[Crime] Alerta de phising: agora nos CTT

petrus

Well-known member
Olá Comunidade,

Crio este tópico apenas para alertar o pessoal, em especial aquele que usa muito os serviços postais, para andar atento e passar a palavra que já não é apenas com Montepios, CGD's, cartões de crédito... que tentam pescar os nossos dados pessoais!

Há pouco tempo vendi algo que tinha anunciado nos "sites do costume" e a pessoa fez questão de que o pagamento fosse à cobrança. Até aqui tudo bem, embora isso represente um encargo adicional para o comprador, mas a pessoa assim quis...

No formulário que preenchi para o envio nos CTT há um campo em que tenho de colocar o meu mail e assim procedi...

Hoje recebo um mail nesse mesmo endereço com o logo dos CTT Expresso a dizer que não tinha sido possível proceder à entrega do objeto XXX por erro na morada, que devia fazer o download da informação ou carregar no link apresentado para fazer uma impressão e ir à estação dos CTT mais próxima.

Tudo me parecia do mais genuíno e até alertavam que caso o objeto não seja levantado no prazo de 3 dias será cobrada uma taxa de manutenção diária de 5,95€, o que me parece escandaloso, mas real dado o momento de esfomeadice por dinheiro que vivemos.

Apenas me chamou a atenção o facto de existirem alguns erros ortográficos e foi isso que me fez contatar o comprador e, para meu grande espanto, ele informou-me que tinha já levantado ontem a encomenda, após liquidar o valor em dívida!

Olhando com mais calma para o mail, descobri que no link que dizia download nada acontecia, mas no outro apresentado estava "agarrado" um executável! Ou seja, mandando executar estava a mesmo a pedir problemas!

Peço que estejam atentos e passem a palavra. Da minha parte vou relatar a situação aos CTT!

Se nada fizermos para travar este tipo de esquemas eles vão continuar a crescer até ao infinito, sobretudo junto dos mais incautos!

Obrigado pelo alerta. Nos últimos anos tem havido um grande crescimento das fraudes de roubo de identidade e dados bancários online. Os esquemas serão cada vez mais sofisticados, pelo que todo o cuidado é pouco.

Para mim já não é novidade, apesar de não usar os CTT, vou recebendo emails a referir que não levantei a encomenda, ou a morada encontra-se incorrecta...delete directo.

Envio encomendas com alguma regularidade através dos CTT e nunca deixei e-mail, apenas número de telemóvel.

Sigo a encomenda através da página dos CTT e nunca tive qualquer problema.

No dia em que receber um e-mail deles, apago-o de imediato pois tratar-se-à de correio não solicitado.[:D]

provavelmente ao carregares no link já fizeste m....a.

o "nada acontecia" normalmente significa que alguma coisa aconteceu.

antes de carregarem no que quer que seja no conteúdo de qualquer email verifiquem sempre se é legítimo. Quanto a links no email façam hover com o rato e vejam se o endereço é legítimo. Se não mostrar o endereço façam "copiar endereço do link" e façam paste num editor de texto.

EDP Universal

attachment.php

Attachments

• EDP.JPG
    EDP.JPG
    58 KB · Views: 0
Bolas, isso tresanda a phising, recebo montes disso, o último foi do governo britânico a oferecer-me um reembolso do IRS inteiramente grates! e ainda há gente burra o suficiente para clicar nesses links, já nem falo instalar os executáveis que eles mandam. É preciso ter olho, é como distinguir entre uma gaija boa e um travesti bem disfarçado de gaija.

Se o envio de cada email passasse a custar um cêntimo, tantos problemas que seriam resolvidos...

Back