmento da altura.

De preferencia compra um da primeira série antes do restyling. tem melhores materiais.

O Diesel é barulhento, mas económico e fiavel, estava na altura no topo de potencia diesel com 105 cvs.

A gasolina eram todos Rover e não Honda, ao contrário do modelo que o antecedeu-o. Eram glutões mas andavam bem. Tiveram alguns problemas de junta de cabeça e de creio eu um tubo. A junta repara-se facilmente com uma Land Rover.

Peças existe com fartura, tendo a Rimmer Bros ficado com um stock valente.

De resto:

Austin Rover Online

rover 200

rover 200

Penso que devas estar a falar dos bubles!

Era um dos melhores do segmento da altura.

De preferencia compra um da primeira série antes do restyling. tem melhores materiais.

O Diesel é barulhento, mas económico e fiavel, estava na altura no topo de potencia diesel com 105 cvs.

A gasolina eram todos Rover e não Honda, ao contrário do modelo que o antecedeu-o. Eram glutões mas andavam bem. Tiveram alguns problemas de junta de cabeça e de creio eu um tubo. A junta repara-se facilmente com uma Land Rover.

Peças existe com fartura, tendo a Rimmer Bros ficado com um stock valente.

De resto:

Austin Rover Online

Muito obrigada pelos conselhos [;)]

Estou ainda a ponderar se compro a gasolina ou diesel e vou estar atenta aos da 1ª série!

Do que me foste tu lembrar!
eu já tive um rover 200. Um 3p comercial. De vez em quando ainda passa por mim....[:cool:]
É um carrito engraçado. Excelente volante, boa qualidade interior. Eu gostei muito de o conduzir durante os 2 anos que o tive.
Um bom motor e economico, claro que comparado com as ibizas da altura, um pouco mais guloso... O meu era um 2.0d se não me engano com 103cv... A unica coisa que critico são os travões. que nunca me deram grande confiança... Para a velocidade que o carro atingia, aqueles travões não eram muito convincentes....
Sempre gostei também do design exterior....

Gracias pela resposta :)

Já tinha ouvido falar dos travões, o ponto fraco do carro, mas mesmo assim vou em frente com a compra!!!

E partilho do gosto pelo interior e exterior do carro. Não é obviamente muito moderno mas tem umas linhas clássicas e não é feito de plástico!

ainda ha umas semanas um colega meu de trabalho, que tem um rover 200, chegou ao carro, deu à chave, e nickles.. nem barulho de ignição fraca nem nada, é como se não tivesse dado à chave.

Foi-se a ver, uma serie de cabos eletricos tocaram em algum sitio no carro, derreteram e provocou curto circuito.

Depois de arranjado começaram a aparecer avarias atrás de avarias, sendo a mais cara um motor de arranque novo. 300 e tal euros.. [:vm)]

Mas ele tem uma ligação ao carro enorme, e não se quer livrar dele, pelo que o carro ainda ta na oficina, vão já umas 3 semanas ou assim..

Obrigada pela resposta. Como o teu amigo, gosto da história da Rover e do que ela representa, pena ter acabado.

Espero que o carro tenha arranjo [;)]

Eu (contra tudo e todos) já tive um Rover Streetwise 1.4 Club de 103cv, comprei-o num representante da MG-Rover, era de serviço e tive também garantia. Foi-me garantido que existiam peças em comercialização (factor que me levou a comprar, em conjunto com a garantia).

No espaço de tempo que o tive não teve qualquer tipo de problema e quantas esfregas não levou o podre coitado.

O capot tem tendencia a ficar muito quente, em certas altura dava para fazer uma omelete quase [:D]

Quando a consumos, com a minha condução eram um pouco assustadores (cheguei a gastar 30€ de SC98 em menos de 100kms mas com muito abuso), mas em cidade numa condução económica (a mudar a baixas rpm, coisa que eu não conseguia), até faz uns consumos porreiros [;)]

É um carro que ainda hoje me deixa saudades, dava coça a carros mais potentes, tinha um som de motor muito bom, uns estofos desportivos num misto de pele e tecido com um apoio espectacular (pareciam baquets).

O único problema do streetwise era a traseira muito saltitante, em dias de chuva era preciso kit de unhas ou por 3 vezes tinha desfeito totalmente o carro. Como se costuma dizer, precisava dum saco de batatas na mala para fazer peso e tornar mais estável.

O Rover 200 e 25 não têm este problema por serem mais "rasteirinhos".

Boa sorte com a compra [;)]

Antes de mais boa noite, já sigo o FAHO há cerca de um ano e decidi começar hoje a participar.

Em relação ao tópico:

A minha namorada teve um Rover 200 2.0D Docklands de 1999 (xx-xx-NN), foi comprado em 2005 com 132k Km e vendido em 2007 com 200k Km,

Dos Km's feitos neste período cerca de 40k Km foram feitos por mim e é destes que te vou falar.

Considero-o um carro extremamente divertido de conduzir devido à sua estabilidade, mas que quando provocado liberta a traseira de forma perfeitamente controlável. O motor é um poço de força com os seus cerca de 105 cv e sem qualquer preocupação para consumos fazia entre 7 a 8l/100km.

Como defeito grave apenas lhe aponto a capacidade de travagem que é manifestamente insuficiente. Este apresentava também ruídos parasitas no acrílico de separação da zona de carga.

Problemas dados:

• Soltou-se contrapeso da transmissão (resolvido em 5min)
  • Reparação do motor de arranque;
  • Embraiagem (após 50 km a 190km/h os tubos de retorno dos injectores derreteram, eram de origem ainda, e entrou gasóleo para a zona da embraiagem);
  • Rolamento traseiro direito (cerca de 200€ a peça);
  • Quando foi vendido o turbo estava a partir (à retoma)
Durante os km's feitos por nós não foi um carro muito poupado, ou seja muitas tiradas acima dos 160 km/h e muita nacional a ritmos elevados.

Neste carro tivemos o roubo mais original que ouvimos falar, os faróis de nevoeiro e respectivos apoios. [8b]

Para terminar resta-me referir que a minha namorada hoje tem um clio dci 105cv e sente saudades do Rover em certas situações.

Alguma coisa que eu não tenha esclarecido, pergunta...

cumps
Rui

mas que quando provocado liberta a traseira de forma perfeitamente controlável.

sim, verdade, mas perfeitamente controlado. não é necessario nenhum kittt de unhas[:p]
lembro-me de uma altura que ia a chegar à universidade, (nessa altura tinhamos o habito de entrar pelo portão a atravessar o carro [:)]) ia com a minha miuda e ia na tanga a dizer-lhe "puxa o travão de mão, puxa o travão de mão" a picar-lhe, mas nunca pensando que ela o fizesse :sh) e não é que ela fez!!!! [:D][:D] só me lembro de ela mandar altos gritos e eu todo à rasca a tentar controlar o carro, que o fiz estacionando do outro lado da rua apr:)
desculpem, mas faz bem lembrar destas coisas [kiss] para minha defesa, fica a ressalva que era uma recta, sempre com pouco transito .... embora não deixo de assumir a estupidez da coisa.

nos meus tempos de opel corsa, nem era preciso puxar o travão de mão!! esse então, deixou saudades...

de volta ao topico, o acrilico tinha esse problema de ás vezes fazer ruido. Nunco tive problema nenhum mecanico com o carro. Apenas um acidente (minha irma ao volante, entrou depressa demais numa curva) e o carro portou-se muito bem!

Neste carro tivemos o roubo mais original que ouvimos falar, os faróis de nevoeiro e respectivos apoios. [8b]

Para terminar resta-me referir que a minha namorada hoje tem um clio dci 105cv e sente saudades do Rover em certas situações.

Alguma coisa que eu não tenha esclarecido, pergunta...

cumps
Rui

[:D] Esses deviam ser uns faróis especialíssimos!!!

Em relação ao carro, quero mesmo comprar Rover, mas continuo a ter 2 dúvidas:

- se vale mais a pena um 200 ou um mais recente, o 25. Segundo as informações que me foram dadas, o 200 tem melhores materiais, é mais fiável. Mas o 25 sempre tem umas linhas mais modernas. Em relação a motores é que não percebo mesmo nada! :) Não sei qual deles é o melhor.
- outra dúvida é se dou um bocado mais e compro diesel em vez de gasolina

De qualquer forma, cada carro é um carro e antes de o comprar quero que seja visto por um mecânico para ver se não estão a vender "gato por lebre". Já ouvi dizer que há muita gente a querer despachar estes Rovers porque dão muitos problemas [:p]

Boas

Quanto aos faróis, depois descobrimos porquê... Os sucateiros até gozavam "Então o sr. não sabe que esses carros batem quase sempre de frente porque não travam nada?" :(. Novos com os apoios custavam 180€, foi dado à retoma 3 meses depois sem eles.

Nunca conduzi o 25 nem Rover's a gasolina, apenas posso falar do 200 docklands.

Eu pessoalmente não adquiria um exemplar que não fosse de extrema confiança, pois já apresentam uma certa idade e os gastos começam a surgir.

De relembrar também o factor de desvalorização que estes têm, em 2008 deram pelo da minha namorada 3000€ troca de um clio dci 105cv de 2lug com 6 meses.Este foi o melhor valor, pois houve quem oferecesse 1500€ e nenhum destes sabia do problema do turbo.

cumps
Rui Almeida

PS: O clio foi vendido 3000€ abaixo do preço de novo.

sim, verdade, mas perfeitamente controlado. não é necessario nenhum kittt de unhas[:p]
lembro-me de uma altura que ia a chegar à universidade, (nessa altura tinhamos o habito de entrar pelo portão a atravessar o carro [:)]) ia com a minha miuda e ia na tanga a dizer-lhe "puxa o travão de mão, puxa o travão de mão" a picar-lhe, mas nunca pensando que ela o fizesse :sh) e não é que ela fez!!!! [:D][:D] só me lembro de ela mandar altos gritos e eu todo à rasca a tentar controlar o carro, que o fiz estacionando do outro lado da rua apr:)
desculpem, mas faz bem lembrar destas coisas [kiss] para minha defesa, fica a ressalva que era uma recta, sempre com pouco transito .... embora não deixo de assumir a estupidez da coisa.

nos meus tempos de opel corsa, nem era preciso puxar o travão de mão!! esse então, deixou saudades...

de volta ao topico, o acrilico tinha esse problema de ás vezes fazer ruido. Nunco tive problema nenhum mecanico com o carro. Apenas um acidente (minha irma ao volante, entrou depressa demais numa curva) e o carro portou-se muito bem!

Resposta do que está a vermelho:
Se já tivesses conduzido um Streetwise com piso molhado vias o kit de unhas [;)]

Resposta do que está a vermelho:
Se já tivesses conduzido um Streetwise com piso molhado vias o kit de unhas [;)]

Lembrei-me agora, fiz também cerca de 250 km como passageiro num Streetwise a gasóleo e detestei o carro... (N114 e A1)

Lembrei-me agora, fiz também cerca de 250 km como passageiro num Streetwise a gasóleo e detestei o carro... (N114 e A1)

O meu era gasolina, nunca fiz mts kms em AE naquele carro pois preferia outro, acho que só uma vez é que fez um percurso +/- de AE mas foi para o esticar e dei 185 em 4a (ainda dava mais mas tive de travar).

É verdade que o carro não tinha aptidões para andar a altas velocidades (até tinha um certo medo de andar rapido em AE com aquele carro) mas ainda me diverti numas mini aventuras TT também apr:)

Mas o que não gostaste do carro?

O meu era gasolina, nunca fiz mts kms em AE naquele carro pois preferia outro, acho que só uma vez é que fez um percurso +/- de AE mas foi para o esticar e dei 185 em 4a (ainda dava mais mas tive de travar).

É verdade que o carro não tinha aptidões para andar a altas velocidades (até tinha um certo medo de andar rapido em AE com aquele carro) mas ainda me diverti numas mini aventuras TT também apr:)

Mas o que não gostaste do carro?

Estava habituado ao 200, mais baixo, e quando andei naquele à pendura achei-o demasiado instável e pouco confortável, mas também não era o seu meio ideal de utilização...

Estava habituado ao 200, mais baixo, e quando andei naquele à pendura achei-o demasiado instável e pouco confortável, mas também não era o seu meio ideal de utilização...

O Streetwise é de facto instável demais, nisso concordo. Mas em termos de conforto discordo totalmente [;)]

Aproveitando (e desenterrando) este tópico aproveito para perguntar: Um Rover Streetwise (ou mesmo um 25 normal ou um 45) com a motorização 1.4L a gasolina, é ainda uma boa compra?

Pergunto isto, e deixo claro que não estou comprador (pelo menos para já...), mas de modo a ficar a parte da oferta disponível de carros que pudessem ser uma opção real, em caso de compra. A situação é um bocado complicada, por isso fiquemo-nos pelo hipotético[;)]

Vasculhando no SV, as minhas premissas foram:
- algo até aos 6000€
- a partir de 2001
- tentei focar-me em motorizações 1.4 a 1.6L a gasolina, pois pretende-se algo que se mexa minimamente, sem comprometer o consumo de combustível, não sendo necessário ir para os diesel, deste modo conseguindo possivelmente algo mais recente
- mínimo de Kms possível / melhor estado possível (sou uma pessoa que gosta de estimar o que tem, por isso não me vejo a andar num carro todo rebentado, e também não procuro um projeto de recuperação...)

Nesta minha busca, deparei-me com diversos Rover, agradando-me especialmente os Streetwise e os 45 (até gosto da estética, embora o 45 seja conotado como "carro de cota", e com alguma razão[:D]), pois encontrei diversas unidades com quilometragens relativamente baixas para a idade ( menos de 100000Km e alguns nos 70000), em relativo bom estado (pelas imagens), e com preços bastante atrativos, tendo em conta outras opções de outras marcas, no fundo, parecem-me um melhor "value for Money" - entre os 1000 e poucos até aos 4000€ (é claro que os melhores se encontram nesta ultimo lado do espectro).

Têm motores 1.4L com 103 Cv (ainda hoje é um bom valor, e que me parece adequado ao carro) - Há, no entanto, a questão das juntas da cabeça, que costumam dar problemas, pelo que li e é do conhecimento geral, mas que segundo li aqui e em outros sítios, é possível resolver substituindo por uma da Land Rover..

A utilização passaria por maioritariamente citadina, em percursos não muito longos e sem muito trânsito, e umas viagens ao fim de semana em AE (60/70 Km cada) a uma velocidade cruzeiro de 140/150Km/h.

Deixo aqui 3 exemplos que me agradaram:

http://www.standvirtual.com/carros/anuncios/Rover/45/P7915614/

http://www.standvirtual.com/carros/anuncios/Rover/Streetwise/P7565159/

http://www.standvirtual.com/carros/anuncios/Rover/Streetwise/P7740149/

Obrigado desde já a quem puder dar o seu contributo[;)]

Confesso que dentro das premissas que enumerei (mesmo alargando minimamente os parâmetros) não encontrei assim nada que me parecesse atrativo... Talvez um ou outro Peugeot 207 1.4, já no limite do orçamento ou mesmo ultrapassando-o, de resto são os do costume: clios 1.2, puntos 1.2, e diversos outros... mas aceito sugestões de bom grado.[;)]

P.S - pesquisa no SV com um raio de até 50KM do Porto

Back