[Ajuda] Que carro comprar?

Um familiar também comprou um alfa 1.6ts e era giro, com interiores giros... e caro da manter sob todos os aspectos. Acabou a comprar um kia 1.4 básico para aí de 2007, que também não gasta pouco, ma que ao pé do alfa parece gastar bem menos e é mt mais fiável e familiar.

Os Alfas podem ser mais "temperamentais", mas uma unidade bem tratada será equivalente a qualquer carro da mesma idade.
Não sendo para andar muito, seria a minha escolha, porque naturalmente a probabilidade de problemas também baixa e sempre tinha um carro bonito, agradável e com bom andamento.

De qualquer forma, também não desdenharia um A3 1.6 nem mesmo um Mégane 1.6 como esse que apareceu na lista.
No segmento acima, os Laguna são porreiros, e compram-se baratos porque esse modelo sofreu com a má fama do 1.9 dCi.
O 407 1.8 também me pareceu porreiro...

Então é assim: fiz bastante pesquisas durante este últimos dias, não só para ver se encontrava algo que agradasse mas também para tentar perceber melhor o mercado dos usados com 10+ anos. Rapidamente percebi que estão sobrevalorizados quando comparados com carros dos mesmo segmentos (há excepções) com menos anos. A diferença de preço de um carro com 15 anos (e km a acompanhar) não é significativa quando comparado com um com 7 ou 8. Claro que há excepções e isto é só a minha análise. Posso estar completamente enganado.

Por isto e porque, como já tinha referido anteriormente, o carro irá fazer mesmo poucos km, acho racional manter o orçamento o mais baixo possível e tentar encontrar algo abaixo dos €3000. Sei que vai tornar a tarefa ainda mais difícil e que terei de esquecer certas motorizações mas vamos ver. Concluí que o mais importante é excluir casos crónicos e procurar algo em bom estado.
As opiniões que deram até agora já ajuda a filtrar.

Neste momento estou para ir ver um Fiat Stilo 1.2 2002 3 portas.

Para quem quiser sugerir algumas opções de negócio, terá de ser algo que não fique muito distante da zona de Leiria porque não estou disposto a fazer 200km para ir ver um carro de €3000, pois carros com estes anos, têm de ser bem vistos.

O primeiro Stilo parece-me muito mais arranjado, mas com o 1.2 o Stilo arrasta-se um bocadinho. A caixa de 6 não é argumento nenhum para a poupança, as relações são curtíssimas, e é preferível a caixa de 5.
Esse 1.2 no Polo também não foi nada de especial, é bastante bêbedo.

Alguém me pode elucidar um pouco sobre estes motores?

Eu tive esse motor numa carrinha Skoda Octovia, vendia com mais de 100.000kms e 0 problemas. Não consumia óleo, como às vezes se ouve dizer.
Quanto a consumos, em estrada, depende do pé... em cidade, por volta de 9l. Consumo real e em percursos pequenos.

o motor 1.6 da fiat e vw são relativamente equivalentes para essa altura. ambos com 103cv, sem turbo, andam bem... em altos regimes, mas em subidas é algo desesperante pela falta de turbo. no entanto, são carros para fazerem 200 ou 300 mil sem grandes chatices desde que bem tratados. num golf e audi então até parece que têm ouro, tal a procura que tiveram noutros tempos. o motor 1.2 no stilo se for em cidade é bom, se for para andar em via rápida deve ser para esquecer. (só conduzi esse motor em cidade e achei-o despachado no stilo, no punto também andei nalgumas voltinhas e tem alguma força (o de 82cv, pois no punto também há de 65cv).

os clios são um bom negócio, mas geralmente mais caros e tens o motor 1.2 com 75cv apenas. o de 200 mil kms não aconselho, já são muitos kms para esse motor, menos 40 ou 50 mil kms serão o ideal, ou seja, o motor ainda terá muito para andar.

VW, Audi ou Alfa 1.6 não encontro nada aqui perto daí ter procurado outras opções.

Entre o Stilo e o Clio, tendo também em conta a diferença de idades, o que acham? Vale a pena pagar a diferença pelo Clio?

caditonuno, não opinaste sobre o polo, fiesta e 206. Estão fora da corrida?

VW, Audi ou Alfa 1.6 não encontro nada aqui perto daí ter procurado outras opções.

Entre o Stilo e o Clio, tendo também em conta a diferença de idades, o que acham? Vale a pena pagar a diferença pelo Clio?

caditonuno, não opinaste sobre o polo, fiesta e 206. Estão fora da corrida?

Desse último lote eu preferia o Fiesta. Bebe mais, mas é um motor com genica e acho que vais gostar.

esqueci-me realmente do fiesta. é um motor bom, vindo da geração anterior, mas já tem mais de 20 anos. o motor do 206 idem, mas pronto. [:D] bebe um bocado mais que os outros, mas tem muita genica e comporta-se quase sempre bem. já fiz uma viagem com um de 2000 ou por aí há uns 4 anos em AE durante uns 100kms e aquilo portou-se bem, chegando mesmo aos 140. se tivese aparecido um desses se calhar nem pensava muito quando andei a ver carros.

quanto ao 156 e 147, tens que mudar as velas e são cerca de 120€. mas como tu fazes 5kms por ano, não é por aí... de resto alguns problemazitos a nível de suspensões e coisas periféricas.

o polo tinha o motor 1.2, é um motor robusto, mas em cidade esquece, manda-se quase sempre para os 10lt, especialmente pelas jantes de 16' e alguns com 17'. não compensa minimamente...

Então vamos ver se começo a tirar algumas conclusões para ver se me decido.
Excluindo então o Polo, as opções neste momento são:

Fiat Stilo 1.2 - 2003 - 215 mil km- €2.300
Peugeot 206 1.4 - 2004 - 85 mil km - €3.250
Ford Fiesta 1.25 - 2006 - 170 mil km - €3.000
Renault Clio III 1.2 - 2006 - 165 ou 200 mil km - €3.500

os clios são um bom negócio, mas geralmente mais caros
Penso que consigo negociar um dos Clios para os €3.500

esqueci-me realmente do fiesta. é um motor bom, vindo da geração anterior, mas já tem mais de 20 anos. o motor do 206 idem, mas pronto....se tivese aparecido um desses se calhar nem pensava muito quando andei a ver carros.
"um desses", qual?

Desse último lote eu preferia o Fiesta. Bebe mais, mas é um motor com genica e acho que vais gostar.

Considerando as 4 opções acima, qual escolhiam e se acham que o preço está adequado.

Obrigado.

Das opções que mostras, no papel o 206 parece o melhor, mas depois ao ver o anúncio em detalhe já não fico tão convencido.
Aumenta mais de 1000€ em venda a particular, tem ali umas mossas esquisitas e o interior algo maltratado para um carro que dizem ter 80mil kms. Não estou aqui a denunciar nenhuma aldrabice, é apenas uma série de coisas que me deixariam de pé atrás.
Assim sendo, a minha preferência iria para o Fiesta. Não me parece que o Stilo 1.2 seja boa aposta, mas tu é que sabes aquilo para o que pretendes o carro e a forma como o vais utilizar.

De resto, mesmo já tendo entendido que te queres limitar a procurar aí pela zona, não achas que poderia compensar fazer uns kms para tentar ver alguma coisa diferente, que provavelmente saíria mais barato e compensaria a viagem?

https://www.standvirtual.com/anuncio/fiat-stilo-1-4-16v-actual-ID8K2SL2.html#4b7677cfe6
https://www.standvirtual.com/anuncio/fiat-stilo-1-4-16v-sport-ID8K6py4.html#3146a9b6be
https://www.standvirtual.com/anuncio/mercedes-benz-a-140-avantgarde-ID8JJihn.html#89614b0585
https://www.standvirtual.com/anuncio/nissan-almera-1-5-16v-65370kms-ID8K3Mph.html#435bbd9d37
https://www.standvirtual.com/anuncio/audi-a3-1-6-ID8JQKNw.html#435bbd9d37
https://www.standvirtual.com/anuncio/audi-a3-1-6-attraction-ID8Jv5lP.html#9653c651ea
https://www.standvirtual.com/anuncio/peugeot-307-1-6-16v-xs-ID8JPzN8.html#3146a9b6be
https://www.standvirtual.com/anuncio/renault-laguna-1-6-expression-ID8Jz8Oc.html#3146a9b6be
https://www.standvirtual.com/anuncio/renault-mgane-1-4-16v-dynamique-ID8K0Q9S.html#3146a9b6be
https://www.standvirtual.com/anuncio/skoda-octavia-1-6i-elegance-ID8JJJUG.html#3146a9b6be

Tens aí Stilos diferentes, A3... Até este Octavia do fim da lista, que parece estar em bom estado e a bom preço.
É só a minha sugestão [;)]

Assim sendo, a minha preferência iria para o Fiesta. Não me parece que o Stilo 1.2 seja boa aposta, mas tu é que sabes aquilo para o que pretendes o carro e a forma como o vais utilizar.
Apesar de gostar mais da estética do Stilo, o Fiesta parece-me melhor negócio por ter menos km e ser um pouco mais recente.
Como referi no inicio do tópico, o carro não é para andar todos os dias pois temos um familiar a diesel. E quando andar vai fazer poucos km em cidade ou estradas secundárias. No geral um carro chega aqui em casa mas há aqueles dias em que dá jeito outro pois quando um sai o outro fica a pé. :) Não queria gastar muito mas também não queremos um carro em fase terminal. :)

Das opções que colocaste, também não está nada assim muito mais barato. Ir fazer kms para ver um carro, perder tempo e dinheiro e depois ficar decepcionado, não sei...
O Stilo 1.4 de 5 portas já tinha visto o anúncio mas não me cativou pois perdeu o estilo desportivo apelativo do 3 portas. Entre esse e o Fiesta, teria de ver ao vivo.

Dos outros que são mais para a zona de Lisboa:
O Stilo 1.3 2 portas tem uns riscos no para-choques e parece que o preço é fixo.
O primeiro A3 da lista, já tinha visto à umas semanas mas depois como o anuncio ficou inactivo, pensei que já estava vendido. Tenho também a ideia que o preço estava mais baixo. Acho caro €3.750 por um carro de 2002.
Como prefiro um hatchback, seriam essas as hipóteses.

Acho que cada vez tenho mais dúvidas! :confused:

Apesar de gostar mais da estética do Stilo, o Fiesta parece-me melhor negócio por ter menos km e ser um pouco mais recente.
Como referi no inicio do tópico, o carro não é para andar todos os dias pois temos um familiar a diesel. E quando andar vai fazer poucos km em cidade ou estradas secundárias. No geral um carro chega aqui em casa mas há aqueles dias em que dá jeito outro pois quando um sai o outro fica a pé. :) Não queria gastar muito mas também não queremos um carro em fase terminal. :)

Das opções que colocaste, também não está nada assim muito mais barato. Ir fazer kms para ver um carro, perder tempo e dinheiro e depois ficar decepcionado, não sei...
O Stilo 1.4 de 5 portas já tinha visto o anúncio mas não me cativou pois perdeu o estilo desportivo apelativo do 3 portas. Entre esse e o Fiesta, teria de ver ao vivo.

Dos outros que são mais para a zona de Lisboa:
O Stilo 1.3 2 portas tem uns riscos no para-choques e parece que o preço é fixo.
O primeiro A3 da lista, já tinha visto à umas semanas mas depois como o anuncio ficou inactivo, pensei que já estava vendido. Tenho também a ideia que o preço estava mais baixo. Acho caro €3.750 por um carro de 2002.
Como prefiro um hatchback, seriam essas as hipóteses.

Acho que cada vez tenho mais dúvidas! :confused:

Podem não ser muito mais baratos, mas como vês, a escolha é muito maior...

De qualquer maneira, esse Fiesta parece estar porreiro e a preço justo, experimenta e logo verás. O mesmo para o Stilo que te chamou a atenção... Só mesmo o 206, pelos motivos que enumerei, é que riscaria. O Clio costuma estar sobrevalorizado, como também viste, e com esse 1.2 não é nada de especial. Contudo, até conheço um de perto que faz bastante AE e o dono não se queixa (embora não sejam viagens muito longas).

Actualização:
Entretanto fui experimentar o Fiesta e fui uma desilusão. Está a precisar de uma revisão completa, o carro soluçava, pneus gastos, volante completamente descascado, pára-choques a abanar, entre outros defeitos estéticos. Está excluído.
Aproveitei e fui ver outro Fiesta 1.25 por 3.500€ de um particular na zona e como tem cerca de 60 mil km está bem melhor. Um relantim bem mais silencioso foi logo a grande diferença que notei. Deve estar a precisar de uma revisão de óleo e filtros entretanto e pintar um pára-choques. De resto só deu para dar uma voltinha no parque de estacionamento pois não tinha seguro, mas pareceu-me ok. É um carro realmente muito simples.

Ainda não consegui ir ver o Clio 1.2 por falta de disponibilidade do vendedor.

Entretanto vi um anúncio de um Clio 1.5 dci 85cv mas já conta com uns simpáticos 330 mil km:
https://www.olx.pt/anuncio/renault-clio-1-5-dci-85cv-dynamic-luxe-full-extras-IDB3adg.html
O vendedor diz que está a precisar de discos à frente e que tem um bater/folga na direcção. Apesar de dizer no anúncio que o valor é fixo, é negociável pois duvido que alguém dê esse valor.
Acham que vale a pena fazer uma proposta? Qual seria o valor justo?

Actualização:
Entretanto fui experimentar o Fiesta e fui uma desilusão. Está a precisar de uma revisão completa, o carro soluçava, pneus gastos, volante completamente descascado, pára-choques a abanar, entre outros defeitos estéticos. Está excluído.
Aproveitei e fui ver outro Fiesta 1.25 por 3.500€ de um particular na zona e como tem cerca de 60 mil km está bem melhor. Um relantim bem mais silencioso foi logo a grande diferença que notei. Deve estar a precisar de uma revisão de óleo e filtros entretanto e pintar um pára-choques. De resto só deu para dar uma voltinha no parque de estacionamento pois não tinha seguro, mas pareceu-me ok. É um carro realmente muito simples.

Ainda não consegui ir ver o Clio 1.2 por falta de disponibilidade do vendedor.

Entretanto vi um anúncio de um Clio 1.5 dci 85cv mas já conta com uns simpáticos 330 mil km:
https://www.olx.pt/anuncio/renault-clio-1-5-dci-85cv-dynamic-luxe-full-extras-IDB3adg.html
O vendedor diz que está a precisar de discos à frente e que tem um bater/folga na direcção. Apesar de dizer no anúncio que o valor é fixo, é negociável pois duvido que alguém dê esse valor.
Acham que vale a pena fazer uma proposta? Qual seria o valor justo?

O Clio com essa quilometragem e os problemas que o próprio admitiu, por 2500€ já era muito bem vendido.

esqueci-me realmente do fiesta. é um motor bom, vindo da geração anterior, mas já tem mais de 20 anos. o motor do 206 idem, mas pronto. [:D] bebe um bocado mais que os outros, mas tem muita genica e comporta-se quase sempre bem. já fiz uma viagem com um de 2000 ou por aí há uns 4 anos em AE durante uns 100kms e aquilo portou-se bem, chegando mesmo aos 140. se tivese aparecido um desses se calhar nem pensava muito quando andei a ver carros.

quanto ao 156 e 147, tens que mudar as velas e são cerca de 120€. mas como tu fazes 5kms por ano, não é por aí... de resto alguns problemazitos a nível de suspensões e coisas periféricas.

o polo tinha o motor 1.2, é um motor robusto, mas em cidade esquece, manda-se quase sempre para os 10lt, especialmente pelas jantes de 16' e alguns com 17'. não compensa minimamente...

O Fiesta é um carro muito simpático de conduzir e com 75 cv vigorosos.

Quanto a consumos para alguém que preve fazer entre 1500/3000 km gastar mais um bocado ou menos acaba por ser irrelevante, convém comprar é algo que não precise de muita manutenção.

Voltar
Superior