Ajuda na escolha do carro

Inphinity

New member
Boas, preciso da vossa ajuda.

Tou a pensar em comprar um carrito.

O carro terá de fazer 90km por dia excepto nos fins de semana.
Tem de ser economico, gasoleo ou GPL.
Tem de ter 5 lugares e uma mala onde caiba as compras do mês.
É pra ser conduzido pela minha mulher.
Dou primazia à qualidade da mecanica pois nao kero andar nos mecanicos.
Se for carro novo, o preço/qualidade tem de valer bem os eurecos.
Também aceito ideias para seminovos
É um carro pra fazer 80% AE e 20% nacional.
Não ligo muito a extras quero é que me leve ao destino.

Orçamento ainda não está bem definido... mas tudo o que vai abaixo dos +-12 mil eur.

Cumps

ps: neste momento tenho um C3 2003 e tive um Civic de 97.

Last edited:
Mas, estás a pensar num segmento B novo ou semi-novo, ou também abres a hipótese para um segmento C um bocado mais velho?

Sim, aceito tanto o segmento B como o C.

Muitas vezes os kilomentros e os anos nao significam nada em boas maquinas. Tive um civic e sei do que falo. Mas quero com poucos kilometros porque é pra fazer bastante por dia e quero ter o carro por uns anitos, digo eu.

Desde já obrigado pela ajuda

A diesel, parece-me que um Punto ou um Clio usados se arranja facilmente por esse preço e com muito poucos quilómetros. Desses 2, só tenho experiência com um Clio de 2007 e, não tem tido problemas. É só fazer a manutenção habitual. E, se for para se cumprir limites de velocidade na AE, o motor chega perfeitamente e, consegue ser económico.
A GPL, conheço pessoal que tem o Aveo e tem andado contente com aquilo. Mas, andam sobretudo em cidade e não fazem muitos quilómetros com eles, pelo que não sei como são em AE nem a fiabilidade deles.

Os auris são bons carros sem duvida, mas não sei se com esse orçamento consegues chegar a eles porque normalmente são mais valorizados no mercado de usados.

O auris realmente é puxadito.

Não é para levarem a mal, gosto do aspecto dos Fiat mas será que a mecânica é de se fiar?

Gosto do Renault clio. tenho um amigo que é mecanico da renault à muitos anos e faz assistencia em casa e isso é uma mais valia se tiver problemas.

Que medias fazem os clios a gasoleo?

Os motores da Fiat são tão bons quanto os da renault, e são os mesmo que equipam a opel.

Os dci fazem consumos muito baixos, deve ser ela por ela com o do pundo.

uma coisas que me mete medo nos carros semi novos ou usados é a cena de andarem com os kilometros pra trás. Há alguma maneira de detectar este tipo de esquemas?

uma coisas que me mete medo nos carros semi novos ou usados é a cena de andarem com os kilometros pra trás. Há alguma maneira de detectar este tipo de esquemas?

Em primeiro lugar há carros novos e carros usados. Semi novo é marketing.

Depois há mais coisas que tens que te preocupar.

1- se o carro tem penhora em cima, se comprares um carro com uma penhora em cima e não souberes estas a meter-te numa chatice que te vai dar muitas dores de cabeça.

1.1- se esta a ser pago em leasing, neste caso é mais facil de detectar mas convém ter atenção e comprar apenas se a divida com a financeira já tiver sido comprovadamente liquidada (e atenção que mesmo stands tem carros á venda que estão a dever a financeiras.)

2- se o carro já teve algum acidente. Um carro que teve um acidente nunca mais é o mesmo e por isso são carros a riscar da lista de compras.

3- ter atenção a esse facto dos km alterado, retirar km não é tão banal como se diz, e se comprares a um particular é pouco provavel que tenha km alterados.

é este o risco de comprar um usado.

Em primeiro lugar há carros novos e carros usados. Semi novo é marketing.

Depois há mais coisas que tens que te preocupar.

1- se o carro tem penhora em cima, se comprares um carro com uma penhora em cima e não souberes estas a meter-te numa chatice que te vai dar muitas dores de cabeça.

1.1- se esta a ser pago em leasing, neste caso é mais facil de detectar mas convém ter atenção e comprar apenas se a divida com a financeira já tiver sido comprovadamente liquidada (e atenção que mesmo stands tem carros á venda que estão a dever a financeiras.)

2- se o carro já teve algum acidente. Um carro que teve um acidente nunca mais é o mesmo e por isso são carros a riscar da lista de compras.

3- ter atenção a esse facto dos km alterado, retirar km não é tão banal como se diz, e se comprares a um particular é pouco provavel que tenha km alterados.

é este o risco de comprar um usado.

1 - No portal automovel podes inserir a matricula e diz-te logo se tem penhoras ou outros problemas, tens é que pagar 10€ (preço muito baixo para as chatices que pode evitar).
2 - Depende da pancada e da qualidade da reparação.
3- Infelizmente é muito mais frequente do se queria que fosse.

Obrigado pela a tua ajuda. Isso fez-me abrir os olhos. Olha, que dizes dos automoveis usados "aprovados" pela marca? tipo a campanha citroen por exemplo. Será que comprar esses carros usados é mais seguro? Recomenda-se ou não? Sou leigo neste assunto... :sh)

Back