Ajuda para compra do primeiro carro automático

Pode ser também por problemas de saúde! Imagina que és perneta e não tens a perna esquerda? Como carregas no pedal da embraiagem para por as mudanças? Só lá vais com a caixa automática!
Trabalhei com um rapaz, em que rebentou a botija de gas a frente dele, e prontos, não ficou novo, e perdeu a força na perna esquerda, pelo que os carros que ele podia conduzir tinham que ser caixa automática!
Mas também poderá haver o caso, de as pessoas não se adaptarem a caixa manual! Até por incapacidade intelectual! Mas gostava de saber tambem no caso da user o porquê de ter que ser caixa automática?

Tu é que deves ter alguma incapacidade cognitiva.

Agradeço as dicas. [;)]
E estes citroens e peugeots ''irmãos'' do toyota são igualmente fiáveis?
Não, não são nada fiáveis. Essa caixa robotizada é má, surgem problemas de embraiagem e os custos de reparação são elevados. Acredita no que te digo porque tive um Citroen C1 com essa caixa robotizada e nunca mais compraria outro idêntico.

Há países onde se pode, ou podia, optar por tirar carta apenas para carros com transmissão automática, Israel por exemplo. Julgo que nos Estados Unidos também já foi assim, mas não estou certo.

Suiça também... em que carta de cx auto, fica até mais barata do que quem tira com cx manual.

Sendo que e claro está, depois só pode conduzir com cxa auto.

... e Portugal!

Impressionante como num hiato temporal tão grande e com algumas visualizações e participações não houve ninguém que "alertasse" que existe a possibilidade de obter a categoria B condicionada a veículos com caixa automática, por parte de qualquer cidadão com mais de 18 anos (independentemente de factores como o grau de incapacidade).
Se a memória não me falha essa possibilidade não existe há muito tempo (alguns anos, talvez seja da mesma época que a possibilidade de conduzir motociclos 125cc com carta de carro), mas foi divulgada nos meios de comunicação social e as próprias escolas de condução fazem publicidade.

No limite, foi mais fácil presumir e justificar a carta com uma presumivel incapacidade do user, do que efetuar uma pesquisa no google.

Last edited:
(...)
No limite, foi mais fácil presumir e justificar a carta com uma presumivel incapacidade do user, do que efetuar uma pesquisa no google.

Eu não presumi nada, apenas estou curioso em saber o que isso implica, tipo, sujeita-se a multa se conduzir um carro manual (deve dizer na carta)? É mais barata (porque é menos versátil)?

Já por aqui vi umas escolas de condução com carros eléctricos e fiquei com a mesma curiosidade se também fazem o mesmo.

Eu não presumi nada, apenas estou curioso em saber o que isso implica, tipo, sujeita-se a multa se conduzir um carro manual (deve dizer na carta)? É mais barata (porque é menos versátil)?

Já por aqui vi umas escolas de condução com carros eléctricos e fiquei com a mesma curiosidade se também fazem o mesmo.

Não me estava a referir a ti, que te limitaste a levantar a questão. [;)]
Sim, só estás habilitado a conduzir veículos de passageiros com caixa automática. Como não se trata de uma categoria diferente, julgo que seja uma "observação" que vem associada à categoria B. Se em caso de operação stop estiveres a conduzir um veículo com caixa manual incorres numa infração e és multado.
Relativamente ao preço, julgo não existirem diferenças. A verdade é que num passado não muito distante as escolas de condução não possuíam carros de caixa automática e neste momento muitas escolas possuem pelo menos um veículo com essas características (não sei até se não são obrigadas para exercer atividade, mas é mera suposição minha).

De qualquer modo o meu conhecimento sobre o assunto é meramente "geral", considerando o que foi à data veiculado nos meios de comunicação social (como disse anteriormente não é algo recente).

Last edited:
... e Portugal!

Impressionante como num hiato temporal tão grande e com algumas visualizações e participações não houve ninguém que "alertasse" que existe a possibilidade de obter a categoria B condicionada a veículos com caixa automática, por parte de qualquer cidadão com mais de 18 anos (independentemente de factores como o grau de incapacidade).
Se a memória não me falha essa possibilidade não existe há muito tempo (alguns anos, talvez seja da mesma época que a possibilidade de conduzir motociclos 125cc com carta de carro), mas foi divulgada nos meios de comunicação social e as próprias escolas de condução fazem publicidade.

Pois... de facto nem me surgiu que em Portugal também existisse... tão só. [;)]

Será que podemos deixar-nos da conversa sobre carta de carro automático e passarmos mesmo ao tema principal do meu post? [:)]
Poderiam fazer um post só sobre isso depois para informarem quem tem curiosidade ou não sabe...

E falando de caixas robotizadas e automáticas, o que acham da caixa do lancia musa? já li aqui no fórum muito sobre o musa mas nada sobre a caixa dele...

Será que podemos deixar-nos da conversa sobre carta de carro automático e passarmos mesmo ao tema principal do meu post? [:)]
Poderiam fazer um post só sobre isso depois para informarem quem tem curiosidade ou não sabe...

E falando de caixas robotizadas e automáticas, o que acham da caixa do lancia musa? já li aqui no fórum muito sobre o musa mas nada sobre a caixa dele...

Quanto às caixas... como em tudo, por vezes e no decorrer dos tópicos, surgem outras questões, que acabam por ser aí também esclarecidas, que é o caso. [;)]

Relativamente ao Musa... se pretendes seguir essa via, podes também espreitar o FIAT IDEA... que é o mesmo carro.

Independentemente das escolha que possas seguir, não esquecer que viaturas já terão alguns anos, daí que não será de descurar a troca de óleo da caixa.

Quanto às caixas... como em tudo, por vezes e no decorrer dos tópicos, surgem outras questões, que acabam por ser aí também esclarecidas, que é o caso. [;)]

Relativamente ao Musa... se pretendes seguir essa via, podes também espreitar o FIAT IDEA... que é o mesmo carro.

Independentemente das escolha que possas seguir, não esquecer que viaturas já terão alguns anos, daí que não será de descurar a troca de óleo da caixa.
Na compra de uma viatura usada por norma, mando sempre fazer uma revisão pois ja apanhei dissabor (filtros ok, óleo deteriorado). Como referido será de trocar o oleo da caixa dado o tempo e km que o mesmo tenha ja realizado nas igualmente o da transmissão se este se aplicar

Só para esclarecer a situação, e nao vou alimentar mais o assunto, e como diz a user e bem, poderia se abrir um topico a parte para a situação dos encartados cx automática!
Não foi minha intenção ofender a user, se o fiz peço desculpa, mas realmente desconhecia essa opção, pelo que só falei no que na minha altura em que tirei a carta, conhecia, se apareceu na televisão, não vi, também não perco tempo a ver televisão! Nunca falei em nomes nem acusei alguem de atrasado mental, e infelizmente até conheço bem a realidade de quem têm deficiências motoras, mentais, e até surdos/mudos!
Mas se o user MANOG lhe serviu a carapuça de atrasado mental, também peço desculpa por isso, mas por vezes contra factos não há argumentos!

Relativo ao assunto do tópico, deixo aqui mais duas opções:
https://www.standvirtual.com/anuncio/jeep-grand-cherokee-4-0i-gpl-ID8MOJ72.html#c5cc104968

Este está a GPL, pelo que os consumos não pesam tanto na carteira, e é da marca que gostas! E por vezes compramos aquilo que não gostamos só porque é mais econômico e mais tarde arrependemo-nos de não ter ido atras do que gostamos, mesmo que signifique um pouco mais de esforço, em todos os casos, nao sei como está o carro, nem sei como são as cx automáticas das opções que deixo aqui!

https://www.standvirtual.com/anuncio/mitsubishi-colt-ahfhb6a5b-ID8MrsOT.html#2a6b65ec6c

Só para esclarecer a situação, e nao vou alimentar mais o assunto, e como diz a user e bem, poderia se abrir um topico a parte para a situação dos encartados cx automática!
Não foi minha intenção ofender a user, se o fiz peço desculpa, mas realmente desconhecia essa opção, pelo que só falei no que na minha altura em que tirei a carta, conhecia, se apareceu na televisão, não vi, também não perco tempo a ver televisão! Nunca falei em nomes nem acusei alguem de atrasado mental, e infelizmente até conheço bem a realidade de quem têm deficiências motoras, mentais, e até surdos/mudos!
Mas se o user MANOG lhe serviu a carapuça de atrasado mental, também peço desculpa por isso, mas por vezes contra factos não há argumentos!

Tu é que deves ser atrasado mental. E contra factos não há argumentos pois basta ler o que escreveste e que deu origem à minha resposta inicial. Então tu achas que as pessoas com deficiência mental - como tu, claro - podem conduzir desde que a viatura tenha caixa automática????? Enfim, desculpo-te dadas as circunstâncias.

Eu não tenho muita escolha, pelo que já pesquisei na net e percorri stands. Apareceu-me um Musa em conta que parece bom.
Vou ter em conta a situação do óleo da caixa. É algo que eu possa trocar por mim mesma ou só um mecânico?

Ouvi falar mal dos Musa, a questão é se a caixa automática deles é fiável e duradoura.

Eu não tenho muita escolha, pelo que já pesquisei na net e percorri stands. Apareceu-me um Musa em conta que parece bom.
Vou ter em conta a situação do óleo da caixa. É algo que eu possa trocar por mim mesma ou só um mecânico?

Ouvi falar mal dos Musa, a questão é se a caixa automática deles é fiável e duradoura.
Nesse nivel tem de ter conhecimento até por nível de segurança que exige o tema.
Fiabilidade não sei

Vai vendo o que há nos sites de usados e mete opções aqui para vermos.

Já agora uma pergunta: o que é isso de carta só de caixa automática?

a carta de caixa automática basicamente é a carta para carros com transmissão automática... ou seja, esta pessoa está habilitada para conduzir carros com caixa automática (estilo americano), mas não pode conduzir carros com transmissão manual, como a maioria dos carros na europa, pois nunca teve instrução de carros com caixa manual então não sabe o que é um pedal de embraiagem, não sabe o que é um ponto de embraiagem, etc, daí, se for como na america acontece com as cartas para carros de caixa manual, deve vir uma anotação na carta de condução a dizer que só pode conduzir carros automáticos.

não sabia que esta modalidade de cartas para carros automáticos já tinha chegado a portugal, pensava que era uma coisa só nos estados unidos ainda, por lá eles é que custumam ter cartas a dizer "automatic transmission only"...

Last edited:

Musa era um modelo da Lancia. Ora a Lancia acabou. O grupo FCA resolveu dar o golpe final nessa marca pelo que te não aconselho esse Musa. Com o teu budget é difícil arranjares um carro de caixa automática recente e fiável. Foge das caixas robotizadas simples, tipo Citroen C1, peugeot 107 e similares e foge ainda mais dos Smart. Experimenta pesquisar carros japoneses com caixa CVT, que não sendo nenhuma maravilha de utilização, costuma ser bastante fiável. Vai ver se existem Hondas Jazz e quejandos com essa caixa no teu patamar de preços. As caixas automáticas mais fiáveis são as de conversor de binário, à antiga, mas dificilmente encontrarás algo com esse tipo de transmissão que esteja em bom estado. Os Mercedes e os BMW costumavam ter esse tipo de transmissão mas só irás encontrar carros a gasóleo carregadíssimos de quilómetros. Boa sorte.

O musa é bom é fiável.
Ainda que a lancia tenha acabado o motor existe e muito noutros carros - fiat punto, tipo e por aí fora

O musa é bom é fiável.
Ainda que a lancia tenha acabado o motor existe e muito noutros carros - fiat punto, tipo e por aí fora

É...daqui a pouco tempo nem peças haverá para esse modelo, o qual praticamente se não vê já. Desaconselho fortemente a compra de qualquer carro de marca que já não se fabrique.

Back