Ajudar o meu sogro - carro até 5/6 mil €

Ecoflex

Well-known member
Viva!

O meu sogro está à procura de um carro até 5/6 mil €. Sei que pretende um carro económico e de preferência do segmento C. Faz cerca de 20 mil kms/ano e dá preferência a um carro a gasóleo ou GPL, mas não coloca de parte um carro a gasolina, desde que não seja um bêbado.

Mais do que anúncios, pretendo sugestões de carros fiáveis e que caibam dentro do orçamento. Pessoalmente acho que tem que subir a parada para tentar não apanhar carros já muito rodados e muito datados, mas para já, este é o panorama.

Obrigado pela ajuda que possa dar.

mais dois mil e já era capaz de conseguir uma ford focus aí com 200 mil e com uma dúzia de anos. sendo assim, eu virar-me-ia para uma passat ou golf com o 2.0 e de 2008, por aí, pois são motores grandes, mas bastante bons. se for um segmento C mesmo, para não apanhar um bastante rodado, algo francês, inglês ou, com muita sorte, algum 1.4 d4d japonês. coreanos são feios, mas também robustos.

Eu já estive a ver o que há e mesmo com o tecto nos 6 mil €, apanha-se apenas carros muito rodados (não seria de estranhar...). A questão aqui depois é a confiança com que se compra um carro destes sem conhecer nada.

Eu dei a sugestão de comprar a gasolina porque são bem mais baratos e menos rodados e depois converter a GPL, mas para já, não quer esta solução...

Megane III, Focus mk3, 308 I, Astra J, Kia Ceed, C4 II são fiáveis

Há vários dentro desse preço, a gasóleo e abaixo dos 200k.

Golfs são sobrevalorizados e a fiabilidade é mediana

Segmento D está, em princípio fora dos planos pelo tamanho. O Cruze não deve ser carro que aprecie...anúncios fora do raio de acção (Lisboa e Alentejo interior) também não quer ir ver.

Em relação à Civic, vim a saber ontem que tem dado vários problemas no último ano e meio, mas não os tem reparado. Vai "apagando os erros", como quem diz, retira a luz de avaria. Estes últimos dias ficou sem força, está completamente a falhar, já se desgostou dela. A somar a ter que meter pneus, uma transmissão, a distribuição completa, mais os tais problemas (um deles é a centralina do ABS), agora isto, para um carro com quase 25 anos e praticamente sem valor, prefere trocar.

Ecoflex eu vinha aqui sugerir precisamente isso, de carros a gasolina por terem menos desgaste e KM's e se necessário, converter a GPL.

É que se há bons negócios já a GPL ou diesel? sim mas as probabilidades de encontrar algo igualmente em bom estado são mt mais baixas e no caso dos diesel o preço pode estar demaisado puxado para o que é.

Mas pronto, as pessoas lá sabem. Digo isto no sentido que nesses orçamentos eu acho que não se pode ser muito exigente nos critérios.

E sendo assim acho que iria para algum carro japonês, tendencialmente mais fiáveis ( ? ) não só de motor mas também de electrónica, transmissões, etc.

Ecoflex eu vinha aqui sugerir precisamente isso, de carros a gasolina por terem menos desgaste e KM's e se necessário, converter a GPL.

É que se há bons negócios já a GPL ou diesel? sim mas as probabilidades de encontrar algo igualmente em bom estado são mt mais baixas e no caso dos diesel o preço pode estar demaisado puxado para o que é.

Mas pronto, as pessoas lá sabem. Digo isto no sentido que nesses orçamentos eu acho que não se pode ser muito exigente nos critérios.

E sendo assim acho que iria para algum carro japonês, tendencialmente mais fiáveis ( ? ) não só de motor mas também de electrónica, transmissões, etc.

Um Corolla é muito mais fiável do que um Opel mas o Corolla 1.4 D4D da mesma altura de um Astra 1.3 custa quase o dobro. Se o mercado está sobrevalorizado os Toyota têm literalmente ouro.

Comprar um carro com 215.000 km e ainda por cima para fazer mais 20.000/ano...? :confused:

Ainda por cima sem teres a certeza dos kms...pessoalmente conheço um carro de confiança com 15 mil kms e apenas 4 anos, híbrido e bastante fiável, mas o preço é triplo do que quer gastar. Eu concordo contigo, obviamente.

Comprar um carro com 215.000 km e ainda por cima para fazer mais 20.000/ano...? :confused:

O ideal é para quem faz a manutenção por conta própria.

Para estar sempre a ir a oficinas pode tornar-se dispendioso, excepto se se fosse poupar muito na compra mas ao preço que os carros usados andam....

Ecoflex, a sugestão abaixo creio que vale a pena.
Motor fiável, certamente alguma margem de manobra, aspeto decente e é em Odivelas.

https://www.olx.pt/d/anuncio/toyota-corolla-d4d-IDI49wm.html[;)]

É o que costumo sugerir neste nível de preço e tipo de utilização.

Quanto ao preço, não me pronuncio, digo apenas que "comprei" a versão SW, em 2017 (com 13 anos), com ~220 mil km, por menos 1000€. Ainda cá está, actualmente com ~310 mil km, tendo levado:
- Sensor de água do filtro de combustível;
- Kit de embraiagem (há pouco tempo).

De resto, foi material de desgaste e revisões.

mais um sem medo dos KM, aqui.

Já comprei com 260 mil KM para 20 mil / ano.

Mas não se pode dizer que seja fácil ter sorte.

Este será um carro que poderá interessar, de facto. Obrigado.

Se o objectivo passa também por GPL, podes ver as versões a gasolina, tipicamente mais baratas. Infelizmente fruto da caixa de velocidades com relação curta, é mais ruidoso em viagem.

Tendo os 2 à disposição, prefiro claramente a versão D4D.

Back