AJUDA - Oleo do motor

Blhelhe

New member
Boa noite pessoal, tenho uma duvida sobre o oleo do meu carro, tenho um seat ibiza 1.4tdi 80cv e nao tenho o manual é a primeira vez que vou mudar o oleo e tou em duvida entre 5w40 e o 10w40 pois ja vi pessoas a dizerem as duas versões , estando eu mais inclinado para o 5w40 ... Qual é a vossa opiniao?

A minha opinião é que deves acima de tudo respeitar a norma especifica para o teu modelo, ficando a viscosidade para segundo plano. Motores novos/baixa quilometragem convém levar um óleo mais fluido, motores com uma quilometragem mais avançada um óleo mais espesso seria o indicado.

Se não tens o manual, das duas uma, ou retiras a referência do motor e procuras online ou deslocas-te a uma SEAT e perguntas que óleo leva o motor que tens.
É o melhor e mais seguro que tens a fazer.

Tem também em atenção que não podes colocar 10w40, isso são oleos semi sintéticos. Não disseste de que ano é o teu carro mas atualmente a seat nesses motores so coloca 5w30, se for o modelo anterior costumavam colocar 5w40, mas é seguro utilizares ambos, se bem que os 5w30 são oleos mais "avançados".[;)]

Podes colocar um óleo com a norma 505.01 que existe na viscosidade 5w40 e 5w30.
Podes também colocar 507.00 que é a norma mais recente, adequado para filtros de partículas e vem na viscosidade 5w30.

A minha opinião é que deves acima de tudo respeitar a norma especifica para o teu modelo, ficando a viscosidade para segundo plano. Motores novos/baixa quilometragem convém levar um óleo mais fluido, motores com uma quilometragem mais avançada um óleo mais espesso seria o indicado.

Mete lá 10w40 e depois admiram-se dos carros berrarem, isso é mentalidade a "Manel GT".

Eu até percebo...é mais barato.[:D]

Podes utilizar qualquer óleo que cumpra a norma VW 505.01 ou VW 507.00, existem as seguintes viscosidades => 5W40, 5W30 e 0W30 nunca poderás colocar um 10W40 porque nenhum cumpre a norma [;)]

Voltar
Superior