Ajuda Urgente Bitcrypt (Vírus?)

Boas.

Já formatei, mas mesmo mesmo antes de formatar vi que a particao D (recovery) tinha dois ficheiros bitcrypt que apaguei...como nao da para abir as pastas nao sei se ha mais...existe essa possibilidade?
Como faço para me certificar que fica tudo a 100%?
Não tenho o windows (original) em suporte fisico, so mesmo nessa partiçao...

Entretanto vou experimentar esses sofwares que recomendaram para ver se safo os meus discos externos ...

Por curiosidade dei uma olhadela na Apple Store HK ....nem tinha noção dos preços....fora de questão, definitivamente....

Last edited:
Boas.

Já formatei, mas mesmo mesmo antes de formatar vi que a particao D (recovery) tinha dois ficheiros bitcrypt que apaguei...como nao da para abir as pastas nao sei se ha mais...existe essa possibilidade?

Entretanto vou experimentar esses sofwares que recomendaram para ver se safo os meus discos externos ...

Por curiosidade dei uma olhadela na Apple Store HK ....nem tinha noção dos preços....fora de questão, definitivamente....

Como vai o scan com o malwarebytes?

Boas.

Não precisas de trocar de máquina para ter um SO mais robusto e menos vulnerável...

Boas.

Entende uma coisa, os ficheiros encriptados não dão para dar a volta com soluções de antivirus ou anti-malware, o que tu podes tentar já muita gente desesperada tentou, não há nada a fazer sem a chave para os desencriptar. Se já formataste o PC o virus foi ao ar, mas isso não influencia o facto dos ficheiros estarem encriptados. Não interessa a partição em que esteja o SO e os dados, basta o Windows ser infectado estando no C: e tudo o que estiver ligado no momento será também infectado independentemente da partição em que esteja, incluindo pastas de clouds (tipo dropbox).
Chegaste a tentar o restauro antes de formatares?

Muita gente com menos experiência em informática podia e deveria usar SO's alternativos evitaria este tipo de chatices.

Entende uma coisa, os ficheiros encriptados não dão para dar a volta com soluções de antivirus ou anti-malware, o que tu podes tentar já muita gente desesperada tentou, não há nada a fazer sem a chave para os desencriptar. Se já formataste o PC o virus foi ao ar, mas isso não influencia o facto dos ficheiros estarem encriptados. Não interessa a partição em que esteja o SO e os dados, basta o Windows ser infectado estando no C: e tudo o que estiver ligado no momento será também infectado independentemente da partição em que esteja, incluindo pastas de clouds (tipo dropbox).
Chegaste a tentar o restauro antes de formatares?

Muita gente com menos experiência em informática podia e deveria usar SO's alternativos evitaria este tipo de chatices.

Uma pergunta:

No portátil os ficheiros demoraram a ficar inacessíveis....abria uma pasta e alguns estavam, e passado uns minutos estavam todos....

Os dos discos externos ainda nao estao todos nem perto porque eu desliguei logo os mesmos.... e sao bastantes gigas ainda....

Alguma sugestao para tentar salvar alguma coisa desses discos? A partir do momento em que os ligar ao portátil ainda tenho algum tempo para parar esse processo, se houver maneira.....mesmo sabendo que os que foram alterados já nao se salvam....

Sim, mas a maioria recusa porque dá "mais trabalho" para remover e instalar programas, preferem o método antigo mesmo que seja inseguro.

Eu sou mesmo um leigo nesses assuntos, nem sabia que isso tornava as coisas mais seguras....

Se alguém me quiser dar umas dicas para que isto nao volte a acontecer, agradeço...

Já agora um bom antivirús, sff....

Uma das regras básicas de segurança é usar sempre pelo menos 2 partições no disco (sendo 2 o nr recomendável).
Uma para sistema operativo e dados irrelevantes, outra para guardar informação e "data" pessoal.

Um Ransomware é uma vírus que não conheço nem pretendo vir a conhecer. É demasiado fatal e pouco saudável de se apanhar.
A dica é formatar o disco (incluindo as partições existentes) e ter o máximo de precaução e segurança possível a partir desse momento.

Eu sou mesmo um leigo nesses assuntos, nem sabia que isso tornava as coisas mais seguras....

Se alguém me quiser dar umas dicas para que isto nao volte a acontecer, agradeço...

Já agora um bom antivirús, sff....

1. Considera a hipótese de migrares para Linux e se isso é possível (podemos abordar este ponto se quiseres)
2. A formatação nestes casos só se faz em ultimo recurso, primeiro há que tentar o restauro do sistema... como já formataste agora chapéu
3. Após a instalação do Windows, crias uma conta limitada (vais a contas de utilizadores no painel de controlo e criar uma conta para ti), sempre que quiseres instalar um programa clicas com o direito e escolhes a opção executar como administrador, sendo-te pedida a password para o fazeres
4. Antivírus pago: Kaspersky ou Bitdefender | Antivírus gratuito: Bitdefender ou Avira
5. Firewall paga: Comodo ou Outpost Pro | Firewall gratuita: Comodo
6. Antimalware: Superantispyware e Malwarebytes
7. Partições no PC: C: para Windows; D: para dados - se possível usar o bitlocker
8. Criar pontos de restauro de tempos a tempos
9. Nunca ter backups automáticos, fazer backups com regularidade para uma unidade externa
10. Encriptar ficheiros pessoais e ter cópias dos mesmos numa unidade externa e algumas clouds quando são coisas que não se querem perder
11. Browser: Firefox, Chrome ou Opera (já nem digo outras alternativas)

Last edited:
Obrigado pela ajuda...tenho a D como recovery (vinha assim ja) e a c para tudo o resto...

Pelo que pesquisei o Linux ainda nao é tão user friendly como o Windows, e não se consegue todo o mesmo software...
O Lightroom por exemplo...o Gimp é bastante menos user friendly tambem....

Por agora fico pelo Windows, mas vou tentar melhorar a minha segurança....obrigado pela ajuda, e se mais alguem tiver umas dicas....

Last edited:
Novo update:banghead::banghead::banghead:

Apos formatar apaguei uns atalhos e fui ao recycle bin e tinha la ficheiros "dos tais"....antes de formatar tinha enviado 2 para la...

Ou seja, esta formatacao nao foi bem efectuada...:banghead::banghead::banghead::banghead:

Que porra....formatei tudo, fui ver se os discos tinham algo, e tinha...desliguei-os e voltei a formatar....e tenho aquilo na reciclagem?!?!?

Obrigado pela ajuda...tenho a D como recovery (vinha assim ja) e a c para tudo o resto...

Pelo que pesquisei o Linux ainda nao é tão user friendly como o Windows, e não se consegue todo o mesmo software...
O Lightroom por exemplo...o Gimp é bastante menos user friendly tambem....

Por agora fico pelo Windows, mas vou tentar melhorar a minha segurança....obrigado pela ajuda, e se mais alguem tiver umas dicas....

Pesquisaste mal.

O que não é user friendly é o Windows.
E onde não se consegue todo o software à borla é no Windows também.

Linux:
darktable | the photo workflow software

No Linux podes escolher o que para ti é user friendly.
No Windows é o que eles acharem que é user friendly.

Escolha:
Desktop environment - Wikipedia, the free encyclopedia

Uma das regras básicas de segurança é usar sempre pelo menos 2 partições no disco (sendo 2 o nr recomendável).
Uma para sistema operativo e dados irrelevantes, outra para guardar informação e "data" pessoal.

Um Ransomware é uma vírus que não conheço nem pretendo vir a conhecer. É demasiado fatal e pouco saudável de se apanhar.
A dica é formatar o disco (incluindo as partições existentes) e ter o máximo de precaução e segurança possível a partir desse momento.

Como medida de segurança, não serve para nada.
Não é por teres duas partições que os vírus só infectam uma delas.
Até discos externos e de rede podem ser afectados.

A única razão pela qual se deve fazer uma partição para o sistema e outra para dados, é
para evitar que os dados encham o disco de modo a prejudicar o sistema, e para que se
possa actualizar o sistema (caso necessite de formatação) sem apagar os dados.

Back