Ajuda: recuperar carro em meu nome (sem roubo)

lss911

Well-known member
Caros amigos, vejo-me a braços com um problema grande.

Há uns 5 meses efectuei acordo com uma pessoa supostamente de confiança em que esta ficaria com o meu Smart e mensalmente pagar-me-ia 250€, o valor da prestação mensal ao banco.
Acontece que todos os meses tem sido um problemão fazer a cobrança e até houve um momento em que se atrasou 3 meses!
Entretanto estamos em Setembro e continuo a aguardar o pagamento mais uma vez...

Pretendo recuperar o carro que está registado em meu nome, bem como o empréstimo ao banco: não houve assinatura de nenhum acordo por escrito e também não houve alteração de propriedade!

Como posso recuperar o carro? Apreensão administrativa de veículo?

Na verdade legalmente trata-se de um simples empréstimo, a parte do acordo de pagamento não está documentada...por isso acaba por ser uma situação do género: emprestei o carro e o homem não me devolve!

Muito obrigado a todos!!

Cumprimentos!

Há uns 5 meses efectuei acordo com uma pessoa supostamente de confiança em que esta ficaria com o meu Smart e mensalmente pagar-me-ia 250€, o valor da prestação mensal ao banco.
Acontece que todos os meses tem sido um problemão fazer a cobrança e até houve um momento em que se atrasou 3 meses!
Entretanto estamos em Setembro e continuo a aguardar o pagamento mais uma vez...

Pretendo recuperar o carro que está registado em meu nome, bem como o empréstimo ao banco: não houve assinatura de nenhum acordo por escrito e também não houve alteração de propriedade!

Na verdade legalmente trata-se de um simples empréstimo, a parte do acordo de pagamento não está documentada...por isso acaba por ser uma situação do género: emprestei o carro e o homem não me devolve!

Muito obrigado a todos!!

Cumprimentos!

Mandas apreender o carro. Tens os docs todos contigo e fazes a queixa. Avisa é primeiro o prevaricador...

Eh pá...foste na base da confiança e agora ficaste agarrado...mas (e perdoa-me esta observação), sentes-te confortável em que alguém ande com um carro que está em teu nome e que pode ter um acidente, matar alguém, ser multado, e tu é que pagas tudo? eu não aceitava!

A sugestão que dou é fazer um ultimato à pessoa: ou paga, ou devolve o carro. Se não devolver, tens que entrar pela parte chata que é participar um "roubo"...ou então recorres aos tipos das cobranças difíceis, que em minutos devem ficar com a chave e o carro nas mãos:)

Cumps e boa sorte com essa chatice

Tens tudo a jogar a teu favor: Nao houve alteração de proprietário, não há qq acordo que indicie uma venda, NADA. Se quiseres agir na boa fé, podes sempre fazer um novo acordo com ele, devolves-lhe o que ele já te pagou...ou metade, e recuperas o carro.

Se quiseres ser mais drástico...epah, passa numa esquadra e apresenta queixa de roubo [;)]

Eh pá...foste na base da confiança e agora ficaste agarrado...mas (e perdoa-me esta observação), sentes-te confortável em que alguém ande com um carro que está em teu nome e que pode ter um acidente, matar alguém, ser multado, e tu é que pagas tudo? eu não aceitava!

A sugestão que dou é fazer um ultimato à pessoa: ou paga, ou devolve o carro. Se não devolver, tens que entrar pela parte chata que é participar um "roubo"...ou então recorres aos tipos das cobranças difíceis, que em minutos devem ficar com a chave e o carro nas mãos:)

Cumps e boa sorte com essa chatice

Esta é a parte mais preocupante de toda esta situação.

Ainda há alguns meses um amigo meu queria comprar um carro que estava a vender...e por uma questão de amizade e confiança "reservei" o carro, e só quando existiram as condições para o negócio ser feito é que entreguei o carro.

Isto foi com um amigo de longa data, com alguém que não conheça ou mesmo com um conhecido, nunca faria o que fizeste, e isto sem contar com a questão monetária.

De momento acho que deves mesmo recuperar o carro da forma mais legal possível. Dirige-te a uma esquadra de polícia e pede aconselhamento.

Caro, telefonas e dás um ultimato ( grava a conversa).

Se ele não fizer, não aconselho a ir à esquadra. Se declarares furto (não roubo, roubo implica coerção fisica ou mesmo violência) vais ter de ocultar a verdadeira história na esquadra, contudo furto é crime, e caso ele seja agarrado, vai a tribunal. e é o MINISTÉRIO Público que acusa.... Se fores notificado para ir a tribunal tens que contar a verdade, para não seres desfeitiado pela historia dele, visto ele ter feito as transferências ou pagamentos, e ainda podes ser tu a ter que indeminizar o HOMEM, e responder perante a justiça, i.e. por falsas declarações à Policia, podes incorrer num crime,e ele depois de ilibado, pode fazer queixa crime por difamação, ainda tens de ser tu a pagar...

Portanto gasta uns trocos e vai às empresas de cobranças dificeis, leva os documentos e chaves, e eles recuperam-te o carro... sem espinhas.... devolves o dinheiro que já te pagaram ao gajo, e vendes o carro noutro sitio...

Estas coisas tem que se fazer com cabeça e não com o coração....

Um contrato VERBAL, se se provarem algumas coisas tem validade... cuidado... se ele provar os pagamentos pode ser complicado...

Last edited:
Caro, chama-lhe o que quiseres mas se levou e não pagou, então é roubo.

Tens morada e contactos dele?

Nota: PDCouto - aprenda direito penal antes de dar opiniões, e influencias a pessoas com reais problemas...

1- Nem furto é, ele já pagou algumas prestações, e se provar em tribunal as transferências sempre do mesmo valor, pode ser que dê para o torto.

2 - Acusar uma pessoas de um crime, com declarações falsas, é crime ( se o Iss911, for à policia, e contar a verdade duvido que eles aceitem tal queixa de furto).

3 - Existe um contrato verbal, onde já HOUVE PAGAMENTOS, atrasados ou não, a parte credora, o Iss911, aceitou receber atrasado, agora o deixar de pagar é incumprimento. Como num banco qualquer crédito automóvel a proprieade é do banco, aqui a mesma coisa, eles podem executar uma divida, através do bem hipotecado, aqui tb... mas não sei o suficiente para opinar sobre especificidades... e como proceder

O que acho é que simplificar estas coisas normalmente dá para o torto...
Se aconselharem o iss911 a fazer as coisas sem se aconselhar, pode ser que quem se lixe é ele...

Portanto conselho... pergunta a quem sabe, alguém de direito, ou mesmo nas empresas de cobranças dificeis....

Fico parvo com o q leio por este forum!!!!!!!!!!![8b] Nunca tal ouvi um "negocio" desses!!!!! O amigo por acaso pode explicar como raio isso funciona? É essa pessoa q paga tamb o seguro, DUC e revisoes ou é voce? Sabe em q condiçoes o carro é usado e tratado? Epá preferia ter o carro parado numa garagem[;)] :sh)

Pois realmente tenho aqui um grande problema e agradeço a todos pelas respostas!

Entretanto foi sugerido aqui que devolvesse o dinheiro! Todo? e os meses de usufruto que ele teve?

Como funciona e em que casos pode ser utilizada a apreensão administrativa de veículo?

Muito obrigado

entregastes-lhe a declaraçao de venda?
se nao o fizestes (pois o aconcelhavel é entregar-se nopagamento da ultima "prestaçao") aconcelho-te a perder amor a 2.50 euros e ires a uma conservatoria de reg. auto. e solicitares a apreensao do veiculo.
é simples, rapido e eficaz.

PDC, nem furto nem roubo.[;)]

Dos crimes contra a propriedade
Artigo 203.º
Furto
1 — Quem, com ilegítima intenção de apropriação para si ou para outra pessoa, subtrair coisa móvel alheia, é
punido com pena de prisão até três anos ou com pena de multa.
2 — A tentativa é punível.
3 — O procedimento criminal depende de queixa.

Artigo 210.º
Roubo
1 — Quem, com ilegítima intenção de apropriação para si ou para outra pessoa, subtrair, ou constranger a que
lhe seja entregue, coisa móvel alheia, por meio de violência contra uma pessoa, de ameaça com perigo iminente
para a vida ou para a integridade física, ou pondo-a na impossibilidade de resistir
, é punido com pena de prisão
de um a oito anos.
2 — A pena é a de prisão de três a quinze anos se:
a) Qualquer dos agentes produzir perigo para a vida da vítima ou lhe infligir, pelo menos por negligência, ofensa
à integridade física grave; ou
b) Se verificarem, singular ou cumulativamente, quaisquer requisitos referidos nos n.os 1 e 2 do artigo 204.º,
sendo correspondentemente aplicável o disposto no n.º 4 do mesmo artigo.
3 — Se do facto resultar a morte de outra pessoa, o agente é punido com pena de prisão de oito a dezasseis anos.

entregastes-lhe a declaraçao de venda?
se nao o fizestes (pois o aconcelhavel é entregar-se nopagamento da ultima "prestaçao") aconcelho-te a perder amor a 2.50 euros e ires a uma conservatoria de reg. auto. e solicitares a apreensao do veiculo.
é simples, rapido e eficaz.

E com esse pedido de apreensão, qual vai ser o resultado imediato?[;)]

Muito obrigado a todos!!

Cumprimentos!

Não sei até que ponto não poderás entrar por aqui:

Artigo 205.º
Abuso de confiança
1 — Quem ilegitimamente se apropriar de coisa móvel que lhe tenha sido entregue por título não translativo da
propriedade
é punido com pena de prisão até três anos ou com pena de multa.
3 — O procedimento criminal depende de queixa.
4 — Se a coisa referida no n.º 1 for:
a) De valor elevado, o agente é punido com pena de prisão até cinco anos ou com pena de multa até 600 dias;
b) De valor consideravelmente elevado, o agente é punido com pena de prisão de um a oito anos.
5 — Se o agente tiver recebido a coisa em depósito imposto por lei em razão de ofício, emprego ou profissão, ou
na qualidade de tutor, curador ou depositário judicial, é punido com pena de prisão de um a oito anos.

ou por aqui:

Artigo 208.º
Furto de uso de veículo
1 — Quem utilizar automóvel ou outro veículo motorizado, aeronave, barco ou bicicleta, sem autorização de
quem de direito
, é punido com pena de prisão até dois anos ou com pena de multa até 240 dias, se pena mais
grave lhe não couber por força de outra disposição legal.
3 — O procedimento criminal depende de queixa ou, nos casos previstos no artigo 207.º, de acusação particular.

Isto sou só eu a opinar, sem grande conhecimento técnico.:sh)[:D]

Se tiveres hipotese de recorrer a um advogado, melhor que ninguém te poderá explicar as vias legais a que podes recorrer.[;)]

Fico parvo com o q leio por este forum!!!!!!!!!!![8b] Nunca tal ouvi um "negocio" desses!!!!! O amigo por acaso pode explicar como raio isso funciona? É essa pessoa q paga tamb o seguro, DUC e revisoes ou é voce? Sabe em q condiçoes o carro é usado e tratado? Epá preferia ter o carro parado numa garagem[;)] :sh)

Hã muitos negócios destes que nem imaginas.

Quando estava vendedor de uma moto que tive, um familiar soube e resolveu prontamente ficar com ela, o problema era a ideia que ele tinha do negócio, ele não tinha o dinheiro e não queria fazer crédito, então só lá mais para o final do "negócio" e já a moto estava a entrar na garagem dele, é que me disse que me pagava x por mês (+- o valor do autor do tópico), até perfazer o total (sem juros, sem nada, lool), fiquei chateado (em parte por ter me avisado á útima da intenção dele, com jeitinho, ficava acordado) e dei meia volta com a moto e fui para casa.

Entre familiares e amigos é muito comum existir este tipo de "contractos".

Hã muitos negócios destes que nem imaginas.

...

Entre familiares e amigos é muito comum existir este tipo de "contractos".

É verdade, é verdade.[;)]

Neste tipo de coisas dou muito valor ao ditado que toda a gente conhece: "Amigos, amigos, negócios à parte."

É verdade, é verdade.[;)]

Neste tipo de coisas dou muito valor ao ditado que toda a gente conhece: "Amigos, amigos, negócios à parte."

A experiência de vida ensinou-me que, mais vale perder um amigo por não lhe ter emprestado dinheiro, do que perder o amigo por não me pagar e ficar também sem o dinheiro.

Só aos avós, pais e filhos e mesmo assim.

A experiência de vida ensinou-me que, mais vale perder um amigo por não lhe ter emprestado dinheiro, do que perder o amigo por não me pagar e ficar também sem o dinheiro.

Só aos avós, pais e filhos e mesmo assim.

Tem tanto de verdade o que acabas de escrever!

Para o autor do tópico, conheço um caso parecido e chegaram a um acordo entre eles em que o segundo acabou por dar outro bem à troca e ficou com o automóvel!

É muito simples: se tiveres chave, vais buscar o carro e ponto final.

Senão, liga para a PSP e manda apreender. Pagas o reboque mas ficas com o problema resolvido.

Um forum de automoveis não é nem de longe o local apropriado para tirares este tipo de duvidas.

Arranja um advogado, ou vai à policia.

Tudo o que te digam aqui vale zero. Vai la participar de roubo o carro e ainda te lixas. Não te fies nestas almas iluminadas, é um assunto bastante sério, vai perguntar a quem saiba de facto alguma coisa sobre o assunto.

Abraço e boa sorte.

Um forum de automoveis não é nem de longe o local apropriado para tirares este tipo de duvidas.

Arranja um advogado, ou vai à policia.

Tudo o que te digam aqui vale zero. Vai la participar de roubo o carro e ainda te lixas. Não te fies nestas almas iluminadas, é um assunto bastante sério, vai perguntar a quem saiba de facto alguma coisa sobre o assunto.

Abraço e boa sorte.

Nem mais!

Como já tinha dito atrás, desloca-te a uma esquadra (se não tiveres um advogado) e pede aconselhamento.

Muitos dizem que fazem isto ou aquilo, mas nem sempre é assim quando a situação bate à sua porta... e muito facilmente uma decisão apressada torna o "ladrão" em vítima...

Back