Ajuda trabalho - condutibilidade térmica ...

Domination

New member
Alguém já fez um trabalho acerca da condutibilidade térmica e do calor dos materiais?

Que exemplos usou?

Obrigado desde já

que keres saber ??tenta ser mais preciso....

eu trabalho na área de térmica de edificios....uso mto a condutibilidade térmica para saber até que ponto um edificio perde/ganha mto calor pelas paredes telhados vidros portas etc....

ve la se te posso ajudar

cps

O trabalho é um pouco subjectivo.. Deram-nos este tema e temos que arranjar um exemplo e criar uma montagem, relatorio.

Deram-nos o exemplo de uma sala com temperatura ambiente de 22º; Estão duas superficies diferentes, em que uma pareça mais fria e outra mais quente. Mas colocando um cubo de gelo numa e noutra, o gelo vai derreter primeiro na que parece que está mais fria. Pegando neste exemplo temos que arranjar outros. Tens ideias?

Obrigado

Para começo deves ter sempre presente que o fluxo de calor dá-se sempre da superficie mais quente para a mais fria, aliado a isso, quanto maior a condutibilidade térmica de um material maior a sua capacidade de dissipar calor.Esta capacidade termica depende nao só da condutibilidade térmica como também da area da superficie.Se o objectivo é perder calor, deves usar superficies com grande condutibilidade termica, finas, e de grande área de transferencia....é o caso dos intercooleres e radiadores dos automoveis feitos em aluminio normalmente pois é um excelente condutor térmico,por sua vez, se o objectivo é nao perder/ganhar calor,deves recorrer a materiais com baixa condutibilidade termica nomeadamente esferovite, lã de rocha ( material usado nas casas mas que penso que esteja proibido por fazer mta comichao e ser irritante)borracha tb é isolante.

comentando o exemplo que te deram, nao csgo perceber mto bem, so ha uma justificaçao para o gelo derreter na mais fria,as superficies serao de materiais diferentes,e a que está mais quente rapidamente deixa " fugir" o calor e como tal arrefece mais rapidamente, ao passo que a mais fria tem uma variaçao menor de temperatura ao longo do tempo ao ponto de se atingir uns instante temporaral em que a mais fria inicialmente acaba por estar a uma temperatura superior.

quanto a exemplos, fica complicado,suponho que estudes num curso de eng mas nao sei até que ponto tens conhecimentos ( em que ano estás) para poder sugerir algo...

cps

Desculpem estar-me a meter, especialmente porque é um assunto que nem percebo, mas parece-me que o exemplo, se refere a algo que parece, por mera observação. E aí o problema será dos olhos.
Acho que o gelo derrete na que "parece" mais fria, mas não é mais fria, ou seja, vamos supor que uma é vermelha e a outra azul. Mesmo sendo as duas do mesmo material, a azul parecerá mais fria que a vermelha.

Acrescento:

Claro que acho que o caso do exemplo não será referente a cores, será talvez por textura.

Exacto, a placa não está mais fria ou mais quente; É apenas a transferencia da energia. Vai parecer mais ou menos fria dependentemente do fluxo transferido

Back