[AJUDA] - [NOVA DÚVIDA - POST 84] Acidente (Carro/peão)

É a segunda vez consecutiva, que eu intervenho no forum para fazer um comentário e tu te referes a mim pelo nome Aleixo.
Desculpa mas não consigo perceber.... visto que não tenho esse nome.
Estarás tua a escrever o último nome de algum familiar?
Podes explicar?

Eu até respondia pelo Vanquish...mas tinha de citar o C.E. e a lei do audiovisual....e depois ias ficar chateado e tal...

Mais uma vez obrigado pela toda a ajuda.

Acabei de ligar para a minha seguradora e esta diz-me que NÃO É necessário apresentar a declaração amigável nos seus serviços de sinistros nem outra coisa qualquer (carta). Como o outro interveniente não tem qualquer tipo de seguro (peão) não têm como reclamar as custas do arranjo do meu veículo e uma vez que a senhora se comprometeu em reparar os meus estragos. Segundo eles não há sequer abertura de processo porque não existe outra seguradora.

No que andei a pesquisar/perguntar a uma pessoa amiga que trabalha com seguros, num acidente entre um veículo e um peão, o veículo é normalmente sempre culpado, não importa a razão nem como... (normalmente não esqueçam)!! "Os peões têm sempre razão." Diz-me ela (pessoa que trabalha nos seguros) com ar irónico!! Alguém me pode ajudar se isto é verdade?

Resumindo:
O seguro de AT paga à senhora.
O condutor que não tem culpa, fica a ver navios! Neste caso, as coisas mudam, pois a senhora assumiu a sua culpa e quer-me pagar a reparação.

OFFTOPIC: Isto suscitou-me outra dúvida. Para quando a obrigação de seguro de responsabilidade civil nas pessoas? É que neste caso era útil. (Mais uma vez, depois de provada a minha inocência!)
FIM OFFTOPIC

VTR: como te dissemos, o condutor de um veículo automóvel tem presunção de culpa num atropelamento. Cabe-lhe provar que não foi responsável.

Quanto à tua seguradora: falaste com a gestão de sinistros? Ou com um mediador? Para te dizerem isso nem imagino com quem tenhas falado... É uma aberração o que te disseram, nomeadamente a não existência de uma seguradora do lado do outro interveniente....Puramente absurdo! E se o teu carro batesse numa casa? Ou derrubasse uma árvore...ou num separador da brisa? OU...numa pessoa????
O que leva à obrigação de participar o sinistro é a existência do mesmo, independentemente de culpa.

Deves participar o sinistro. Se te recusarem a participação o problema passa a ser deles. Ou então que te coloquem a posição que estão a assumir por escrito...

NOTA: o que a tua seguradora não pode fazer é abrir um processo IDS - Indemnização Directa ao Segurado- (talvez seja esta a confusão...) pois além de não existir outra seguradora aderente , os atropelamentos não estão ,obviamente, abrangidos, como não estão os sinistros com mais que uma viatura interveniente ou em que hajam feridos.

NOTA 2: qual foi a tua pergunta? Se podes reclamar os teus prejuízos ou se deves participar o acidente?...ou ambas?

Last edited:
@ Amigo cuto, mais uma vez obrigado pela resposta!

Falei com a "repartição" de sinistros. A minha seguradora é a OK TELESEGUROS.

Cuto, se em vez de fazer uma participação amigavel, se apresentar por escrito (atraves de carta) a explicar a situação e que a outra parte assumiu a culpa e quer-me pagar os estragos, não seria o ideal?????
Assim, salvaguardava a minha parte!

Muitissímo obrigado!

@ Amigo cuto, mais uma vez obrigado pela resposta!

Falei com a "repartição" de sinistros. A minha seguradora é a OK TELESEGUROS.

Cuto, se em vez de fazer uma participação amigavel, se apresentar por escrito (atraves de carta) a explicar a situação e que a outra parte assumiu a culpa e quer-me pagar os estragos, não seria o ideal?????
Assim, salvaguardava a minha parte!

Muitissímo obrigado!

Faz isso mesmo. A "declaração amigável" é apenas uma das formas de participar um sinistro.
Na verdade a declaração amigável é 2 em 1 : o rosto da declaração é a tal declaração amigável, que deve ser assinada por ambos os condutores. O verso da DAAA, é que é destinado à participação do segurado - se reparares na frente tem local para assinarem os condutores, no verso tem o local para a assinatura do segurado.

Epá essa resposta que te deram... :sh)[8b]

Se a sra. fala com o vizinho que já teve uma coisa parecida e decide que afinal não paga e quer reclamar, quero ver se também não abrem sinistro.

Epá essa resposta que te deram... :sh)[8b]

Se a sra. fala com o vizinho que já teve uma coisa parecida e decide que afinal não paga e quer reclamar, quero ver se também não abrem sinistro.

Oh Valium!...parou o cérebro à Marta! Só pode...

[:D][:D][:D][:D][:D][:D][:D][:D]

Olha hoje contaram-me que um Segurador que não faz peritagem (e nunca fizeram) porque recusam a responsabilidade.

Epá..porreiro pra eles. Quando aparecer a factura não têm como contestar...não quiseram ver e tal...

Podes pedir à senhora que faça uma declaração por escrito em como assume a responsabilidade do sinistro.
Poderá ser uma maneira de te precaveres.

Acidentes e Peões - Cautela

Acidentes e Peões - Cautela

Eu tive um amigo que quando ia de motorizada na Rua de Costa Cabral - Porto - acabou por se ver metido na mesma idêntica alhada que aqui é descrita pelo colega VTR. A Senhora que atravessou a rua foi apanhada a uma velocidade de 30 km e derrubada pela roda dianteira que a apanhou em cheio na zona da barriga.

Uma vez caida ao chão somente bateu de "rabo" pelo que a gravidade do caso era somente a nível da barriga que levou pancada da roda. Chamada uma ambulância e a polícia foi tomado conta das muitas declarações das testemunhas e o condutor veio para casa normalmente.

Entretanto, depois de ter saído do hospital com alta e passados já alguns meses, a infeliz senhora faleceu. A família moveu então um processo contra o meu amigo e este foi arrastado pelos advogados numa história que nem ao melhor detective de crimes da série CSI passa pela cabeça. 3 anos após o acidente viu-se sentado na cadeira dos réus.

Considerado sem culpa desde o início ficou sem a carta porque a família socorreu-se de uma data de pessoas que alegaram outras coisas que tinham visto. Contradições, palavra puxa palavra, advogados de defesa e acusação a puxar a brasa para a sua sardinha e um processo de dois dias em tribunal foi o que resultou. Hoje só guia carro e teve que pagar pelo processo mais de 2.000 euros fora o que pagou ao advogado.

Boas pessoal. Antes de mais agradeço novamente toda ajuda prestada neste meu caso aqui apresentado.

Desenvolvimentos:

Já reparei o carro e a senhora pagou a respectiva reparação. Não apresentei nada à minha seguradora, porque a mesma disse-me que não era necessário (como aliás já tinha aqui escrito). De momento é só o que posso dizer, mais desenvolvimentos espero que não hajam...

A senhora continua de saúde e sem mazelas.

Back