Ajuda R25 vs VWPolo vs Honda

Boas.

Finalmente vou trocar o comercial da Maria pois como a familia cresceu preciso de 2 carros de 5 lugares.

Como ela faz à volta de 6000 km /ano e como o preço dos carros diesel estão pela hora da morte, estamos inclinados para comprar um carro a gasolina. A ideia é comprar usado, pelo que após alguma pesquisa tendo em consideraçãoo orçamento tenho as seguintes hipóteses:

Rover 25 1.1 de 75cv
Rover 25 1.4 de 103 cv
VW Polo 1.2 de 65 cv
Honda Jazz 1.2 de 78cv
Honda Civic 1.4 de 90cv.

Gostava de saber a vossa opinião sobre os modelos(vantagens, desvantagens, consumos) que estao acima ou sobre outras alternativas que achem válidas.

Ela está mais incllinada para o Rover...

Então deixa-a estar porque está bem inclinada, embora esses 2 Hondas também sejam muito boas escolhas.

O 1.100 de 75cv é fraquito de motor... se julgas que o 1.4 gasta muito mais (para o mesmo tipo de andamento), talvez te enganes. [;)]

Desses ia claramente para o Jazz, motor fiável e económico, é claramente o que tem maior espaço de habitáculo e de mala! é bastante versátil e confortável!

Defeitos principais, algo sensível a ventos fortes em auto-estrada, mas cumpre bem para o que foi concebido![;)]

Boas.

Finalmente vou trocar o comercial da Maria pois como a familia cresceu preciso de 2 carros de 5 lugares.

Como ela faz à volta de 6000 km /ano e como o preço dos carros diesel estão pela hora da morte, estamos inclinados para comprar um carro a gasolina. A ideia é comprar usado, pelo que após alguma pesquisa tendo em consideraçãoo orçamento tenho as seguintes hipóteses:

Rover 25 1.1 de 75cv
Rover 25 1.4 de 103 cv
VW Polo 1.2 de 65 cv
Honda Jazz 1.2 de 78cv
Honda Civic 1.4 de 90cv.

Gostava de saber a vossa opinião sobre os modelos(vantagens, desvantagens, consumos) que estao acima ou sobre outras alternativas que achem válidas.

Olha o rover 1.4 não te gasta menos de 10 em cidade (o meu não gastava) e é apertado atras. a mala não é lá aquelas coisas...
por comparação o meu Jazz 1.2 gasta 6 é muito, mas mesmo muito mais espaçoso, muito mais pratico (para teres uma ideia a bicleta da minha filha com 9 anos cabe na mala sem desmontar ...) e anda praticamente o mesmo que o Rover... sem falar na qualidade de construção, problemas de assistência

...

de todos os que apontaste o Jazz é a minha escolha...

cpts

Jazz

Vantagens:

- Melhor mala do segmento
- Excelente habitabilidade e modularidade
- Excelentes consumos. Por isso é que a Honda não lança o Diesel.
- Excelente citadino. Estaciona-se com muita facilidade.
- Bom valor de retoma.
- Boa fiabilidade.
- Manutenção barata.
- Os belgas chamam à Honda a BMW japonesa.

Desvantagens:

- Antena estilo cana de pesca
- Visibilidade 3/4 para a frente
- Desconfortável a partir de 500km seguidos
- Volante desconfortável a partir de 300km seguidos
- Chave com telecomando separado (pré-restyling)
- Porta-luvas só fecha com força.

Jazz

Vantagens:

- Melhor mala do segmento
- Excelente habitabilidade e modularidade
- Excelentes consumos. Por isso é que a Honda não lança o Diesel.
- Excelente citadino. Estaciona-se com muita facilidade.
- Bom valor de retoma.
- Boa fiabilidade.
- Manutenção barata.
- Os belgas chamam à Honda a BMW japonesa.

Desvantagens:

- Antena estilo cana de pesca
- Visibilidade 3/4 para a frente
- Desconfortável a partir de 500km seguidos
- Volante desconfortável a partir de 300km seguidos
- Chave com telecomando separado (pré-restyling)
- Porta-luvas só fecha com força.

Estas nunca tinha dado por elas :confused:
a dos 500 Km seguidos é discutivel... no DB do Jazz temos um forista que fez 6.000 com um no verão e não se queixou muito :)
eu pessoalmente o máximo que fiz foi Lisboa-Chaves e a unica queixa é mais das nossas AE do que do carro, mas que torna indispensável comandos do radio no volante :(

cpts

Last edited:
Uma semana após ter recebido o carro fui reclamar ao stand e pude verificar noutro novo que lá estava que era igual. Se não fechares com força abre-se ao passar uma lomba ou assim.

Estas nunca tinha dado por elas :confused:
a dos 500 Km seguidos é discutivel... no DB do Jazz temos um forista que fez 6.000 com um no verão e não se queixou muito :)
eu pessoalmente o máximo que fiz foi Lisboa-Chaves e a unica queixa é mais das nossas AE do que do carro, mas que torna indispensável comandos do radio no volante :(

cpts

Eu já fiz Bélgica - Portugal - Bélgica, sozinho, carregadinho até ao tecto, com um consumo de 5.9 e senti que a textura do volante incomodava ao fim de uns 300km.

Uma opinião: não te metas no Rover 25: acabamentos muito fracos, comportamento falso . Se te inclinares para a Rover vai para o 414/45, é um carro muito superior, quer em termos de comportamento/suspensões quer em termos de montagem/acabamentos. O motor 1.4 da Rover, não é muito aconselhável para cidade, pois é um pouco guloso nesse percurso, e o seu ponto fraco é o sistema de refrigeração. Se for carro para fazer estrada e auto-estrada é bastante bom, muito redondo e faz um consumo moderado. O motor 1.1 é fraco em baixas ratações, e recupera em altas. Os consumos são altos em auto-estrada.
Se fizeres muita cidade o Jazz é a melhor escolha, além de ter um malão e ser espaçoso É um pouco desconfortável nos bancos traseiros.
O Polo é um carro bem construído e espaçoso, mas os pneus largos e o motor 1.2, ,implicam consumos de 8l em cidade e performances lentas. No entanto a caixa curta minimiza a sensação de lentidão nas performances.
Em relação ao Civic,não me posso pronunciar, pois não tenho experiência própria, além das várias gerações serem bastante distintas.

Last edited:
Uma semana após ter recebido o carro fui reclamar ao stand e pude verificar noutro novo que lá estava que era igual. Se não fechares com força abre-se ao passar uma lomba ou assim.

Eu já fiz Bélgica - Portugal - Bélgica, sozinho, carregadinho até ao tecto, com um consumo de 5.9 e senti que a textura do volante incomodava ao fim de uns 300km.

o porta luvas do meu tambem fecha perfeitamente, quanto aos muitos km's seguidos acho que o meu que já vai com 80 000 km's nunca fez mais de 80 km's seguidos:rolleyes:

Rover 25 1.4 103cv ou Honda Civic 1.4 90cv, parecem-me os melhores.

Eu não me metia nem no 25 1.1 75cv nem no Polo 1.2 65cv.
O 25 1.1 só mostra os 75cv em altas rotações, em termos de consumos é pior que o 1.4 e torna-se bem mais ruidoso e desagradável de utilizar. O Polo 1.2 bom... é lento a qualquer rotação[:D] mas tem melhores consumos que o 25 1.1. De qualquer forma foge desses 2.

O Jazz é um bom carro, com todas as virtudes que já referiram.

Quando vi R25, pensei que fosse o Renault 25 [:)]

Agora a sério, o Honda Civic se for o modelo anterior ao actual, é um carro muito jeitoso. Gasta pouco nas voltinhas, tem um motor minimamente performante e a meu ver tem uma estética que nunca enjoa. :)

Por acaso também pensei no Renault 25! [:D]

Grande carro. :)

Mas desses todos, ia para o Jazz, tem muitas qualidades. [;)]

Um abraço, by Filas

Bem, tou farto de ler barbaridades aqui...
mas pronto aqui vai a minha opinião.

O jazz é que é grande para o segmento dele, n o rover pequeno. É maior que o meu clio III o rover. Seja mala ou espaço atrás.
O Rover não é apertado e tem a mala com praticamente 300litros...

O jazz anda tanto como o rover ?? Esta então é genial... A minha namorada tem um jazz e eu tinha um 214 é que nem comparação possível...mas nem perto... senão o jazz tb anda tanto como o dci de 105 pq o meu rover anda tanto como este.

Comportamento falso ?? O rover era referência no seu segmento a curvar...

Agora a conclusão..

lolol

Eu escolhia o jazz....[:D] mais económico, maior, mais familiar...

Back