Ajuda na escolha

HelloImNew

New member
Boas ,

Ha uns tempos recorri a este forum para me ajudarem numa escolha de um carro. No entanto surgiu-me uma mudança repentina o que me fez criar um novo tópico ao qual gostaria de saber a vossa opinião.

No topico passado queria fazer uma mudanca do meu carro (Golf 1.6 Gasolina) por um carro mais economico ou possivel passagem para GPL.

Num futuro próximo irei mudar de instalações pelo que andarei maioritariamente por lisboa (Campo Grande . Cidade Universitaria - Laranjeiras). Como ia andar sempre em viagens para tras a para a frente de metro achei que me compensa (em termos de tempo e combustivel) mudar de viatura para uma coisa mais compacta , que gaste pouco , e que consiga um facil estacionamento nestes locais.

No seguimento de todos os pontos surgiu-me a ideia de ir para um Smart pois acho que será a escolha mais acertada(?).

Ei os questionário preenchido:

1. Que tipo de carros gostas? - Neste momento como indiquei estava a procura de um Smart (em principio. estou aberto a sugestoes)
  2. Quais os segmentos ou tipo de carro em consideração (A - Citadino, B - Utilitário, C - Pequeno Familiar, Monovolume, Jipe, Desportivo, Cabrio, etc)? Ao vosso criterio
  3. Que marcas e modelos gostas e equacionas? Ao vosso criterio
  4. Irás andar com passageiros atrás frequentemente? Com que frequência? Neste momento não , serei so eu e uma pessoa no máximo.
  5. Precisarás de levar carga com frequência? - Não
  6. Que quilometragem anual costumas fazer? Ir-se-à manter nos próximos anos? Cerca de 40 quilometros durante a semana. Este ritmo irá manter-se nos próximos 3/4 anos.
  7. Farás muitas viagens em nacionais, circulares, auto-estradas? - Não , so Lisboa Centro.
  8. Os consumos terão grande importância? - Sim.
  9. A potência do motor terá grande importância? Desde que não cause transito porque tenho de andar a 10 a hora , não.
  10. Aprecias explorar caminhos mais desconhecidos, como estradas municipais, estradas de terra, trilhos? -Não
  11. Que orçamento tens, valor mínimo e máximo? - A ideia é vender o meu carro a particular e investir num Smart. Estou a contar com cerca de Min 3000 Max 4500 (max max max)
  12. Pretendes novo, pouco usado ou usado, a partir de determinado ano? - Para esta situação em concreto vou querer usado. Não queria uma coisa antes de 2002.

Eu sei que o orçamento é um bocado apertado para este tipo de carro mas queria saber as minhas opções.

A minha duvida prende-se em qual smart devo optar porque sei que uns(mais antigos) tem um bocado de fama de caixa de fósforos com pneus super finos e com alguns problemas e não queria andar com medo na estrada quando estive a chover ou algo do género.

Obrigado

Penso que a opção mais certa será uma coisa mais pequena como smart devido a facilidade de arranjar lugares em lisboa e tudo mais porque se fosse para manter um carro "a serio" ficava com o meu e metia GPL.

Obrigado pelas sugestões na mesma

Olha que o Panda não é muito maior que o Smart, ou melhor até é [:D], mas neste caso acho que não faz grande diferença.
Mas para esses km, nunca a diesel

Boas ,

Obrigado pela ajuda. No entante acho que ,para mim , repito , para mim , estou mais inclinado para um smart.

Achas que me consegues ajudar em qual escolher e qual o "melhor ano" destes carros ?

Obrigado

Boas ,

Obrigado pela ajuda. No entante acho que ,para mim , repito , para mim , estou mais inclinado para um smart.

Achas que me consegues ajudar em qual escolher e qual o "melhor ano" destes carros ?

Obrigado

Todos os donos que conheço que já tiveram Smarts queixam-se dos consumos (para o carro que é) e da manutenção cara.
O Panda, tanto o 1.2 como o 1.3 Mjet são escolhas muito melhores.

Boas ,

Obrigado

Um smart é maneirinho para a cidade e, nessas condições, até pode ser relativamente despachado. Os melhores são os do último modelo (mk 3 se não estou em erro), de 2015 para a frente. Se não tiveres orçamento, os do segundo modelo (2007 para a frente), mas a caixa robotizada é horrível.

Se queres um smart qual é a duvida mesmo? é só comprar..

Penso que sou bastante sucinto quando, no post, meto:

"A minha duvida prende-se em qual smart devo optar porque sei que uns(mais antigos) tem um bocado de fama de caixa de fósforos com pneus super finos e com alguns problemas e não queria andar com medo na estrada quando estive a chover ou algo do género."

Vou deduzir que será apenas um erro da sua parte ao não ler o post por completo pois se quisesse comprar um smart compraria na hora como diz.

Um smart é maneirinho para a cidade e, nessas condições, até pode ser relativamente despachado. Os melhores são os do último modelo (mk 3 se não estou em erro), de 2015 para a frente. Se não tiveres orçamento, os do segundo modelo (2007 para a frente), mas a caixa robotizada é horrível.

Obrigado pela ajuda.

Num orçamento reduzido como o meu (max 4500€), acha que existe alguma "fornada" de smarts viaveis?.

Penso que sou bastante sucinto quando, no post, meto:

"A minha duvida prende-se em qual smart devo optar porque sei que uns(mais antigos) tem um bocado de fama de caixa de fósforos com pneus super finos e com alguns problemas e não queria andar com medo na estrada quando estive a chover ou algo do género."

Vou deduzir que será apenas um erro da sua parte ao não ler o post por completo pois se quisesse comprar um smart compraria na hora como diz.

do que meteste em aspas quer dizer que procuras um smart, tão simples quanto isso. aliás, penso que em todos os posts referes isso. cuidado com as caixas deles, são de fugir. os motores geralmente duram cerca de 90/100/120 mil e se partires algum painel, aquilo é plástico, mas custa os olhos da cara. mal por mal, um smart forfour.

pela má fama que têm, inclusive a gasóleo e pela pouca praticabilidade que lhes reconhecem, à exceção do estacionamento, temos um paradoxo gigante, pois são muito sobrevalorizados.

edit: com 4000€ arriscas-te a ter muita escolha, pois efetivamente há-os aos molhos, de particular e stand, mas no entanto com muitos anos e kms em cima.

Última edição:
Tenho visto alguns clios de 2006-2008 a gasolina 1.2 e, pelo que vi , tem um valor dentro do meu orcamento. Acham que , em termos de consumos e de fiabilidade que vale a pena?

Tenho visto alguns clios de 2006-2008 a gasolina 1.2 e, pelo que vi , tem um valor dentro do meu orcamento. Acham que , em termos de consumos e de fiabilidade que vale a pena?

Sim, são melhores opções que o smart. São mais despachados, mais espaçosos, muito mais fiáveis e até consumirão menos.

São viaturas honestas pelo se ouve falar, mas se fores este segmento vê os Grande Punto, encontram-se muito bons negócios [;)]

São viaturas honestas pelo se ouve falar, mas se fores este segmento vê os Grande Punto, encontram-se muito bons negócios [;)]

Boas novamente,

Estou indeciso entre Clio 1.5 ou entao o 1.2.

Sei que são coisas bastantes diferentes mas entre estes dois qual achariam mais viavel para a minha situação?

O Grande Punto tambem pode ser opção.

Ou seja neste momento estou indeciso entre estas opcoes:

Renault Clio 1.5 DCI
Renault Clio 1.2 Dynamique
Renault Megane 1.5 DCI
Fiat Grande Punto

Obrigado :)

Voltar
Superior