Ajuda - Termoacumulador inteligente EDP

Evolution6

New member
A minha casa quase ardeu hoje depois da dispensa onde estava instalado o esquentador ter pegado fogo devido ao dito continuar a arder descontrolado mesmo após desligar a água quente....
Depois de roupas e máquinas queimadas e algumas queimaduras na pele, estou a ponderar seriamente mudar o método de aquecimento das águas de casa.
O esquentador já andava com problemas pois estava a gastar cerca de 3 garrafas de gás por mês (69€) pedi intervenção técnica do instalador, mas esqueceu-se de aparecer.
Fiquei com muito medo do gás depois deste episódio, após muita pesquisa deparei-me com os Termoacumuladores inteligentes propostos no site da EDP que após a simulação garantem uma boa poupança no final do mês.
Para uma casa com 4 pessoas acham uma boa opção?
Não levarei uma ripada na conta da eletricidade?
Se por cá alguem já aderiu a esta solução, agradecia que partilhasse.

Bem isso é que foi azar, ainda bem que não foi pior.

Se era botijas de gás, um termoacumulador eléctrico nunca vai gastar mais, vai de certeza gastar menos, especialmente se tiveres tarifa bi-horária e aqueceres a água de noite.
Ainda por cima se é para manteres o ponto de aquecimento na despensa, então mais vale mesmo ser um termoacumulador, porque um equipamento a gás num sitio tão fechado nunca é boa ideia.

Bem isso é que foi azar, ainda bem que não foi pior.

Se era botijas de gás, um termoacumulador eléctrico nunca vai gastar mais, vai de certeza gastar menos, especialmente se tiveres tarifa bi-horária e aqueceres a água de noite.
Ainda por cima se é para manteres o ponto de aquecimento na despensa, então mais vale mesmo ser um termoacumulador, porque um equipamento a gás num sitio tão fechado nunca é boa ideia.

A dispensa é grande e o equipamento até estava bem ventilado, o problema é que começou a arder descontrolado e uma das grelhas do respiro era plástica e após começar a arder espalhou-se pelo resto da divisão.
(com a agravante de ter sido reparado e supostamente revisto á cerca de 2/3 meses :sh))

Sim. Eu tenho também medo e respeito. Eu desligo sempre o gás do redutor e até abro a janela. É que nem tenho tubo.

Eu tenho um termoacumulador normal de 50 lts para um T2 a minha conta de electricidade (fora inverno) é cerca 60€ no total. Somos 3 eu a maria e o miúdo sendo que eu tomo banho todos os dias no trabalho raramente tomo em casa em dias úteis de trabalho.

Para 4 pessoas tem de ser um termo de 100 lts e claro que a conta será mais um bocado superior.

A dispensa é grande e o equipamento até estava bem ventilado, o problema é que começou a arder descontrolado e uma das grelhas do respiro era plástica e após começar a arder espalhou-se pelo resto da divisão.
(com a agravante de ter sido reparado e supostamente revisto á cerca de 2/3 meses :sh))

Esse esquentador obviamente estava mal criminalmente e estupidamente instalado.

Na dispensa, sem ventilacao exterior e os gases de escape para uma grelha plastica? Nem sei como nao foi pior.

Last edited:
O meu Vulcano inteligente teve um incidente parecido. O esquentador tinha uns 14 anos de idade. O meu filho estava a tomar banho e eu estava perto do esquentador, na cozinha. Reparei, por sorte, que o esquentador não desligou depois de ele fechar a torneira. Ou seja, ficou durante uns largos segundos a aquecer a mesma água. Fui a tempo, e com um cagaço descomunal, desliguei rapidamente o esquentador e abri a torneira da cozinha para fazer circular água no mesmo. A água saiu em vapor e a escaldar e completamente castanha. Estava tão quente que arrancou toda a porcaria dos canos e do esquentador... Mais uns segundo e aquilo tinha rebentado com a cozinha e comigo....
Mantive a opção por esquentador. Consumo cerca de 1 botija por mês, no Verão talvez um pouco menos.

Também há outra hipótese que é uma bomba de calor, fica mais caro o investimento, mas depois recupera-se na conta da electricidade.

Back