Alarme de origem vw

nuno esteves

New member
Boas pessoal, tenho um problema espero que me possam ajudar.
Tenho um polo 16v de 98 e tem intalado um alarme de origem, o que acontece é que tinha dois comandos e entretanto um deles pifou, modei a pilha limpei e nada e deixar estar na gaveta, entretanto o outro comando também avaria[s)] , agarrei nos comandos e foi a vw e disseram-me que os comandos poderiam estar codificados, a minha pregunta vai para temtar saber se este processo é muito caro e se alguem já teve um problema destes e como o resolveu.[;)]

o sistema deve ser semelhante ao dos ibizas dessa altura... Também já tive que codificar no meu. Não é dificil fazer isso, mas assim de cór, não me recordo. Penso que se fores à marca eles fazem-te isso sem cobrar nada. Pelo menos na Seat já me fizeram isso... em 2min fica pronto... isto é, se o sistema for semelhante e se a situação for mesmo essa [;)]

o sistema deve ser semelhante ao dos ibizas dessa altura... Também já tive que codificar no meu. Não é dificil fazer isso, mas assim de cór, não me recordo. Penso que se fores à marca eles fazem-te isso sem cobrar nada. Pelo menos na Seat já me fizeram isso... em 2min fica pronto... isto é, se o sistema for semelhante e se a situação for mesmo essa [;)]
Na vw eles cobram 10€ +iva:confused: , os meus comandos têm o simbolo da marca.
Um abraço, obrigado pela tua ajuda estou a ver que tenho que ir mesmo á marca.
Cumps.

Na vw eles cobram 10€ +iva:confused: , os meus comandos têm o simbolo da marca.
Um abraço, obrigado pela tua ajuda estou a ver que tenho que ir mesmo á marca.
Cumps.

tenta procurar no forum ibiza ou da vw... Talvez te possam ajudar melhor... porque quase de certeza que consegues fazê-lo, caso seja mesmo só isso...

vê lá se dá [;)]

Funcionamento do sistema

-As funções do alarme podem ser alteradas com equipamento de diagnóstico.

-Interruptor de desactivação dos sensores de movimento no habitáculo situado no pilar B.

-Se premir o botão de trancar ou destrancar da chave duas vezes desactiva a trancagem dupla e os sensores de movimento no habitáculo.

Programação

Quando
-Botões da chave premidos repetidamente com o veículo fora do seu raio de acção e o sistema deixa de funcionar.
-Chave acrescentada ou substituída.
-Avaria no sistema.

Como
-Ligue a ignição.
-Introduza a chave que pretende programar na fechadura da porta do condutor.
-Tranque o veículo manualmente.
-Prima o botão de trancar ou destrancar.
-Aguarde pelo menos 1 segundo.
-Prima novamente o botão de trancar ou destrancar.
-A buzina do veículo toca, indicando que a programação se fez correctamente.
-Os comandos à distância também podem ser programados com equipamento de diagnóstico.

Viva! Tenho um VW Polo 9N de 2006 que tem um led vermelho junto àquela pequena peça que levanta nas portas quando estão destravadas e que fica a piscar quando fecho o carro... Alguém me sabe dizer se isto é o alarme? Já vi no manual mas continuei sem perceber se o meu modelo tem ou não alarme. Obrigado

Obrigado pelas respostas! Fiz ambos os testes e nada.. portanto não deve mesmo ter alarme :\
O que pretendia saber agora era em que consiste o alarme de origem, ou seja, está também relacionado com o tal led ou não tem nada a ver?
Alguem me sabe dizer quanto fica +/- um alarme (mesmo que não VW) para o meu carro?
O que me aconteceu foi que me abriram o carro, forçando a fechadura.. os alarmes tocam neste caso, certo? ou seja, conseguem detectar que não é a chave verdadeira mas sim uma peça de metal a forçar?
Obrigado

Obrigado pelas respostas! Fiz ambos os testes e nada.. portanto não deve mesmo ter alarme :\
O que pretendia saber agora era em que consiste o alarme de origem, ou seja, está também relacionado com o tal led ou não tem nada a ver?
Alguem me sabe dizer quanto fica +/- um alarme (mesmo que não VW) para o meu carro?
O que me aconteceu foi que me abriram o carro, forçando a fechadura.. os alarmes tocam neste caso, certo? ou seja, conseguem detectar que não é a chave verdadeira mas sim uma peça de metal a forçar?
Obrigado

Vê aqui ou num dealer deles: www.leatronic.pt

O que pretendia saber agora era em que consiste o alarme de origem, ou seja, está também relacionado com o tal led ou não tem nada a ver? O led está presente tenha ou não tenha alarme. Já tinha dito.
Alguem me sabe dizer quanto fica +/- um alarme (mesmo que não VW) para o meu carro? 50~200€
O que me aconteceu foi que me abriram o carro, forçando a fechadura.. os alarmes tocam neste caso, Sem alarme não toca....certo? ou seja, conseguem detectar que não é a chave verdadeira mas sim uma peça de metal a forçar? Não detecta se é a chave ou outro metal.... nenhum faz isso.
Obrigado

Respostas a negrito.

Nuno, à partida terás o comando descodificado.

Quanto ao codificar a chave, esquece o procedimento de inserir a chave na fechadura. Sendo o teu Polo de 98, o comando é por radiofrequência, e o inserir a chave na fechadura é para os comandos por infravermelhos.

No teu caso, se for como no meu Ibiza, será assim (assumindo que as portas estarão destrancadas):

- Introduzir a chave na ignição
- Rodar até à posição 2 (acender as luzes do quadrante) e voltar a retirar a chave antes de decorridos 5 segundos
- Com a chave fora da ignição, e muito rapidamente, carregar, no comando, no botão de trancar e, ao mesmo tempo, 3 vezes no botão de abrir
- Se tudo correr bem, as portas deverão trancar, ao mesmo tempo que os piscas acendem (esta dos piscas não tenho a certeza no Polo)
- Esperar 20 segundos antes de experimentar o comando

À partida, depois disto, terás o comando recodificado. Se continuar a não dar, considera a hipótese de adquirir um emissor novo, na VW (para teres uma ideia, o meu na Seat custou cerca de 80€, +/-).

@eblase que o led está sempre presente eu já entendi. A pergunta é se nos carros que tem alarme original, é este o led usado ou há algum outro? e se tem sensores volumetricos também, ou não?
Quanto ao funcionamento dos alarmes: se a fechadura for forçada, e não detectando se é a chave ou outro metal, como vai o alarme tocar? Ou seja, o carro pensa que é a chave a abrir a porta e ao girar a chave/metal desliga o alarme e assaltante entra? É esta a minha dúvida.. ou seja, como é que os alarmes previnem este tipo de assaltos?
Abraço e obrigado

Last edited:
Esse led está presente no carro tenha ou não alarme de origem. Podem aproveitar esse led ou colocar outro led quando é montado um alarme aftermarket.

Sobre o funcionamento é simples, ao abrir a porta, é aberto um interruptor(o mesmo que faz acender a luz do tecto). Ao chegar essa informação à centralina do alarme é dada uma das duas instruções:
- Tocar a sirene
- Fazer nada

Como sabe? Para abrir, tens de desligar o alarme carregando no botão do comando.

Depois há os sensores volumetricos(?) que detectam quando há movimento mesmo sem abrir a porta(em caso de quebra do vidro).

Depois há N sensores para atrasar a vida dos F.D.P que andam a gamar carros.

O que me estás a dizer é que nos carros com alarme, para abrir com a chave, tenho sempre que desligar primeiro o alarme no comando?
Parece-me estúpido esse sistema porque imagina que o comando ficou sem pilha e por isso vou abrir o carro com a chave.. como desligo o alarme?!

se for como no meu, nem usas a chave para abrir o carro, abre com o comando do alarme, se por acaso ficar sem pilha tem uma chave manual para desligar o alarme

Back