Ajuda - pessoa vítima de burla.

Almadense

Active member
Senhores, uma pessoa próxima a mim está a ser vítima de burla.
Resumidamente, no Facebook entrou numa página de fãs de uma celebridade, foi contactado por alguém que diz ser a tal personalidade e foi convencido a acreditar em uma história que essa celebridade está disposta a investir milhões em Portugal.
Ele recebeu um Mail (fake) de um banco com um link que nada tem a ver com o banco verdadeiro, e com instruções para fazer a transferência desses milhões para a sua conta em Portugal. Até aí nada de mais. Não há perigo.
Ja o alertei sobre isso, já mostrei que a página do banco é falsa, que depois eles vão cobrar qualquer coisa para transferir os tais milhões.
Não adianta. Ele está totalmente convencido dessa história.
Aos fins de semana me pede ajuda para fazer a transferência e agora quando se confirma transferência é pedido um código COT (Cost of Transfer). Disse-lhe que isso ia acontecer. Não muito convencido, telefonou-me hoje a dizer que já ia arranjar o tal código esta semana e para ajudá-lo novamente.
Já pensei em deixar andar, mas tenho muita pena que ele seja enganado. É uma pessoa com mais de 70 anos e está crente que a mulher, uma atriz famosa, vai ter alguma coisa com ele.
Queria mandar uma mensagem anónima a alertar, mas pelo whatsapp ou telegram ele verá que sou eu.

icegif-1759.gif
.

Tenta convencer a pessoa a falar com a polícia ou com alguém do banco.
Pode ser que lhe consigam meter juízo na cabeça.
Se não conseguirem, fizeste o que podias, podes ficar de consciência tranquila.

É a tua herança que está em causa?

Não está envolvida não. Lol.
Mas não adianta eu dizer nada.
Estava a ver se há algum site em que consiga enviar mensagens para o Telegram de forma anónima.

Senhores, uma pessoa próxima a mim está a ser vítima de burla.
Resumidamente, no Facebook entrou numa página de fãs de uma celebridade, foi contactado por alguém que diz ser a tal personalidade e foi convencido a acreditar em uma história que essa celebridade está disposta a investir milhões em Portugal.
Ele recebeu um Mail (fake) de um banco com um link que nada tem a ver com o banco verdadeiro, e com instruções para fazer a transferência desses milhões para a sua conta em Portugal. Até aí nada de mais. Não há perigo.
Ja o alertei sobre isso, já mostrei que a página do banco é falsa, que depois eles vão cobrar qualquer coisa para transferir os tais milhões.
Não adianta. Ele está totalmente convencido dessa história.
Aos fins de semana me pede ajuda para fazer a transferência e agora quando se confirma transferência é pedido um código COT (Cost of Transfer). Disse-lhe que isso ia acontecer. Não muito convencido, telefonou-me hoje a dizer que já ia arranjar o tal código esta semana e para ajudá-lo novamente.
Já pensei em deixar andar, mas tenho muita pena que ele seja enganado. É uma pessoa com mais de 70 anos e está crente que a mulher, uma atriz famosa, vai ter alguma coisa com ele.
Queria mandar uma mensagem anónima a alertar, mas pelo whatsapp ou telegram ele verá que sou eu.

Prints de tudo. Links e emails também... Tudo com vista à queixa às autoridades... Guarda tudo o que seja prints / imagens / endereços / números de telefone (WhatsApp)... Tudo. Imprime...

Se tiveres acesso e se pretendes que esse teu familiar não saia prejudicado dessa treta, bem, bloqueio de todas as contas / perfis das redes em que puderes desse animal que está a tentar prejudicar o teu velhote...

No demais, vai tentando meter juízo na cabeça desse teu familiar... Boa sorte.

Nada que eu diga vai convencê-lo.
Vou deixar andar. Até pensei em criar uma conta do Mail e enviar um Mail a pedir cuidado com esse tipo de esquema, mas não deve adiantar.
No momento em que pedirem dinheiro vamos ver se ele acorda pra vida.

Muito honestamente, quando ele te pedir ajuda, apenas não estejas disponível.

Se queres fazer uma denuncia, fala com o banco dele e denuncia o caso.

não deves ajudar em nada. No final ainda podes ser acusado de ser cúmplice desse esquema.

Mas cúmplice como? Os burlões são os outros.
É obvio que a partir daquela página falsa não sairá nenhuma transferência de milhões nem seque de 1 cêntimo para o banco dele.
O golpe será quando pedirem para ele pagar uma taxa para conseguirem enviar o dinheiro. Mas aí já é com ele. Não tenho acesso nem terei ao site do banco dele cá em Portugal.

Por estas pérolas que mantenho conta no autohoje e se não tiver reabro 😂😂😂😂

Mas vocês conseguem levar isto a sério?

Se real que duvido bendita gente da etiopia que faz a malta rir aqui e futuramente na próxima esquadra. Nem a esquadra chega porque tao vergonhoso e tão inútil que deviam era ter vergonha na cara.

Se isto é serio e user realmente tenta ajudar estas a virar tu o cromo. Deixa o homem receber a sua fortuna. É a gula. Deixa a gula e karma o consumir. Já fizeste tua parte que avisar uma vez e até serve como prova estas trocas de mensagens. Mas isso nem nunca teria problema para ti

Nada que eu diga vai convencê-lo.
Vou deixar andar. Até pensei em criar uma conta do Mail e enviar um Mail a pedir cuidado com esse tipo de esquema, mas não deve adiantar.
No momento em que pedirem dinheiro vamos ver se ele acorda pra vida.
Faz-te passar por uma gaja ainda "mais boa" e oferece ainda mais dinheiro.

Quando chegar à altura, dizes "Surpresa! Era tudo uma burla!" e ele nunca mais acredita em nenhuma dessas...

Ligou-me há pouco. Entrei no jogo e tentei fazer novamente a transferência no tal site manhoso. Agora já pede o VAT/Tax code.

Ele vai entrar novamente em contato com as tais pessoas para saber desse código.

Não adianta falar. Está mesmo crente que a tal atriz está interessada nele e vai confiar os milhões na sua conta. Uma pessoa desconhecida.

Agora eu penso. Como é fácil enganar as pessoas. Pessoas com nível universitário, com curso superior, viajadas, com experiência de vida. Enfim.

Faz-te passar por uma gaja ainda "mais boa" e oferece ainda mais dinheiro.

Quando chegar à altura, dizes "Surpresa! Era tudo uma burla!" e ele nunca mais acredita em nenhuma dessas...
Para isso tinha que usar o Telegram ou whatsapp e falar com ele. Tinha que arranjar outro cartão telefónico com dados e sinceramente não vou gastar 1 cêntimo nisso.

Ligou-me há pouco. Entrei no jogo e tentei fazer novamente a transferência no tal site manhoso. Agora já pede o VAT/Tax code.

Ele vai entrar novamente em contato com as tais pessoas para saber desse código.

Não adianta falar. Está mesmo crente que a tal atriz está interessada nele e vai confiar os milhões na sua conta. Uma pessoa desconhecida.

Agora eu penso. Como é fácil enganar as pessoas. Pessoas com nível universitário, com curso superior, viajadas, com experiência de vida. Enfim.

Não percebi se a bold é o caso do teu familiar em questão.

Mas também mencionaste no post inicial que é uma pessoa com mais de 70 anos... e nesse caso pode ser o factor idade a causar essa falta de lucidez.

Tenta ajudá-lo a não passar dinheiro para esses vigaristas, de todas as formas (aceitáveis) que estejam ao teu alcance.

Eu sou tão desconfiado que nem nesta história acredito - parece alguém com uma dissertação para escrever acerca da psicologia da internet, ou similar.

Se não for, é pelo menos um bom bilhete para entrar como cúmplice dos burlões no processo crime posterior. Com documentação na internet e tudo.

:sh)

Como cúmplice? So estou a ajudar a pessoa em questão a usar a Internet. Tenho todas as conversas que tive com ele guardadas a alertar sobre o esquema.
Ele diz que não vai dar dinheiro algum. Mas também não sei de que forma ele vaili arranjar os infindáveis códigos. Vai chegar a altura em que eles vão pedir dinheiro para enviar um código qualquer.

Não percebi se a bold é o caso do teu familiar em questão.

Mas também mencionaste no post inicial que é uma pessoa com mais de 70 anos... e nesse caso pode ser o factor idade a causar essa falta de lucidez.

Tenta ajudá-lo a não passar dinheiro para esses vigaristas, de todas as formas (aceitáveis) que estejam ao teu alcance.

É o caso do meu familiar, sim. Acho que deve estar a usar a cabeça debaixo em vez da de cima. Não posso impedir que ele obtenha algum código do tal site pagando a alguém. Mas já foi avisado várias vezes sobre isso.

Em relação ao falso site, não ponho aqui exposto por razões óbvias, mas posso enviar por PM a quem estiver interessado em comparar com o site verdadeiro.
Aquilo é mesmo tosco.

É o caso do meu familiar, sim. Acho que deve estar a usar a cabeça debaixo em vez da de cima. Não posso impedir que ele obtenha algum código do tal site pagando a alguém. Mas já foi avisado várias vezes sobre isso.

Em relação ao falso site, não ponho aqui exposto por razões óbvias, mas posso enviar por PM a quem estiver interessado em comparar com o site verdadeiro.
Aquilo é mesmo tosco.

Nesse caso, não sei se o teu familiar costuma fazer operações de homebanking ou não, mas tenta desmotiva-lo disso.

E reza para que não tenha já instalado spyware de algum tipo, que aí ficam a saber tudo o que é credenciais bancárias dele.

Back