ajuda trabalho faculdade

RICHARD

New member
surgiu uma questão num trabalho
necessito apoiar um prato rotativo sujeito a um esforço perpendicular de atá 3000 N.

usando o rolamento não resolve por causa do movimento não ser o mais correcto para o rolamento originando um desgaste anormal

estou a pensar apoiá-lo em esferas grandes, que rodam livremente num suporte

não encontro este sistema na net alguem conhece???

Não sei qual a velocidade requerida, ou o desgaste, ou outros factores.

Que tal um anel com rodinhas, como tens, possivelmente, debaixo do prato rotativo do microondas?

citação:Originalmente colocada por RICHARD

surgiu uma questão num trabalho
necessito apoiar um prato rotativo sujeito a um esforço perpendicular de atá 3000 N.

usando o rolamento não resolve por causa do movimento não ser o mais correcto para o rolamento originando um desgaste anormal

estou a pensar apoiá-lo em esferas grandes, que rodam livremente num suporte

não encontro este sistema na net alguem conhece???

Experimenta com rodinhas. Que tipo de prato é e para que serve, ou é um trabalho meramente académico?

ok
mas vou ser "cilindrado" na apresentação

o problema é que o movimento do disco vai criar um escorregamento entre os dois originando um desgaste elevado

Este rolamento é em plástico, mas vê lá se não arranjas um deste tipo que aguente os 3000N. Este deve dar:

thrustbb.jpg

http://www.euro-bearings.com/Plastic2.htm

no microondas não carregas com 3000N (300 kg) pois não

em baixas cargas as "rodinhas" resulta mas em cargas altas não

Se três ou quatro rodas não chegam, usa mais. Obviamente que isto tem constrangimentos, mas tb n explicaste lá grande coisa do problema. Consegues acomodar mais rodas por debaixo da plataforma, possivelmente em mais do que um anel?

Um conjunto de esferas de aço, por baixo, ao invés do anel com rodas (suponho que é esta a tua ideia inicial) acomodadas em calhas circulares acaba por ser, de facto, uma espécie de rolamento.

Nota: n tenho experiência nenhuma de construções mecânicas. Eu é mais electrões.

o prato tem no máximo 120 mm de diametro

é um projecto de uma máquina de desgaste pino-disco

é sujeita a elevadas cargas

E só estás a testá-la estaticamente??[:0] Mas vê lá se aquele tipo de rolamento te ajuda.

citação:Originalmente colocada por ClioII

A figura que o Luís Miguel colocaou exprime a minha ideia. Eventualmente com mais do que uma fileira de esferas.

Ele só procurou rolamentos radiais, quando também os há axiais.;) A tua ideia é o conceito base de um rolamento axial.[^]

citação:Originalmente colocada por Luís Miguel

citação:Originalmente colocada por ClioII

A figura que o Luís Miguel colocaou exprime a minha ideia. Eventualmente com mais do que uma fileira de esferas.

Ele só procurou rolamentos radiais, quando também os há axiais.;) A tua ideia é o conceito base de um rolamento axial.[^]

Obrigado pelo aplauso. Como n pesco nada de mecânica, isto é mais ou menos como ter descoberto a pólvora em 2007... ;)

RICHARD, o que queres dizer exactamente com "a esfera rodar livre"?

não o disco vai girar em contacto com um provete (4 a 10 mm) carregado com 300 kg

o que eu quero é um como se vê em baixo mas com uma esfera que rode livre. O meu objectivo é aprersentar um sistema um pouco diferente do normal, eu sei que é dificil
http://www.euro-bearings.com/crindex.htm

Olha lá, tu tens que constrangir o movimento da esfera! E com uma esfera, só consegues rodar em torno de um eixo, daí, com esferas, só haver rolamentos radiais ou axiais ou similares. Agora, para girar um prato apenas em torno do eixo, complicar um rolamento axial, que é uma peça barata e normalizada soa mais a exercício de Design que de Engenharia. Engª é simplicidade, economia e eficiência. Já agora, que disciplina é? Qual é o objectivo do trabalho?

Voltar
Superior